Rodrigo Santoro, Mais Que Um Galã #10


Rodrigo Junqueira Reis Santoro, nasceu em Petrópois - RJ, em 22 de Agosto de 1975. Cursou jornalismo na PUC e formou-se ator pela Oficina de Atores da Rede Globo, tornando-se nacionalmente conhecido por Rodrigo Santoro, após ser reprovado num teste para a minissérie Sex Appeal, em 1993, mas conquistando ainda naquele mesmo ano, uma pequena participação na novela das 7, Olho no Olho, do mesmo autor da minissérie para a qual não foi aprovado, Antônio Calmon.

Cacau, Pedro e Mantinha, em Olho no Olho

Logo depois, em 1994, estreou em horário nobre como Nando, em Pátria Minha, de Gilberto Braga, onde não participou da novela inteira, mas tinha função importante ao formar um belo par com a protagonista Alice, vivida por Cláudia Abreu, nos primeiros capítulos da trama.

Nando e Alice

Em Explode Coração, de 1995, fez seu primeiro papel de destaque. Na história de Glória Perez, Serginho era apaixonado pela mocinha Dara (a cigana, vivida por Teresa Seiblitz), mas desiste de conquistá-la quando ela fica dividida entre dois outros homens. Ele acaba se envolvendo em um romance polêmico com Beth (Renné de Vielmond), uma mulher madura, muitos anos mais velha.

Serginho e Beth

Dois anos depois, Rodrigo volta às novelas como o protagonista de O Amor Está no Ar, novela das 6 de Alcides Nogueira, exibida em 1997. O aviador Léo envolve-se com mãe e filha na trama, formando um dos triângulos mais bonitos já vistos nas novelas, ao lado de Betty Lago (Sofia) e Natália Lage (Luísa).

Luíza, Léo e Sofia

Depois do primeiro protagonista, veio o melhor papel de sua carreira na TV. Na minissérie de Glória Perez, a fabulosa Hilda Furacão, de 1998, deu vida a Frei Malthus, um santo homem que apaixona-se perdidamente pela fascinante prostituta Hilda (Ana Paula Arósio). Beleza e atuações épicas eternizaram o casal e elevaram Santoro ao status de estrela. Nascia assim, um dos galãs mais cobiçados da emissora e do Brasil.



Nessa época, o ator vivia na vida pessoal, um romance tórrido e midiático, acompanhado de perto pelas revistas de fofoca, com Luana Piovani. A Rede Globo tratou logo de aproveitar a fama do casal e colocá-los juntos em Suave Veneno, novela das 8 de Aguinaldo Silva, exibida em 1999, onde Santoro interpretava o artista plástico Eliseu e mais uma vez envolvia-se com mãe e filha. Márcia Eduarda (Luana Piovani) era filha de Eleonor (Irene Ravache), sua apaixonada protetora.

Eliseu e Márcia

Após Suave Veneno, Rodrigo Santoro passou a dedicar-se com mais intensidade ao cinema. Protagonizou o premiado longa-metragem Bicho de Sete Cabeças, da diretora Laís Bodanzky, e o elogiadíssimo Abril Despedaçado, de Walter Salles, ambos de 2001. Neste mesmo ano, voltou às novelas em Estrela-Guia, de Ana Maria Moretzsonh, na pele do playboy Carlos Charles. Em 2002 participou do seriado, baseado na obra de Jorge Amado, Pastores da Noite.

Carlos Charles, Sukhi e Cristal, em Estrela-Guia

Cada vez mais envolvido com o cinema, o ator aceitou o desafio de dar vida a Lady Di, travesti presidiária, no filme Carandiru, de Hector Babenco. Paralelamente, começou a investir na carreira internacional ao participar de As Panteras: Detonando. Desejando afastar-se por um tempo da TV, aceitou participar da novela Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos, onde fez o bon vivant Diogo, antes de dedicar-se integralmente à Sétima Arte. Todos esses trabalhos no ano de 2003, em que também participou da comédia romântica estadunidense Simplesmente Amor.

como Lady Di, em Carandiru

Em 2004, esteve no cinema em A Dona da História, de Daniel Filho, onde interpretou Luiz Cláudio, papel de Antônio Fagundes na fase madura. No ano seguinte, 2005, participou das duas partes da microssérie de Luiz Fernando Carvalho, Hoje é Dia de Maria, nos papeis de Amado e Dom Chico Chicote.

como Amado, em Hoje é Dia de Maria

Com a carreira ascendente no cinema do Brasil e de fora, Rodrigo fez diversos filmes. Em 2006, participou de 300, do americano Zack Snyder, na pele do vilão Rei Xerxes e esteve na terceira temporada do sucesso Lost, no seriado ele interpretava Paulo. Em 2007, fez Não Por Acaso, de Philippe Barcinski.  


Xerxes, em 300

Os Desafinados (Brasil), Cinturão Vermelho (EUA), Leonera (Argentina) e Che (França, EUA, Espanha), foram produções de 2008, que Santoro estrelou. Esteve presente não só no cinema, mas também na TV, em 2009. Respectivamente atuou nos filmes O Golpista do Ano, ao lado de Jim Carrey, e Recém Formada, como par da atriz Alexis Bledel (estrela de Gilmore Girls), e no seriado Som & Fúria, de Fernando Meireles, interpretou Sanjay.

O Golpista do Ano

Em 2010, participou do seriado Afinal, O Que Querem as Mulheres?, sob a batuta de Luiz Fernando Carvalho, e em 2011, fez o filme Meu País, de André Ristum, ao lado de Cauã Reymond e Débora Falabella, e o telefilme Homens de Bem, dirigido por Guel Arraes e Jorge Furtado.



De 2012 a 2015, estrelou Heleno, Reis e Ratos, O Último Desafio300 - A Ascensão do Império, Em Busca da Justiça, Golpe Duplo e Os 33, este último, a história real sobre os 33 mineradores que ficaram presos em uma mina a mais de 700 metros abaixo do nível do mar.


Heleno

Em 2016, Rodrigo Santoro retornou às novelas na primeira e segunda fases de Velho Chico, na pele de Coronel Afrânio, pela segunda vez interpretando Antônio Fagundes jovem e dirigido por Luiz Fernando Carvalho novamente. No cinema, interpretou Jesus, em uma nova versão de Ben-Hur.

Jesus, em Ben-Hur

Santoro participou também de episódios do Sai de Baixo, A Comédia da Vida Privada, Mulher, Os Normais, As Brasileiras e o especial Papai Noel Existe, além de dublar as animações, O Pequeno Stuart Little 1 e 2, Rio e Uma História de Amor e Fúria, e atuar em dezenas de outros filmes. Curiosamente, em teatro, o ator teve apenas uma experiência, com a peça D'Artagnan e os Três Mosqueteiros, onde fazia D'Artagnan, encenada em 1998.

na peça D'Artangnan e os Três Mosqueteiros

Atualmente casado com a atriz e apresentadora Mel Fronckowiak, há cinco anos, e prestes a ser pai pela primeira vez (Mel espera uma menina), Rodrigo Santoro leva uma vida discreta apesar de toda a fama e beleza, e pode-se considerar um homem realizado, pois é um artista incansável e primoroso em seu ofício de ator. Trilhou com elegância, discrição e talento um caminho profissional que o coloca no rol dos grandes e fascinantes atores. Por tudo isso, seus 42 anos merecem todas as homenagens e comemorações. Por ser mais que um galã de belo rosto, porte viril e sorriso avassalador, apaixonado por seu ofício, o artista Rodrigo Santoro merece ser celebrado.

com a esposa Mel 

FELIZ ANIVERSÁRIO, RODRIGO SANTORO!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23