43 Anos do último Capítulo de ÍDOLO DE PANO #59
A novela Ídolo de Pano, exibida pela TV Tupi, às 20 horas, entre 9 de Setembro de 1974 e 31 de Maio de 1975, completa hoje 43 anos de seu término. Foi escrita por Teixeira Filho, supervisionada por Carlos Zara, e dirigida por Henrique Martins e Atílio Riccó.
![]() |
o autor Teixeira Filho |
Pauline Clermont (Carmen Silva) é a proprietária da tecelagem Clermont, uma das maiores da América Latina. Doente, ela quer que um dos seus dois netos, seus únicos herdeiros, assuma o comando da empresa: Jean (Denis Carvalho), um médico de carreira promissora; e Luciano (Tony Ramos), um playboy gente boa, que preferiu as farras aos estudos. O desejo de Pauline é tornar Luciano uma pessoa responsável e presidente da indústria. Mas o jovem é vítima das armações de Jean, que tem o intuito de tirar Pauline do comando e vender a empresa a um grupo estrangeiro. Para isso, conta com a colaboração de Dr. Gondim (Rildo Gonçalves), médico de Pauline, e do executivo Wilson Reis (Adriano Reis).
![]() |
Pauline entre os netos Jean e Luciano |
![]() |
Pauline e Luciano |
Admirado por todos e amado por várias mulheres, ninguém desconfia da personalidade neurótica de Jean, que não mede esforços para desmoralizar Luciano e tirá-lo de seu caminho. Seus problemas psicológicos são acentuados quando descobre-se neto ilegítimo de Pauline, e tem que conviver com sua verdadeira mãe, Maria Amélia (Laura Cardoso), que vai trabalhar como enfermeira na mansão Clermont.
![]() |
Maria Amélia |
Enquanto isso, Luciano, não percebendo as verdadeiras intenções de seu irmão, cai em diversas armadilhas e tenta provar a todos que é capaz de tornar-se uma pessoa responsável e digna da confiança da avó e da presidência da empresa. Apaixonado pela jovem operária Andréia (Elaine Cristina), torna-se amigo de Zé Manuel (Sílvio Rocha), o pai da moça, um homem simples e rude que expulsa a filha de casa ao descobrir que ela está grávida de Jean. Para ampará-la, Luciano casa-se com Andréia, mesmo sabendo que ela ama o seu irmão e espera um filho dele. Com o tempo, Andréia passa a amar Luciano.
![]() |
Luciano e Jean |
![]() |
Luciano e Andréia |
![]() |
Andréia e Jean |
![]() |
Luciano e sua namorada Luísa (Glauce Graieb) |
![]() |
Luciano e Flávia (Suzana Gonçalves), namorada de Jean |
![]() |
Jean e Rita de Cássia (Denise Del Vecchio), uma de suas muitas namoradas |
Alguns temas da trilha nacional de Ídolo de Pano: Segredos (Martinha); Ah, Se Tu Soubesses (Luís Wagner); Romance de Amor (Dilermando Reis); Duplo Sentido (Tetê da Bahia); Concerto Para um Amor (Gilbert); Soleado (Gato e Sua Orquestra); Como Antigamente (Martinha), e outros.
Na trilha internacional: Heavy Water (Button Down Brass), tema de abertura; Tu Sei Cosi' (Fred Bongusto), tema de Luciano e Andréia; Hello Old Friend (James Taylor), tema de Luísa e Luciano; Clinica Fior Di Loto (Equipe 84), tema de Zé Manuel; My Love (Margie Joseph), tema de Flávia e Jean; Stop to Start (Blue Magic); tema de Jean e Andréia; Se Non e Per Amore (Ornella Vanoni), tema de Andréia; Marina (Le Mercer), tema de Pauline; Tears (Robin McKay, tema de Maria Amélia; Camille K. (M. Vandelli e His Orchestra), tema de Rita de Cássia; Mal di Luna (José Mascolo), tema de Flávia; e Soon (Yes), tema de Jean.
Curiosidades:
- Um dos maiores sucessos da TV Tupi na década de 1970 – embora implacavelmente perseguida pela crítica especializada, por sua linha melodramática.
- Com seu personagem Jean, Denis Carvalho atingiu um sucesso relevante, tendo recebido o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor ator de 1974. Foi seu último trabalho na Tupi, assinando com a Globo em seguida.
- Em 1993, o novelista Marcílio Moraes baseou-se em Ídolo de Pano e em outro sucesso de Teixeira Filho, A Pequena Órfã (1968-1969), para escrever Sonho Meu, para a TV Globo. O triângulo amoroso formado por Tony Ramos, Elaine Cristina e Denis Carvalho foi interpretado por Leonardo Vieira, Patrícia França e Fábio Assunção nessa nova novela.
- Elaine Cristina atuou grávida durante Ídolo de Pano, o que fez com que o autor adotasse uma gravidez para a personagem da atriz, Andréia.
- Não era tradição da Tupi lançar duas trilhas para uma mesma novela, uma nacional e outra internacional. Esta prática já era comum na Globo. Nas demais emissoras, geralmente as músicas nacionais e estrangeiras vinham no mesmo disco. Ídolo de Pano foi a primeira novela da Tupi a ter duas trilhas, uma nacional e outra internacional – mesmo não sendo uma regra adotada para as novelas subsequentes da emissora.
- As externas foram gravadas em vários pontos da capital paulista, em especial na região do Horto Florestal. A cena em que Jean (Denis Carvalho) morre, no último capítulo, foi gravada no parque em frente à TV Tupi, no bairro do Sumaré.
- Primeira novela na Tupi dos atores Denise Del Vecchio, Suzana Gonçalves, Cleston Teixeira, Alzira Andrade e Tereza Cristina Arnaud.
- Após o sucesso da novela, Ídolo de Pano chegou às livrarias em uma versão romanceada.
Comentários
Postar um comentário