Há 21 Anos Estreava PERDIDOS DE AMOR #21



Entre os anos de 1995 e 1997 a TV Bandeirantes exibiu aquelas que considero as três melhores novelas da emissora que já assisti, foram três tramas em sequência, as quais chamo de "trio de ouro": A Idade da Loba, O Campeão e Perdidos de Amor, que foi a última dessa trilogia, e hoje completa 21 anos de estreia.

Enquanto as duas primeiras apostaram no drama, Perdidos de Amor fechou a ótima sequência com uma história bem água com açúcar, mas não menos agradável. Era uma comédia romântica leve e cheia de personagens carismáticos, escrita por Ana Maria Moretzsohn, com a colaboração de Daisy Chaves, Maria Cláudia Oliveira e Vera Villar, e direção de José Carlos Pieri e Mauro Farias, direção geral de Márcio Waismann. Estreou em 28 de outubro de 1996 e terminou com 160 capítulos, no dia 7 de junho de 1997.


A autora se inspirou nas comédias-românticas de Hollywood para criar uma novela "escandalosamente romântica" como era anunciada em suas chamadas. Leve e despretensiosa Perdidos de Amor, contava, com um numeroso elenco jovem e bonito, a história dos encontros e desencontros do casal Rodrigo e Maria Luísa.



Maria Luísa (Christine Fernandes) é herdeira da aristocrática e tradicional família carioca Ferreira de Albuquerque Caldas, que está à beira da falência, mas ainda ostentam uma luxuosa mansão no Alto Leblon. Bonita e inteligente, ela está de casamento marcado com o playboy Pedro Henrique (Lugui Palhares). Juntos formam o casal de "mauricinho e patricinha" perfeitos: ricos, charmosos e modernos.

Maria Luísa entre Pedro Henrique e Rodrigo

Pedro Henrique e Maria Luísa seriam realmente o casal perfeito, se ele não fosse um mulherengo incorrigível. Assim como Fabiano (Edney Giovenazzi), pai da jovem, que gasta o dinheiro que não tem com amantes, o que sua esposa, a sofisticada Eleonora (Sônia Clara), mãe de Maria Luísa, nem desconfia.

Rodrigo é um rapaz suburbano de bom caráter, que trabalhou duro e enriqueceu com muito esforço e dedicação. Mudou-se do subúrbio para a Barra da Tijuca onde mora com a mãe, Amélia (Suzana Faini), a irmã, deslumbrada com a vida de nova rica, Sofia (Totia Meirelles), o cunhado Waldemar (Paulo Guarnieri) e os sobrinhos Zezinha (Camila Farias), Huguinho (Alan Pontes) e Luizinho (Ricardo Bruno). Ele conhece Maria Luísa em uma viagem à Africa do Sul e se apaixona à primeira vista. Ela também fica interessada, mas por estar noiva, disfarça o interesse.

Sofia e os filhos Huguinho, Zezinha e Luizinho

Nesta viagem, também se encontrava Jéssica Seabra (Carol Machado), repórter sempre em busca de um click comprometedor e uma reportagem bombástica, mais conhecida como JS, "paparazza" capaz das maiores loucuras e dos mil disfarces por um bom furo de reportagem. A divertida repórter da revista de fofocas Faces, logo percebe o clima entre Maria Luísa e Rodrigo e se torna uma espécie de cupido do casal. Sabendo da infidelidade de Pedro Henrique, Jéssica deseja armar um flagrante, fotografando o noivo de Maria Luísa em pleno ato de traição, para separá-los de vez e o caminho ficar livre para Rodrigo. Mas o flagrante acontece justamente no dia do casamento de Maria Luísa e Pedro Henrique.



Ao descobrir que o futuro marido a traiu durante todo o relacionamento, Maria Luísa desiste do casamento vestida de noiva. A atitude da filha deixa Fabiano e Eleonora preocupados, já que viam no casamento uma solução para a situação financeira da família. Ao mesmo tempo, Rodrigo se interessa em comprar as indústrias do pai de sua amada, que por orgulho recusa-se a vendê-la. Rodrigo insiste com o intuito de ajudar Maria Luísa e sua família, tornando-se a melhor opção para os Ferreira de Albuquerque Caldas, mas Fabiano e Eleonora encaram a insistência de Rodrigo como uma humilhação, acham um cúmulo que um emergente se torne dono de tudo que construíram. O que acaba complicando o romance dos protagonistas, pois Maria Luísa compreende seus pais e também se pega em dúvida sobre os reais interesses de Rodrigo, chega a questionar-se, se ele insiste na compra dos bens de sua família por amor ou ambição. Para atrapalhar o casal ainda mais, Pedro Henrique decide reconquistar a ex-noiva e Rodrigo não consegue se desvencilhar de Vívian (Paula Burlamaqui), uma ex-namorada dos tempos em que ainda era pobre e que não se conformava em ter sido dispensada depois que o ex enriqueceu.



Além do núcleo principal e da paparazzi Jéssica, outro destaque foi Lucinha Lins com sua personagem Lali Massini, dona de uma empresa que organizava festas da alta sociedade, ela também ensinava jovens moças a como agarrar um HR (homem rico), dando aulas de postura. Ensinando como andar, falar, além de estudar a vida do candidato e saber tudo de que ele gostava. Ela tinha horror a pobreza, mas só tinha pose, pois vivia apertada, tentando convencer a própria filha, a tímida e intelectual Nicole (Daniele Valente) a encontrar seu própria HR. Desligada, Nicole acaba despertando o interesse do mauricinho Guilherme (Thiago Fragoso), irmão de Maria Luísa, o que deixa Lali nas nuvens. O que ela tenta esconder de todos é que, mesmo tendo se casado com Isidoro (Lafayette Galvão), no passado viveu uma grande paixão por um suburbano, o nada sofisticado Quintino (Jonas Bloch), tio de Rodrigo, e ao reencontrá-lo se mete nas situações mais hilárias para que ninguém descubra seu passado.



Perdidos de Amor era uma novela jovem, solar, moderna e divertida, e sua trilha sonora nacional seguia essa linha, com diversos nomes da cena pop musical, como Lobão, Marina Lima, Titãs, e a MPB também marcava forte presença com Mutantes, Djavan, Ângela Maria com Nana Caymmi e Luiz Melodia. Uma trilha deliciosa.



A trilha internacional era composta por Bush, The Beach Boys, Dolly Parton, Louis Armstrong, The Mamas and The Papas e The Mavericks, cantando o tema de abertura, uma versão de Blue Moon bem mais lenta e romântica do que em O Beijo do Vampiro (2002). Uma trilha luxuosa com grandes clássicos.   



Curiosidades:

- Cláudio Lins, Christine Fernandes e Lugui Palhares, o trio de protagonistas, estrearam na TV um ano antes, na Globo. Cláudio e Christine, fizeram História de Amor, novela das seis de Manoel Carlos, e curiosamente ficaram juntos no final. Lugui Palhares se destacou em A Próxima Vítima, novela de Sílvio de Abreu, no horário nobre, ele tinha um romance com uma mulher bem mais velha vivida por Yoná Magalhães. Ambas as tramas são de 1995.

- Após diversas parcerias e colaborações com grandes autores como Aguinaldo Silva e Lauro Cesar Muniz e um ano depois de supervisionar a primeira temporada de Malhação, Ana Maria Moretzsohn transferiu-se para a Band, onde escreveu sua primeira novela solo.

- Talvez por ser egressa de Malhação, Moretzsohn fez uma novela cheia de atores jovens e bonitos. No elenco, ainda em início de carreira, estavam, além dos protagonistas, Thiago Fragoso, Daniele Valente, Miriam Freeland, Carmo Dalla Vecchia e Babi Xavier em papeis de destaque.

- Sônia Clara retornou às novelas seis anos após Meu Bem Meu Mal, na Globo.

- Uma matéria da época classificava Perdidos de Amor como uma novela que adotava os ricos. A própria autora declarou: "Fiz questão de ser politicamente incorreta, (a novela) não tem pobre nem gente feia."
 
- Os primeiros capítulos seriam gravados no Chile, mas devido a alguns problemas com Secretaria de Turismo do País, optou-se pela Africa do Sul, onde foram mostradas belas imagens, bem antes de Caras e Bocas (2009).

- Perdidos de Amor foi produzida pela TV Plus, que também produziu as antecessoras O Campeão e A Idade da Loba, e 74.5 - Uma Onda no Ar (1994), na Manchete.

- Foi a primeira vez que Cláudio e Lucinha Lins contracenaram em uma novela.

- Após Perdidos de Amor, a Band estreou sua novela seguinte um ano depois. Em junho de 1998, também escrita por Ana Maria Moretzsohn, Serras Azuis foi ao ar, mas quase não teve repercussão.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23