Há 21 Anos Estreava ANJO DE MIM #13



O sucesso absoluto da novela A Viagem, remake de Ivani Ribeiro, exibido às 19 horas, dois anos antes, fez com que a Rede Globo apostasse em uma nova trama de temática espiritual para a faixa das 18 horas, dessa vez escrita por Walter Negrão. Assim, Anjo de Mim, estreou no dia 9 de setembro de 1996, escrita com Elizabeth Jihn, Ângela Carneiro e Vinícius Vianna; e dirigida por Ary Coslov, Alexandre Avancini e Edson Spinello, com direção geral de Ricardo Waddington, teve 171 capítulos.

o autor Walter Negrão



Em Embu das Artes, na grande São Paulo, o artista plástico Floriano Ferraz (Toni Ramos), vive atormentado por pesadelos recorrentes e uma forte dor no ombro, que o tem atrapalhado em seu trabalho. A marchand Antônia (Tássia Camargo), dona de uma galeria de arte e também namorada de Floriano, preocupada com as dores do namorado e seus sonhos, incentiva-o a investigar o que pode estar por trás desses acontecimentos. Aconselhado por Antônia e também pelo amigo e artesão Mestre Quirino (Milton Nascimento), Floriano procura um especialista em terapia de vidas passadas. O psiquiatra Ulisses (Odilon Wagner), usa técnicas de regressão para descobrir o que significam os sonhos de Floriano e a razão de suas dores no ombro.

Floriano e Antônia

Logo na primeira sessão, Floriano descobre que no passado, em 1880, era o militar Belmiro Castanho, que foi ferido no ombro em uma batalha e marcou um encontro de amor com Valentina (Carolina Kasting), uma mulher casada com quem viveu um romance proibido, e que fora assassinada por Cincinato (Gracindo Jr). Esse encontro juramentado entre os dois foi prometido para se concretizar em outra vida, e agora, Belmiro reencarnado em Floriano, precisa encontrar a reencarnação de sua amada Valentina para seguir sua vida em paz.

Valentina

Belmiro e Valentina

Nos sonhos de Floriano aparece sempre um palacete, que era onde Valentina vivia e onde também foi morta. Ao descobrir que no presente, esse palacete se localiza em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, Floriano parte para lá, disposto a desvendar os mistérios de sua vida passada e principalmente, descobrir quem é a reencarnação de Valentina, seu amor de outra vida.

Dentre os moradores de Petrópolis com quem Floriano se envolve, estão três mulheres que supostamente podem ser o amor do passado do artista plástico. A bela e elegante Joana (Helena Ranaldi), é casada com Bianor (José Wilker), empresário rico e mais velho, de quem fica viúva logo no primeiro capítulo. Apesar de fiel e correta, foi traída durante todo o casamento e nunca sentiu-se verdadeiramente feliz. A maltrapilha Lavínia (Viviane Pasmanter), é uma órfã que vive com o deficiente mental Canequinha (Elias Gleizer), em um palacete abandonado. E a jovem e mimada Maria Elvira (Paloma Duarte), filha do vilão Marco Monterrey (Herson Capri) e Renata (Françoise Fourton), e noiva de Wagner (Eduardo Moscovis).



Em torno de Joana, está seu irmão, o bon vivant Sinésio (Otávio); a amante de uma vida do marido, Divina (Cláudia Alencar), que teve um filho de Bianor, no passado, e que acredita ter nascido morto, e sua família, que ajuda a administrar a pensão da qual é proprietária: a irmã Zelinda (Ângela Vieira), o cunhado Altino (Carlos Gregório), os sobrinhos Tinin (Alexandre Lemos), Otávio (Jonathan Nogueira), Heloísa (Renata Dutra), o pai Inácio (Cláudio Correa e Castro) e a mãe de seu cunhado, Agripina (Léa Camargo).

Joana e Bianor

A humilde Lavínia, que chega em Petrópolis e ocupa o casarão abandonado ao lado de Canequinha, logo se encanta por Floriano assim que o conhece, mas ele se torna um bom amigo, e ela se apaixona pelo bom moço Nando (Márcio Garcia), herdeiro de Marco Monterey e irmão de Maria Elvira. Em determinado momento, Lavínia vai trabalhar na pensão de Divina e acaba descobrindo ser a filha de sua patroa com Bianor, que não morreu ao nascer, como Divina acreditava.

Lavínia e Canequinha

Já Maria Elvira, noiva do filho de Yvete (Yoná Magalhães), que faz de tudo para que o herdeiro realize um ótimo casamento com a filha de Monterey, menospreza a sogra, e assim que conhece Floriano, põe em cheque seu noivado e decide conquistá-lo. A princípio, Floriano rejeita Elvira com seu jeito esnobe e mimado, mas acaba cedendo aos apelos da garota, quando esta faz de tudo para convencê-lo de que é a reencarnação de Valentina. Ela é capaz até de fazer uma tatuagem, imitando uma marca de nascença que Valentina tinha, para fazer Floriano acreditar que é a mulher que ele tanto procura.

Maria Elvira

Mas mesmo enredado pelas mentiras de Elvira, Floriano se apaixona de verdade é pela solitária Joana, que por sua vez, está quase sendo enredada pelas mentiras do mau-caráter Marco, que é o assassino de seu marido Bianor, o qual escondeu o corpo na cisterna do palacete abandonado. Ele mata Bianor, ao ter seu golpe dado na empresa dele, desmascarado pelo sócio, e tenta convencer Joana a demolir o casarão, de propriedade da família da viúva, para construir um shopping center. Quase cedendo aos argumentos de Marco para demolir a propriedade, Joana fica balançada com a ideia de Floriano de restaurar o palacete, e ao ser convencida pelo escultor, provoca a ira do vilão, que declara guerra a Floriano, ao mesmo tempo em que tenta conquistar Joana.

Floriano e Marco

Enquanto Floriano se desvencilha de Maria Elvira ao descobrir suas mentiras, luta contra as falcatruas de Marco e se rende a paixão por Joana, o noivo de Elvira, Wagner, após sofrer muito com o fim de seu relacionamento e a forma leviana como a noiva conduziu as coisas, conhece Camila (Íris Bustamante), forasteira que chega a cidade em busca do pai desconhecido, Sinésio. A descolada e recém descoberta sobrinha de Joana, primeiro flerta com Nando, mas é nos braços de Wagner que encontra a paixão, acabando definitivamente com qualquer chance de Elvira reatar com o filho do simpático farmacêutico Rutílio (Sebastião Vasconcelos), um dos aliados de Floriano na luta contra Marco Monterey.

Rutílio

O alívio cômico da dramática trama de Walter Negrão, ficava por conta dos divertidos avós de Helô, Otávio e Tinin, Inácio e Agripina, que vivem implicando um com outro, morando sob o mesmo teto, pra no fim assumirem que são apaixonados. Canequinha, um dos papeis mais marcantes de Elias Gleizer na TV, também dosou muito bem a comicidade e o drama, com seu lesado personagem, que era a reencarnação de Germinal (Fábio Sabag), pai de Valentina.

Canequinha e Floriano

Assim como Marco era a reencarnação do assassino da mocinha do passado, Cincinato, que sempre desejou o grande amor de Floriano, que casou-se com um homem mais velho, o Coronel José Balbino (Mauro Mendonça), devido a um acerto financeiro com seu pai, sendo reencarnado em Bianor.

Germinal, Valentina e José Balbino

Mas o grande mistério de Anjo de Mim durou até o final. A reencarnação de Valentina, que passou até pela suspeita de ser Antônia, que termina a história ao lado do conquistador incorrigível Sinésio, era mesmo a simples e amável Lavínia.



Após todos os crimes de Marco Monterey serem desvendados pelo investigador Geraldo (Floriano Peixoto) com a ajuda de Floriano, Lavínia casa-se com Nando; Maria Elvira fica sozinha, e Floriano termina feliz ao lado de Joana, que espera um filho seu.



As trilhas sonoras de Anjo de Mim, apesar da baixa repercussão da novela, não fizeram feio. No repertório nacional destacavam-se as baladas Na Sombra de Uma Árvore (Wando), tema de Divina; Amar É... (Roupa Nova), tema de Lavínia; O Amor (Gal Costa), tema de Joana; De Sombra e De Sol (Flávio Venturini), tema de Maria Elvira; a regravação do Barão Vermelho para Vem Quente Que Eu Estou Fervendo, tema de Nando; e o hit pop do Kid Abelha Te Amo Pra Sempre, tema de Helô. O tema de abertura, Anjo de Mim, era cantado por Simone e Sergio Mendes.

Trilha Nacional

A trilha internacional vinha recheada de hits da época e baladas românticas: Where You Go (No Mercy); Experiência Religiosa (Enrique Iglesias), tema de Floriano e Joana; Sexual Healing (Max-a-Milion); Nobody Knows (The Tony Rich Project), tema de Nando; Da Bomb (Inner Circle); You Learn (Alanis Morrisette), tema de Antônia; Children (Robert Miles); Words (Boyzone), tema de Maria Elvira; You're Making Me High (Tony Braxton); Suddenly (Soraya), tema de Nando e Lavínia. Só musicão!

Trilha Internacional

Curiosidades:

- Anjo de Mim foi a primeira novela de Carolina Kasting.

- Os primeiros nomes anunciados para a produção foram os de Luís Mello, Carolina Ferraz, Marcos Paulo, Tássia Camargo, Paloma Duarte e Gracindo Jr. Os três últimos estiveram na produção como Antônia, Maria Elvira e Cincinato respectivamente, mas os três primeiros foram substituídos. Luís Mello faria o vilão Marco Monterey, provavelmente à Carolina, caberia a protagonista Joana, e Marcos Paulo faria apenas uma participação especial, tal e qual José Wilker, o que leva a hipótese que Marcos foi o primeiro ator pensado para Bianor.

- Foi a segunda novela de Floriano Peixoto após sua estreia como a transexual Sarita Vitti, em Explode Coração. Ele aparecia pela primeira vez na TV desmontado, com figurino masculino e interpretando um delegado machão.

- Incomodado com o perfil de bom moço de seu personagem Nando, em sua terceira novela consecutiva, e por achar que o papel era muito parecido com sua persona real, Marcio Garcia pediu ao diretor geral da trama, Ricardo Waddington para alterar o perfil gente-fina do rapaz para algo mais perverso, já que ele era filho do grande vilão da história. Mas o diretor disse não. Insatisfeito, Marcio declarou que queria um papel mais desafiador e que Nando era mais um personagem água-com-açúcar e que só aceitou fazê-lo porque estava de bobeira.

- Eva Todor fez uma participação especial na trama, como Dona Cotinha, para agitar ainda mais o núcleo dos divertidos velhinhos Agripina e Inácio.

- Pela diferença de idade entre Paloma Duarte e Tony Ramos de quase 30 anos, ela tinha 19 e ele 48, Negrão admitiu que houve um erro de escalação, porque embora Paloma já tivesse uma filha na época, mantinha seu ar de menininha. Ainda assim, a escalação não prejudicou o andamento da história.

- Anjo de Mim fez aumentar a procura por livros com temática espírita e alavancou as vendas de dois títulos em especial: Muitas Vidas, Muitos Mestres e Só o Amor é Real, ambos do mesmo autor americano, Brian L. Weiss.

- Encontro Marcado foi o título provisório de Anjo de Mim. Quase 20 anos depois, em 2015, foi novamente um título provisório, dessa vez de Além do Tempo, de Elizabeth Jhin, que foi colaboradora de Negrão nessa novela.

Anjo de Mim não tinha aquele céu deslumbrante de A Viagem, Walter Negrão utilizou-se do tema por um outro olhar. Mas mesmo não sendo tão marcante quanto a história de Ivani Ribeiro, foi uma novela bonita e muito bem contada, que valeria a pena ver de novo.


 

Comentários

  1. gostaria de rever esta novela e não estou encontrando todos os capitulos, se alguem tiver por favor me envei

    ResponderExcluir
  2. Viva por favor passa essa novela despois de sonho meu ela e linda e vai fazer sucesso acorda viva nada de coração de estudante não

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23