Os 47 Anos da Primeira Adaptação de O MEU PÉ DE LARANJA LIMA Para a TV + Remakes #27



Em 1968 o escritor José Mauro de Vasconcelos (1920 - 1984) lançou o romance juvenil O Meu Pé de Laranja Lima, que ganhou diversas adaptações para o áudio-visual, a primeira delas foi para o cinema, em 1960. No ano seguinte, a história de José Mauro, foi adaptada para a TV pelas mãos de Ivani Ribeiro. A primeira versão da novela O Meu Pé de Laranja Lima estreou em 30 de Novembro de 1970, na TV Tupi, e ficou no ar até 30 de Agosto de 1971, com direção de Carlos Zara.

José Mauro de Vasconcelos

Ivani Ribeiro

A história clássica conta as aventuras e desventuras do menino Zezé (Haroldo Botta), de 6 anos, criança pobre de família numerosa, ele é inteligente, sensível e carente, carente de um afeto que não encontra na família. Por ser um garotinho hiperativo, ninguém tem muita paciência com ele. Travesso, Zezé sai pelas ruas aprontando todas. Aprende tudo sozinho, é o "descobridor das coisas". Percebe que na vida existem alegrias, como ter um amigo, e também tristezas, como quando o amigo vai embora para sempre.

Zezé e Portuga

Zezé

Quando a família se muda para uma casa onde há muitas árvores no quintal, cada irmão escolhe uma para si - um fica com a mangueira, outro com o pé de tamarindo e assim por diante, sobra para Zezé um pequeno pé de laranja lima. Solitário, Zezé faz da árvore sua melhor amiga, com quem conversa e troca confidências, criando um mundo de fantasias, onde chama o pé de laranja lima de Xururuca. Mas a vida lhe ensina tudo cedo demais, e Zezé descobre a dor e a saudade, assim como a ternura e o carinho no afeto do solitário português Manuel Valadares (Claudio Correa e Castro), o Portuga, como o menino o chama.

Estefânia e Paulo

A família de Zezé é muito pobre e em seu núcleo estão os pais Paulo (Sílvio Rocha) e Estefânia (Lélia Abramo). Paulo vive bebendo e por conta disso perde todos os empregos que arranja. A mãe é doente do coração e trabalha em uma fábrica. A irmã mais velha, Jandira (Eva Wilma) é uma solteirona amargurada que nunca namorou e toma conta dos irmãos mais novos com rispidez; a irmã Godóia (Bete Mendes), doente e melancólica, também ajuda a cuidar dos irmãos, mas é carinhosa e doce; Lili (Analu Graci), a caçula das irmãs, é interesseira e ambiciosa e não se conforma com a vida que tem; os irmãos menores são Totoca (Alexandre Araújo), mais velho que Zezé e já trabalha numa fábrica, é o dedo duro dentro de casa, e o caçula Luisinho (Douglas Mazzola), admirador de Zezé, repete tudo o que ele faz.

Godóia, Diogo e Henrique

Manuel Valadares, o Portuga, é um saudosista que vive escutando fados e a princípio implica com as peraltices de Zezé, mas os dois acabam se tornando grandes amigos. Quando ele morre tragicamente, atropelado por um trem, quando seu carro quebra nos trilhos, Zezé sente a maior dor de sua vida e precisa aprender a lidar com ela.

O Meu Pé de Laranja Lima contava também os romances das irmãs de Zezé. Lili e Godóia tem a sina de sempre se interessarem pelo mesmo homem. Godóia namora Diogo (Fausto Rocha Jr), que logo depois se interessa e envolve-se por Lili, que acaba sendo expulsa de casa por envolver-se com o namorado da irmã. Mais tarde, Henrique (Dennis Carvalho) apaixona-se por Godóia, mas Lili novamente cresce o olho pra cima do novo pretendente da irmã, mas ele não dá a mínima para a cunhada. E Jandira desperta a paixão de Raul (Carlos Zara).

Jandira e Raul

A professora de Zezé, Cecília (Nicette Bruno), é uma mulher reprimida. Católica fervorosa, pensa em ser noviça, mas não contava com a paixão de Ariovaldo Pedrosa (Gianfrancesco Guarnieri), que se aproxima dela fingindo ser analfabeto para que ela lhe ensine a ler e escrever.

Cecília e Zezé

De forma encantadora, Ivani Ribeiro fez de sua adaptação do livro de José Mauro de Vasconcelos para a TV um marco, como tudo em sua carreira, e repetiu esse encantamento em 1980, quando escreveu uma segunda versão de O Meu Pé de Laranja Lima para a Band.

Exibida originalmente entre 29 de Setembro de 1980 e 25 de Abril de 1981, às 18 horas, o remake da Band foi reprisado pela primeira vez em 1989 e uma segunda vez de 22 de Janeiro a 13 de Junho de 1996, às 18h45, com reapresentação às 10h50. A nova versão foi dirigida por Edison Braga, Antonino Seabra e Waldemar de Moraes, supervisão de Walther Avancini.

Casamento de Jandira

Jandira e Raul

Nos principais papéis, o pequeno Alexandre Raimundo (Zezé), Dionísio Azevedo (Portuga), Baby Garroux (Jandira), Fausto Rocha Jr. (Raul), Rogério Márcico (Paulo), Lucélia Macchiavelli (Estefânia), Regina Braga (Cecília), Almir das Areias (Ariovaldo Pedrosa), Cristina Mullins (Godóia), Valdir Fernandes (Henrique), Lourdes Bicudo (Lili) e Leonardo Camilo (Diogo).

Zezé e o pai, Paulo




Na reprise de 1996, a música de abertura da trama foi substituída por Borboleta, de Marisa Monte, o tema original era Num Dia de Sol, cantado por Nana Chaves. 








Em 1998, a Band levou ao ar uma terceira versão de Meu Pé de Laranja Lima, dessa vez sem o artigo. Ana Maria Moretszohn ficou a cargo dessa nova adaptação, escrita com Maria Cláudia Oliveira, Dayse Chaves, Izabel de Oliveira e Vera Villar, e dirigida por Antônio Moura Matos e Henrique Martins, também na direção geral, com núcleo de Del Rangel. O remake do remake foi exibido de 7 de Dezembro de 1998 a 2 de Abril de 1999, em sua versão mais curta.

Zezé (1998)

O ruivinho Caio Romei deu vida a Zezé e Gianfrancesco Guarnieri fez seu amigo Portuga. As atrizes Flávia Pucci, Karla Muga e Regiane Alves interpretaram respectivamente, as irmãs Jandira, Godóia e Lili. Genézio de Barros e Eliana Guttman fizeram os pais de Zezé, Paulo e Estefânia. Os pretendentes de Jandira, Godóia e Lili, Raul, Henrique e Diogo, ficaram a cargo de Fernando Pavão, Rodrigo Lombardi e André Cursino. A professora Cecília foi vivida por Cristina Bonna.

Portuga, Zezé, Luisinho e Totoca

Henrique

Lili

Henrique e Godóia

Zezé e seu pé de laranja lima

A versão dos anos 90 para o romance de José Mauro de Vasconcelos, foi uma tentativa fracassada de repetir o sucesso de suas duas primeiras adaptações. Diante do fracasso conduzido por Ana Maria Moretszohn, a Band desistiu de produzir telenovelas, retornando a teledramaturgia diária apenas em 2005, com Floribella.






Na trilha sonora de 1970, apenas um álbum com músicas nacionais, todas interpretadas pelo mesmo cantor, Mickael. Somente o tema de abertura O Pequeno Amigo, era cantada por outro intérprete, Paulinho Nogueira.





Na trilha de 1980, também só um disco com músicas brasileiras. Abrindo a trilha, o tema de abertura com Num Dia de Sol, com Nana Chaves; Coração Catarina (Raul Ellwanger), tema de Ariovaldo e Cecília; A Roda da Vida (Emília Reis), tema do Portuga; Passageiro de Verão (Tibet), tema de Jandira; Brisa Mansa (Rosângela), tema de Godóia; entre outros.



A trilha dos anos 90 não foi lançada. O tema de abertura era cantado por Jane Duboc com Quando Eu Estava Só.


Curiosidades:

- Bette Mendes e Dennis Carvalho que viviam o casal Godóia e Henrique na primeira versão, levaram o romance também para a vida real.

- Na segunda versão, em 1980, a novela foi mais curta que a primeira, mas não perdeu sua magia, o sucesso foi tanto quanto o da primeira versão, que durou nove meses, enquanto a de 80, ficou no ar por sete meses.

- Uma atriz precisou deixar a novela na metade e foi substituída por outra, que continuou fazendo o mesmo papel. A personagem era Helena Del Nero e Maria Ferreira foi substituída por Ivanice Sena.

- Fausto Rocha Jr que havia interpretado Diogo na trama de 1970, voltou a atuar na versão de 1980 como Raul.

- As atrizes Geny Prado e Terezinha Cubana voltaram na segunda versão interpretando as mesmas personagens que fizeram na versão da Tupi, Nhá Vina, empregada do Portuga, que virou Donana na versão da Band, e Gilda, empregada de Helena Del Nero, respectivamente.

- Neuza Borges emendou duas novelas na Band, em 1980, ela esteve na trama anterior, o remake de A Deusa Vencida, onde fez Narcisa, e logo depois viveu Eugênia, em O Meu Pé de Laranja Lima.

- O personagem Ariovaldo Pedrosa, vivido por Gianfrancesco Guarnieri e Almir das Areias, nas primeira e segunda versões, deixou de existir no remake de 1998.

- Meu Pé de Laranja Lima de Ana Maria Moretszohn, foi bastante reapresentada, pelo canal à cabo Foxlife (2006), pela emissora gaúcha Ulbra TV (2010), pela emissora cearense TV Diário (2011) e pela Rede Viva (2013).

- Além da versão cinematográfica de 1969 de Aurélio Teixeira, em 2012, a história foi refilmada sob a direção de Marcos Bernstein. José de Abreu deu vida ao Portuga, Manuel Valadares e o menino Zezé foi interpretado pelo pequeno João Guilherme Ávila, filho do sertanejo Leonardo, que mais tarde ficou conhecido pelas novelas infantis do SBT e pelo namoro com a estrela mirim Larissa Manoela.


É inegável que uma história que já ganhou tantas versões para cinema e televisão é um sucesso grandioso, e os 47 anos da primeira versão em telenovela para O Meu Pé de Laranja Lima, vitorioso romance brasileiro, não poderia passar em branco no Lembra de Mim.

Comentários

  1. Na versão de 1998, Ariovaldo virou Demétrio, um paranormal.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria assistir a versão de 1970 da tv tupi do meu pé de laranja lima .

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de ver a versão de 1970 de meu pé de laranja lima .
    Como faço pra ver alguns capítulos ?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente as fitas foram destruídas num dos incêndios sofridos pela TV Tupi.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23