Os 34 Anos de EU PROMETO, a Última Novela de Janete Clair #14



No dia 19 de Setembro de 1983, estreava na faixa das 22 horas da Rede Globo, aquela que viria a ser a última novela da mestra Janete Clair, a Nossa Senhora das 8. Em comemoração aos 34 anos de estreia da trama, o Lembra de Mim, relembra hoje, Eu Prometo.

Janete Clair

Escrita com a colaboração de Glória Perez, em sua primeira novela, Eu Prometo, teve direção geral de Denis Carvalho com Luis Antônio Piá, e supervisão de Paulo Ubiratan. A novela de Janete Clair reativou o horário das 10, que tinha sido abolido em 1979 após Sinal de Alerta. Acostumada com o horário nobre das 8, onde sempre reinava absoluta, Janete enxergou na faixa das 10 uma liberdade maior para falar de assuntos geralmente vetados pela censura nos outros horários.

Empolgada com a faixa horária da qual nunca foi fã, mas vislumbrando as possibilidades de abordagem, Janete criou a história do político Lucas Cantomaia (Francis Cuoco). Um homem íntegro, pai de família, casado com Darlene (Dina Sfat), com quem tem três filhas, Adriana (Julia Lemmertz), Dayse (Fernanda Torres) e Dóris (Malu Mader). Lucas é um homem feliz e realizado, cheio de ambições políticas, poderoso e convicto de sua moral e religiosidade, ele sonha em tornar-se candidato a Senador, e sua vida gira em torno dessa candidatura. Mas Lucas também tem seu lado frágil, porque é sincero e escrupuloso, de tal forma que não se dá conta, que em sua vida aparentemente perfeita falta-lhe um intenso e verdadeiro amor, para ser feliz de verdade.

a família Cantomaia: Lucas, Darlene, Dóris, Dayse e Adriana

Mais do que falar sobre Política, Janete Clair quis contar uma história de amor. Desenhou então, o complicado romance entre Lucas, um homem de família e reputação ilibada, batalhando por uma carreira política, e Kelly Romani (Renné de Vielmond), uma fotógrafa divorciada.

Kelly e Lucas

Em sua caminhada rumo ao Senado da República, Lucas é assessorado por Albano (Ney Latorraca) e Joca (Fulvio Stefanini), e tem em Horácio Ragner (Walmor Chagas), seu maior inimigo político. Moralista e muito preocupado com sua imagem, é casado há 23 anos com Darlene, que afirma não ser amada pelo marido, mas serve perfeitamente como a mulher de fachada ideal para o político.

Horácio Ragner

Lucas tem dois irmãos, Jairo, já morto, e o problemático Justo Dinard (Marcos Paulo), marginalizado e obcecado em honrar a memória do irmão, que morreu assassinado, acusado de envolvimento numa questão de falsificação de ações. Justo não acredita nas denúncias contra o irmão e acusa Lucas de ter abandonado a família por causa de sua carreira política.

Justo Dinard

É no auge de sua ascensão política que Lucas se envolve com Kelly. É aí então, que ele se depara com um lado da vida para o qual não estava preparado naquele momento, o Senador desperta para o amor, e para que este se concretize da forma urgente e intensa com a qual se apresenta, Lucas terá de abandonar muitos de seus projetos. Assumir o romance com Kelly implicaria romper seu casamento com Darlene, exemplo de união sólida aos olhos do eleitorado, e usado por seus assessores como um dos pilares éticos da construção de sua imagem pública.

Lucas e Darlene

Os assessores, Albano e Joca representam dois lados da personalidade de Lucas, o primeiro, sendo ambicioso e estrategista e o segundo, apaixonado e sensível. Albano desperta a paixão platônica da empregada dos Cantomaia, a divertida Lurdeca (Claudia Gimenez), mas ela acaba vendo seu amor subir ao altar com Dayse, filha do meio de seus patrões. Enquanto Joca se envolve com duas mulheres, Helô (Joana Fomm) e Tetê (Inês Galvão), esta última, vive na rua como um pivete, até Joca acolhê-la e se apaixonar por ela.

Tetê e Joca

As três filhas de Lucas e Darlene tem personalidades opostas. A mais velha Adriana, é meiga, frágil e de bom caráter, fruto de uma traição de Darlene, descoberta com grande pesar por Lucas, ao constatar não ser sua filha legítima. Ela envolve-se com Conrado (Kadu Moliterno), ex-marido de Kelly, que também desperta o interesse de sua irmã Dayse. Mais maliciosa, mimada e cheia de caprichos, Dayse tem 18 anos, é uma grande criadora de caso que manipula todos a sua volta. Mais tranquila, é a caçula Dóris, namoradeira e um pouco desligada, ela ama poesia. Namora Serrinha (Ernesto Piccolo), rapaz estudioso e moderno, filho de Tarsila (Rosamaria Murtinho) e Antenor (Rogério Fróes).



A bela fotógrafa Kelly Romani é moderna, alegre e arrojada. No início da trama, muda-se do Rio Grande do Sul para o Rio de Janeiro em busca de notícias de seu marido Conrado, que a abandonou depois do nascimento da filha do casal. Decide divorciar-se após descobrir a traição dele com Adriana, uma das filhas de Lucas, o homem pelo qual se apaixona e tem um romance, que abala suas estruturas familiar e política.



No dia 16 de Novembro de 1983, Janete Clair, a "Maga das Oito", "Usineira de Sonhos" e dona de tantas outras alcunhas que a classificava como a grande autora que era, faleceu aos 58 anos, vítima de um câncer no intestino. Não conseguiu finalizar sua novela, que chegou ao fim precocemente no dia 17 de Fevereiro de 1984, com 103 capítulos, finalizada pela colaboradora Glória Perez, supervisionada pelo então viúvo de Janete, Dias Gomes.



Nas trilhas sonoras de Eu Prometo, grandes canções. No álbum nacional, o melhor da MPB da época e sucessos radiofônicos como: Tudo o Que Eu Quero (Tranquilo) (Ritchie); Você é Linda (Caetano Veloso), tema de Lucas e Kelly; Feliz (Gonzaguinha), tema de Albano e Joana; 14 Anos (Nara Leão); Menino (Milton Nascimento), tema de Justo; As Aparências Enganam (Elis Regina), tema de Darlene; Masculino e Feminino (Pepeu Gomes), tema de Tetê, entre outros.

Trilha Nacional

Da trilha internacional, fizeram parte: Tonight I Celebrate My Love (Roberta Flack e Peabo Bryson), tema de Kelly e Lucas; Souvenir (O.M.D), outro tema de Lucas e Kelly; Miracles (Stacy Lattisaw), tema de Adriana e Conrado; Puttin'On The Ritz (Taco), tema de Juvenal; All Time High (Rita Coolidge); My Love (Lionel Ritchie), tema de Darlene, e mais...

Trilha Internacional


Curiosidades:

- Reativar o horário das 22 horas, foi a justificativa que a TV Globo apresentou para Janete Clair escrever para o horário. Ela já estava mal de saúde e vinha sofrendo há quatro anos com um câncer, mas como a novelista não queria deixar de trabalhar, e sabendo da gravidade da doença de Janete, a direção da emissora, para não arriscar que a autora da novela das 8, seu horário mais nobre e de maior faturamento, deixasse a trama pela metade, convenceu a "Dama das Oito" a escrever às dez. Infelizmente, o receio da direção se concretizou, Janete Clair escreveu sua novela até o capítulo 60, e como que prevendo a fatalidade, sentenciou a sua colaboradora Glória Perez: "Não sei se chego até o fim dessa novela, mas quero que essa novela chegue ao fim."

- Várias cenas de presídio foram gravadas em Porto Alegre.

- Janete Clair escreveu a personagem Darlene especialmente para Dina Sfat, que a princípio declinou do convite e quase foi substituída por Eva Wilma. Mas Dina voltou atrás e aceitou interpretar a contida e submissa esposa do Senador.

- Primeira novela das atrizes Malu Mader, Claudia Jimenez e Inês Galvão, esta última, casada com Ney Latorraca na época, o Albano da mesma novela.

- O Homem Perfeito era o título provisório da novela.

Eu Prometo encerrou-se com uma mensagem de Janete Clair, dita em uma de suas entrevistas:

" Eu gostaria que o ser humano acreditasse que existe dentro dele uma força capaz de mudar sua vida. É bom confiar em si mesmo e esperar um novo amanhecer. "







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23