Especial: Alcides Nogueira #15



Alcides Nogueira Pinto, nasceu em Botucatu, interior de São Paulo, no dia 28 de Outubro de 1949. Filho de pai médico e também escritor, Alcides cresceu num ambiente culto, aprendendo a ler e escrever antes de começar a frequentar a escola. Desejava ser Diplomata, mas formou-se em Direito, com pós-graduação em Direito Autoral. Hoje, dramaturgo e telenovelista premiado, Alcides Nogueira, carinhosamente conhecido como Tide, está às vésperas de estrear seu mais novo trabalho na televisão. Amanhã, 26/09, estreia Tempo de Amar, nova novela das seis da Rede Globo, uma caprichada produção de época, baseada no argumento de Rubem Fonseca, escrita com Bia Corrêa do Lago.

A nova obra das 18 horas, promete fortes emoções, e para abrir o espaço que homenageará uma série de autores, aqui no Lembra de Mim, nada mais adequado que começar com o lorde Alcides Nogueira, o novo dono do horário das seis Global à partir de amanhã.

Alcides Nogueira

Dono de uma extensa carreira no teatro, Tide tem 23 peças no currículo. Estreou nos palcos em 1977 com a montagem do texto A Farsa da Noiva Bombardeada, a qual lhe rendeu problemas com a censura. Suas peças de maior sucesso foram Lua de Cetim (1981), ganhadora de 16 prêmios; Feliz Ano Velho (1983), baseada em livro de Marcelo Rubens Paiva; As Traças da Paixão (1995); Pólvora e Poesia (2001), pela qual recebeu o Prêmio Shell, e A Javanesa (2007).


Denise Del Vecchio e Umberto Magnani em cena da peça Lua de Cetim

João Vitti e Leopoldo Pacheco encenam Pólvora e Poesia

Na TV, os primeiros trabalhos foram em programas educativos e textos para o Caso Verdade e a série Joana (1984). Nas novelas estreou como colaborador de Walter Negrão, em Livre Para Voar, trama das seis, de 1984. Como autor principal escreveu De Quina Pra Lua, em 1985, um argumento de Benedito Ruy Barbosa, para às 18 horas. A história pouco marcante e inconsistente não foi uma primeira experiência solo feliz. Sobre a novela, Alcides declarou: "É uma novela fraca, não gosto do resultado."





Angelina (Eva Wilma) e Fatinha (Isabela Garcia) em De Quina Pra Lua 

A novela seguinte foi uma nova colaboração a Walter Negrão, em Direito de Amar, outra novela das seis, em 1987. Colaborou também em 1989, ao lado de Lauro César Muniz e Ana Maria Moretzsohn, com a novela das 20 horas, O Salvador da Pátria.

Adriano (Lauro Corona) e Rosália (Glória Pires) em Direito de Amar

Sassá Mutema em O Salvador da Pátria

Na década seguinte, assinou a co-autoria com Maria Adelaide Amaral, de Deus Nos Acuda, novela das sete de Sílvio de Abreu, exibida em 1992. Em 1994 colaborou com Gilberto Braga em Pátria Minha. No ano seguinte, colaborou com Sílvio de Abreu, novamente ao lado de Maria Adelaide Amaral, no sucesso das oito, A Próxima Vítima.






Na metade dos anos 90, voltou a escrever uma novela solo, a gostosa, mas pouco querida O Amor Está No Ar (1997). O horário das seis foi invadido por ETs, cultura judaica e um triângulo amoroso entre mãe e filha, é a novela que mais gosto de Tide, mas não fez sucesso. Em 1999, escreveu ao lado de Gilberto Braga, a bela novela de época Força de Um Desejo.

Inácio e Ester em Força de Um Desejo



Foi co-autor de As Filhas da Mãe, em 2001, junto de Sílvio de Abreu. Em 2002, escreveu episódios do seriado Brava Gente. Com a parceira Maria Adelaide Amaral, fez a linda minissérie Um Só Coração, em 2004, e em 2006, retomou a parceria de sucesso em outra minissérie histórica, JK.




Elenco da primeira fase de JK

Em 2008, Alcides adaptou pela segunda vez, para a televisão, o romance homônimo de Lygia Fagundes Telles, Ciranda de Pedra, adaptado em 1981, por Teixeira Filho. Em 2011, outra adaptação que lhe rendeu um prêmio Emmy, o da novela O Astro, de Janete Clair, de 1977, exibida 35 anos depois, na inauguração do novo horário de novelas da Rede Globo, 11 da noite. Três anos após o sucesso de O Astro, Tide migrou para o horário das sete com a comédia I Love Paraisópolis, que escreveu em parceria com Mário Teixeira.

Laura (Ana Paula Arósio) e as filhas Virgínia (Thammy di Calafiori), Otávia (Ariela Massoti) e Bruna (Ana Sophia Folch) em Ciranda de Pedra








Amanhã, anunciada com toda a pompa, como a novela do vencedor do Emmy, Tempo de Amar entra em cartaz. Pelas chamadas já dá pra notar que Alcides Nogueira volta inspirado às tramas de época. Com uma fotografia de encher os olhos e o refinamento percebido em cada detalhe, a nova novela das seis promete ser um marco na carreira do dramaturgo, sempre reconhecido pelos colegas por sua gentileza e generosidade com os que o cercam.

Que venha Tempo de Amar, pois amor é o que mais estamos precisando nesses tempos tão hostis. E que o querido Tide comemore mais um grande sucesso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23