Sete Anos da Estreia de AS CARIOCAS #19



As Cariocas foi um seriado de 10 episódios, idealizado por Daniel Filho, exibido em 2010. Os episódios eram semanais e sua estreia aconteceu no dia 19 de Outubro, uma terça-feira. Hoje, As Cariocas, um programa inspirado no livro de crônicas homônimo, de Sergio Porto, jornalista também conhecido pela alcunha de Stanislaw Ponte Preta, completa sete anos de sua primeira exibição na telinha da Globo. Não foi um grande sucesso, mas era bem gostosinho de se acompanhar a cada semana a história de uma carioca ora atormentada, ora desinibida ou invejosa. Também por seu competente elenco de estrelas, merece ser recordada no Lembra de Mim.




As Cariocas com suas mulheres arrebatadoras, marcou a volta de Daniel Filho à TV após 11 anos de afastamento, seu último trabalho tinha sido em Suave Veneno, novela das 8 de Aguinaldo Silva, em 1999. A cada semana conhecíamos uma mulher carioca e sua divertida e algumas vezes surpreendente história. Para brilhar nos episódios, Daniel Filho convocou um belo elenco feminino. Encarnaram as cariocas da série: Paola Oliveira, Adriana Esteves, Cíntia Rosa, Fernanda Torres, Grazi Massafera, Deborah Secco, Alessandra Negrini, Angélica, Alinne Moraes e Sônia Braga. Com episódios escritos por Claudia Tajes, Adriana Falcão, Gregório Duvivier, Clarice Falcão e Marcelo Saback, a redação final era de Euclydes Marinho.

Daniel Filho com Deborah Secco e Cássio Gabus Mendes nos bastidores do episódio 9: A Suicida da Lapa

Os dez episódios da série foram respectivamente: A Noiva do Catete, A Vingativa do Méier, A Atormentada da Tijuca, A Invejosa de Ipanema, A Internauta da Mangueira, A Adúltera da Urca, A Desinibida do Grajaú, A Iludida de Copacabana, A Suicida da Lapa e A Traída da Barra.

Alinne Moraes era Nádia, a noiva do primeiro episódio; Adriana Esteves fez Celi, a vingativa; Paola era Clarissa, a atormentada; Fernanda Torres encarnou Cris, uma divertida invejosa; Cíntia Rosa foi Gleicy, a misteriosa internauta; Sônia Braga, retornou ao vídeo lindíssima como Júlia, a adúltera; a desinibida Michele, foi feita por Grazi; Alessandra Negrini encarnou a iludida Marta; Deborah Secco deu vida a suicida Alice e Angélica divertiu como a traída Maria Tereza.

Primeiro episódio

Quarto episódio

Sexto episódio

Oitavo episódio

Nono episódio

Charmosas e engraçadas, e representando as belezas do Rio de Janeiro, as histórias de As Cariocas foi um agradável entretenimento no fim das noites de terça, no finalzinho daquele ano de 2010. Com seu último episódio exibido em 21 de dezembro, a série deixou um gostinho de quero mais, e voltou no início de 2012 para uma segunda temporada, com As Brasileiras, desta vez com mais episódios e abrangendo quase todos os estados brasileiros, e com um elenco ainda mais estelar. Mas esta segunda temporada o Lembra de Mim recordará em outra oportunidade.

Clarissa

Celi

Gleicy

Maria Tereza

Marta e Silvinho

Dos 10 episódios de As Cariocas, destaco A Adúltera da Urca, A Iludida de Copacabana (meu preferido) e A Traída da Barra. No episódio protagonizado por Sônia Braga, Júlia é uma esposa fiel e dedicada, casada com Cacá (Antônio Fagundes), e melhor amiga da despachada Malu (Regina Duarte). Ela passa a ser perseguida por um homem misterioso, que a assedia por telefonemas anônimos, abalando suas sólidas estruturas de esposa fiel. Descobrimos no final que o assediador é César (Dalton Vigh), detetive contratado por Cacá, o pacato marido de Júlia, para testar sua fidelidade.

Malu, César e Júlia

Em A Iludida de Copacabana, Marta (Alessandra Negrini) é casada com Silvinho (Thiago Lacerda), mas seu casamento está morno, o marido é frio, não a procura na cama, mas ela é uma boa e apaixonada esposa, que tenta ajudar e compreender o marido, que não a corresponde em seu desejo. Marta tenta ser o mais correta possível, mas conhece Eduardo (Eriberto Leão), o melhor amigo de Silvinho, que percebendo a carência da bela mulher parte pra cima. Sem conseguir resistir a tentação, Marta cede as investidas de Eduardo e arma-se um triângulo, que culmina numa grande revelação. Silvinho e Eduardo eram amantes, o segundo se aproximou de Marta para causar ciúmes no primeiro e convencê-lo a se separar da esposa, já que Silvinho não conseguia tomar uma atitude. O desfecho do episódio: Marta, Silvinho e Eduardo ficam juntos e felizes como um "trisal".

Eduardo e Marta

Eduardo, Marta e Silvinho

No décimo e último episódio temos Angélica exercendo uma das funções que faz muito bem, atuar. Maria Tereza é A Traída da Barra, que após um cansativo dia de trabalho, flagra o marido Cícero (Luciano Huck), na cama com sua melhor amiga. Possessa, Maria Tereza promete se vingar de Cícero e transar com o primeiro homem que aparecer em sua frente naquela noite. A jornada de Maria Tereza noite adentro para realizar sua vingança é cheia de situações hilárias. Um dos melhores momentos é quando ela encontra três prostitutas engraçadíssimas fazendo ponto na rua, Penélope (Rosi Campos), Rita (Leona Cavalli) e a travesti Margarete (Luís Miranda), em uma cena que sozinha, já vale o episódio.

Cícero e Maria Tereza

Penélope, Maria Tereza e Margarete

As Cariocas é uma série da qual tenho muito carinho e adoraria ver novas temporadas do tipo As Nordestinas. Infelizmente, devido ao insucesso de As Brasileiras, a ideia de uma nova temporada foi abortada. Mas fica aqui o registro de uma lembrança não muito distante, mas que já deixa saudade.

Roberto e Alice


Curiosidades:

- Apenas 4 dos 10 episódios são crônicas do livro que deu origem ao programa: A Noiva do Catete, A Desinibida do Grajaú, A Atormentada da Tijuca e A Invejosa de Ipanema (no livro esses dois últimos se chamava A Desquitada da Tijuca e A Grã-Fina de Copacabana).

- Os outros 6 episódios foram criados especialmente para a série. O livro contava com mais duas crônicas que não foram adaptadas pra TV: A Donzela da Televisão e A Currada de Madureira.

- Os nomes também foram modificados do livro para a TV: em A Atormentada da Tijuca Marta virou Clarissa; Sarita virou Cris em A Invejosa de Ipanema; Luci virou Nádia em A Noiva do Catete e em A Desinibida do Grajaú Marlene virou Michele.

- No episódio 6, A Adúltera da Urca os nomes dos personagens foi uma homenagem a personagens marcantes de seus intérpretes. Júlia e Cacá eram como se chamavam Sônia Braga e Antônio Fagundes em Dancin' Days, e Malu, foi uma das emblemáticas personagens de Regina Duarte na TV ao protagonizar Malu Mulher.

- Michele, a carioca do episódio 7, A Desinibida do Grajaú, seria feita por Juliana Paes, que teve de recusar o convite devido a sua primeira gravidez. Essa mesma história havia sido exibida 16 anos antes, em 1994, como um "caso especial" na Quarta Nobre. A protagonista Marlene foi encarnada pela modelo Andréa Guerra.

Michele

- Das 10 atrizes, apenas 4 são cariocas: Fernanda Torres, Cíntia Rosa, Adriana Esteves e Deborah Secco. As demais, Paola Oliveira, Alessandra Negrini, Angélica e Alinne Moraes são paulistas, já Sônia Braga e Grazi Massafera são paranaenses.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23