30 Anos da Estreia de CARMEM #17



Carmem foi uma novela da TV Manchete, escrita por Glória Perez, que estreou no dia 5 de Outubro de 1987, às 21:30, completando hoje 30 anos de seu primeiro capítulo. Foi a primeira e única novela da autora fora da Rede Globo. A trama foi dirigida por Luiz Fernando Carvalho, Nelson Nadotti e Marcos Schechtmann, com direção geral de José Wilker.



Inspirada na famosa ópera Carmen, de Bizet, contava a ousada história da protagonista Carmem (Lucélia Santos), uma mulher moradora do subúrbio do Rio de Janeiro, que se apaixona por Ciro (Paulo Betti). Essa paixão a faz abandonar a mãe, Alzira (Beatriz Segall), com quem vive, para se aventurar em uma viagem ao Peru com o namorado, que está no País por conta de um contrabando de pedras preciosas. Carmem acredita estar em uma viagem romântica e nem imagina as reais intenções de seu amado.

Alzira e Carmem criança

Durante essa viagem, Ciro encontra Júlio (Roberto Bonfim), um conhecido que não vê há algum tempo, e que decidido a pedir Verônica (Darlene Glória), uma cantora de boate com quem tem um caso há anos, em casamento, está ansioso para voltar ao Brasil, mas não encontrando passagem para a data desejada, acaba tornando-se um laranja perfeito para Ciro. Que marca a viagem de volta ao Brasil junto com Carmem, mas embarca Júlio em seu lugar com o pacote de pedras preciosas, que diz ser uma encomenda e pede que o amigo entregue por ele, pois precisa ficar em Lima mais alguns dias. Ao mesmo tempo, Ciro convence Carmem a voltar sozinha e encontrá-lo depois, pois não poderá embarcar junto com ela.

Verônica e Trajano Paulo

Contrariada, Carmem embarca sem o namorado de volta ao Brasil e no trem encontra Júlio, que ocupa o assento que seria de Ciro. Feliz com o retorno ao seu País, Júlio faz amizade com Carmem e conta sobre o casamento com Verônica e a entrega que precisa fazer assim que desembarcar. Em seguida ele é assassinado a tiros na frente de Carmem, que fica com o pacote do contrabando. Em choque com o assassinato que presenciou, Carmem decide fazer a entrega no lugar de Júlio, mas é interceptada pela polícia que fica com o pacote.



A vida de Carmem vira do avesso por causa da armação de Ciro. Perseguida pela polícia e ainda desejando tê-lo, ela decide fazer um pacto de sangue em um terreiro de candomblé com a Pombagira (Neuza Borges), em troca de poder, prestígio e todos os homens aos seus pés, a condição é que ela nunca se apaixone por ninguém. Dessa forma, Carmem conquista muitas das coisas que deseja, vinga-se do inescrupuloso Ciro, que após ter sua vida destruída passa a persegui-la, mas a situação foge do planejado quando ela se apaixona por Camilo (José Wilker), indo contra as regras do pacto, que não pode ser desfeito.



O policial militar José (Paulo Gorgulho), que nutre uma paixão doentia por Carmem é amado pela doce Micaela (Julia Lemmertz), mas esse amor não é suficiente para arrefecer sua obsessão por Carmem, que vê sua vida virar de ponta-cabeça após o pacto. Ela chega a ser presa, bebe de maneira exagerada, indo pra cama com diversos homens, e manifesta com frequência a pomba-gira em festas e sempre que beija um homem.



Em sua jornada, Carmem é acompanhada de perto por Verônica, de quem ficou amiga depois da morte de Júlio, e após sofrer todas as consequências de seus atos impetuosos, ela tenta ser feliz ao lado de Camilo, mas não consegue. Sofrendo com a perseguição de todos os homens com quem se envolveu, sua maior dor de cabeça é José, que fica cada vez mais doentio e obsessivo por ela devido ao pacto. Ao chegar ao fundo do poço, Carmem tenta se livrar de tudo de ruim que lhe aconteceu devido ao pacto com a pomba-gira, mas sem sucesso. Seu fim é trágico, ao ser esfaqueada por José em um acesso de fúria, por não ter seu amor correspondido.



Carmem chegou ao fim com 180 capítulos, como uma ousada novela que só poderia mesmo ser bancada pela maravilhosa Manchete, e escrita pela sempre visionária e incrível Glória Perez com seus temas polêmicos e surpreendentes

A trilha sonora de Carmem não foi oficialmente lançada, mas algumas boas músicas foram executadas na trama, como Loucos de Cara (Vitor Ramil), tema do apaixonado José; Carmen Suite: Introduction / Finale (Bolshoi Theatre Orchestra), tema de abertura e de Carmem; Sim ou Não (Gal Costa), tema de Nina (Selma Egrei); Yesterday (The Beatles), tema de Nina e César (Odilon Wagner); Garoto Maroto (Alcione), tema de Aluísio e Deusa (José Dumont e Carmen Figueira); Bilhete (Fafá de Belém), tema de Virgínia (Juliana Carneiro da Cunha) e Colors / Dance (George Winston), tema de Micaela.




Curiosidades:

- Primeira e única novela de Lucélia Santos na Manchete, onde curiosamente era filha de Beatriz Segall, com quem havia contracenado sete anos antes como nora e sogra, em Água Viva (1980), de Gilberto Braga. Beatriz (Lourdes) detestava o romance de Lucélia (Janete), menina pobre, com seu adorado filho, feito por Fábio Jr (Marcos), e fazia o diabo para separá-los.

- Primeira novela de Paulo Gorgulho

- Em matéria do dia 18/03/1988 para o Jornal do Brasil, a jornalista Cora Rónai criticou duramente a novela:

"Carmem é, de fato, menos pior do que Mandala, mas ainda assim é muito ruim. O negócio é que, caminhando aos trancos e barrancos desde que estreou, decidiu ganhar no grito. Literalmente: nos últimos tempos, todo mundo deu para brigar com todo mundo, garantindo 45 minutos diários de berro explícito. Em termos de coisas explícitas, aliás, Carmem já teve de tudo, aborto inclusive; a última novidade é um caso de Aids por transfusão de sangue. Apelação? Imagina...! Hoje, isso se chama "discussão de problemas sociais" e, supostamente, pega muito bem."

Independentemente de ter sido ou não um grande sucesso, Carmem foi um marco na teledramaturgia brasileira e na Rede Manchete, por seu tema inédito em telenovelas, os diálogos intensos e primorosos de Glória Perez e a atuação marcante da ótima Lucélia Santos. Carmem merece sempre ser lembrada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23