Há 17 Anos Estreava na Record VIDAS CRUZADAS #26



O patriarca Teodoro Oliveira de Barros (Sérgio Brito), é um milionário falido, que tem como maior credor o poderoso e adoentado Comendador Aquiles Machado (Juca de Oliveira). Para salvar o patrimônio e a honra da família, Teodoro aceita uma proposta extraordinária feita pelo Comendador: casar-se com sua filha Beatriz (Ângela Leal), que engravidou de um rapaz pobre, e assumir a criança como pai, em troca do perdão da dívida, desde que o bebê seja um menino, para dar continuidade a seu nome e sua fortuna.



Teodoro e o Comendador fecham assim o acordo, mas Beatriz dá a luz uma menina. Capaz de qualquer coisa para cumprir com o combinado, Teodoro troca sua neta recém-nascida pelo filho de Ambrósio (Mário Schoemberger), um fiel empregado seu, que também acabou de nascer. Teodoro persuade a esposa Natália (Laura Cardoso), a ser sua cúmplice. Submissa diante de toda a situação, a distinta senhora, despede-se da neta presenteando-a com uma delicada pulseira com um pingente de coração, e testemunha o marido despachar a pequena para a Suíça. Beatriz não sabe da troca.



Mais de 20 anos depois Letícia (Patrícia de Sabrit) e Aquiles (Alexandre Barillari) se conhecem na Europa, onde vivem um breve romance. Ele volta ao Brasil e ela descobre estar grávida. Repetindo a história de sua mãe, Letícia deixa o internato e embarca para o Brasil em busca de Aquiles. Ela é filha de Beatriz, a verdadeira neta de Teodoro e o pai do seu filho é a criança criada pelo Comendador, por quem foi trocada. Alheia a tudo isso, Letícia só quer reivindicar seus direitos de mãe, mas Aquiles um mauricinho mimado e de caráter duvidoso, nem pensa em arcar com sua responsabilidade e delega ao avô que lide com a situação.

Teodoro / Aquiles e Letíca

Acontece assim o reencontro de avô e neta em um contexto totalmente inusitado, sem nem imaginarem o parentesco que os une. Teodoro usa de seu jeito nada ortodoxo para resolver a situação, humilhando Letícia e deixando-a arrasada. Sentindo-se sozinha e abandonada a própria sorte, Letícia conhece o jornalista Lucas (Dalton Vigh), que a ajuda e apoia nos momentos mais difíceis. Lucas é um homem em busca de vingança, que mudou-se do Mato Grosso para o Recife disposto a fazer o responsável pelo suicídio de seu pai pagar pelo mal feito, o alvo de sua vingança é Teodoro.

Lucas

Decepcionada com tudo Letícia decide começar do zero. A desilusão com Aquiles é tão forte que sua forma de dar a volta por cima é mudar radicalmente. Ela faz com que Aquiles acredite que esteja morta após um acidente de helicóptero e adota uma nova identidade. Passando a se chamar Luíza, ela se torna mais forte e segura.

Natália é corroída pelo remorso de ter concordado com a troca dos bebês e vive com Teodoro uma relação cheia de amargura, ela não o ama e muito menos admira. No passado viveu uma grande paixão por Policarpo Quaresma (Gianfrancesco Guarnieri), homem simples, que vive da pesca e nunca a esqueceu. Juntos eles revivem esse amor do passado e levantam o tema das relações afetivas na terceira idade.

Policarpo Quaresma

Amiga de Letícia/Luíza, Janine (Ana Cecília), é uma locutora de rádio alto astral, que apresenta o programa "Alegria de Viver". Ela se envolve com Zé (Petrônio Gontijo), cara inseguro e instável, seu extremo oposto. Tenta proteger a amiga de Aquiles, quando ele parece se aproximar demais da verdade, já que acredita que ela morreu, e incentiva o romance de Letícia/Luíza com Lucas.


No núcleo cômico, o casal Raquel (Micaela Góes) e Douglas (Felipe Folgosi), divertiram o público. No início da trama, os dois estão de casamento marcado, mas Raquel abandona o noivo no altar, ao ficar a par da grande farra que foi a despedida de solteiro dele, fotografado em poses comprometedoras ao lado de várias mulheres. A verdade é que bêbado, Douglas não fez nada além de ser vítima da pegadinha de seus amigos. Esclarecida a situação, os dois se casam, mas ambos brigam demais e não conseguem se entender. Separados, resolvem buscar outros pares, mas ainda se amam verdadeiramente. Mesmo assim, Douglas sob o codinome Abelardo conhece Heloísa numa sala de bate-papo da internet. Quando se encontram, Heloísa é ninguém mais ninguém menos que Raquel. Entre encontros e desencontros, eles entendem que nasceram um pro outro.

Douglas

A trama também abordou a AIDS através do mulherengo Amaro (Jayme Periard), advogado corrupto e mau-caráter, que destrói seu casamento ao infectar com o vírus, a esposa Leonor (Martha Mellinger).

Leonor

Em Maio de 2000, a Record decidiu implantar um núcleo fixo de teledramaturgia no canal, foi quando colocou no ar Marcas da Paixão, a última novela da emissora tinha sido Tiro e Queda, que havia terminado em Fevereiro. Vidas Cruzadas estreou imediatamente após Marcas da Paixão e foi a segunda novela totalmente produzida pela emissora.

Escrita por Marcos Lazarini e Ecila Pedroso; com pesquisa de texto por Maurício Guarize; direção de Henrique Martins, Fernando Leal e Cláudio Cavalcante; direção geral de Henrique Martins e núcleo de Atílio Riccó, Vidas Cruzadas completa hoje 17 anos de sua estreia, exibida entre 20 de Novembro de 2000 e 16 de Abril de 2001, foi substituída por Roda da Vida.

o autor Marcos Lazarini

a autora Ecila Pedroso

Em sua trilha sonora, sucessos radiofônicos populares da época, dominado por inúmeras bandas de pagode e axé como Eternamente (Belo), que serviu como tema de abertura; Meus Sentimentos (Harmonia do Samba); Amor Demais (Soweto); Olhos (Leandro Lehart); Tudo Passa (Adryana e a Rapaziada); Gudibai (Banda Eva); Berreco (Claudinho e Buchecha) e ainda Teu Beijo (Família Lima); Abre Coração (Guilherme e Santiago) e 1800 Colinas (Paula Toller).




Curiosidades

- Alegria de Viver, nome do programa de rádio apresentado por Janine, era título provisório de Vidas Cruzadas

- O programa de Janine na rádio, trazia uma novidade para a teledramaturgia. Em seu programa a personagem interagia de verdade com o telespectador por correspondência, era só enviar uma carta para o programa e ela era lida na novela.

- Patrícia de Sabrit e Dalton Vigh repetiam o par romântico da novela Pérola Negra, que foi ao ar dois anos antes, no SBT.

- A veterana Laura Cardoso, trocava a Globo pela Record depois de 18 anos contratada. Mas não demorou muito a voltar para a Platinada, no ano seguinte, em 2001, já participava de um episódio de Os Normais.

- Duas atrizes afastadas das novelas há anos, retornavam a TV neste trabalho. Desirée Vignolli que fez sua última aparição em novelas em 1993, em O Mapa da Mina, fazia Dorotéia. E Narjara Turetta não fazia novela há 10 anos, quando participou de Gente Fina, em 1990. Em Vidas Cruzadas ela era Selma.

- Jayme Periard encarava pela segunda vez um papel de soropositivo, a primeira tinha sido na minissérie O Portador, de 1991.

- Vidas Cruzadas queria alcançar o padrão Globo de qualidade, para isso teve gravações na Europa, Suíça e França, e ambientou sua história em Pernambuco, para sair do eixo Rio-SP, a novela se passava no Recife com locações nas belas ilhas de Santo Aleixo e Enseada de Serrambi.

- O investimento da Record nessa trama foi maior do que na novela anterior. Marcas da Paixão tinha custos de 50 mil reais por capítulo, Vidas Cruzadas custava 70 mil reais.

- Vidas Cruzadas também foi o título de uma novela de Ivani Ribeiro, exibida pela TV Excelsior em 1965, mas nada tem a ver com essa produção da Record.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23