Há 18 Anos Estreava a Despretensiosa VILA MADALENA #25



Há 18 anos a Rede Globo exibia às 19 horas, o primeiro capítulo de Vila Madalena, novela de Walther Negrão, exibida entre 8 de Novembro de 1999 e 6 de Maio de 2000, com 155 capítulos. Foi escrita com Ângela Carneiro, Elizabeth Jhin, Júlio Fischer e a colaboração de Paulo Cursino e Thelma Guedes. Na direção, Fabricio Mambert e Marcus Alvisi, com direção geral e de núcleo de Roberto Naar e Jorge Fernando.



Solano (Edson Celulari) é noivo de Eugênia (Maitê Proença) e ela está grávida, tudo seria perfeito se ele não estivesse desempregado. Ela trabalha como secretária para o empresário Arthur Junqueira (Herson Capri), que nutre uma forte paixão pela funcionária. Arthur é um homem rico e sem escrúpulos, diante do desejo por Eugênia, enxerga no desemprego de Solano uma oportunidade de ter o caminho livre para conquistar a mulher que ama. Solano consegue um bico como motorista de caminhão para transportar uma carga importante. Feliz com a possibilidade de ser contratado pela transportadora, Solano comemora com Eugênia o trabalho e a notícia de que será pai. Mas ele é vítima de uma cilada e é preso ao ser pego transportando contrabando.

Eugênia e Solano

Em outra parte da cidade, na Vila Madalena, Pilar (Cristiana Oliveira) e Roberto (Marcos Winter), estão na igreja organizando os últimos detalhes do casamento que acontecerá em uma semana. Na saída da igreja, tentando defender a noiva do assédio de um estranho na rua, Roberto acaba provocando um acidente que mata o homem. Com o noivo preso, Pilar promete esperá-lo sair da cadeia para que se casem.



É na prisão que Solano e Roberto se conhecem e ficam amigos. Ambos são condenados há 10 anos de reclusão, mas Solano sai sete anos depois, por bom comportamento. Em liberdade, ele descobre que Eugênia está casada com o ex-patrão, Arthur, criando seu filho Lucas (Guilherme Vieira), que ele ainda nem conhece, ao lado do homem que foi o grande mentor de sua prisão. Eugênia forma com Arthur uma família aparentemente feliz, além de Lucas, teve com o marido a menina Laurinha (Nathalie Figueiredo), e Arthur é capaz de tudo por sua família, mas ela ainda ama Solano. Que por sua vez, cai numa armadilha do destino ao atender um pedido que Roberto lhe fez na prisão: entregar uma carta a Pilar. Ao conhecer a noiva do ex-colega de cela, Solano se encanta por Pilar. Os dois acabam se apaixonando, mas não se envolvem em respeito a Roberto.

Pilar e Solano

Mas Pilar e Solano não resistem muito tempo a paixão e quando Roberto sai da cadeia precisam explicar seu envolvimento. Mas Pilar, sensibilizada pelo entusiasmo de Roberto em retomar os planos de casamento interrompidos com sua prisão, decide dar mais uma chance aos dois. Assim, os casais originais retomam suas parcerias, Pilar fica com Roberto mesmo amando Solano, e Eugênia se separa de Arthur e reconcilia-se com Solano, ainda apaixonado por Pilar.

Solano e Arthur

Ao longo da trama Arthur inferniza a vida de Solano e Eugênia, usando até mesmo a guarda dos filhos para tentar separá-los, termina preso, pagando por seus crimes. Roberto descobre a paixão de Pilar e Solano e resolve deixar a noiva livre para viver seu amor, ele termina nos braços de Luíza (Helena Fernandes), uma nova paixão. Solano fica dividido entre Eugênia e Pilar até os últimos capítulos. O grande suspense no final da história é quem Solano escolherá. Ele se despede de Eugênia, que a essa altura assumiu os negócios de Arthur, e parte num passeio de barco ao lado do filho Lucas e sua irmã Laurinha, com Pilar, que teve um filho de Roberto e está grávida de Solano, num dos finais mais singelos e bonitos que já vi.



Vila Madalena também contou as histórias da família de Solano. O pai Ângelo (Flávio Migliaccio), ex-soldador de metalúrgica, homem humilde e rude, porém bom. A mãe Deolinda (Laura Cardoso), mulher simples, que tem sempre uma palavra amiga, exímia cozinheira, que ajuda os amigos com ervas e simpatias. Os irmãos, Nancy (Carla Marins), que vive um romance com o músico Hugo (Thierry Figueira), irmão mais novo de Roberto, e Zezito (Marcelo Farias), motoboy conhecido como Cachorro Louco, mulherengo que se envolve com Nina (Ana Furtado) e Bia (Suzana Werner), mas se apaixona de verdade por Zu/Zuleika (Fernanda Rodrigues).

Ângelo e Deolinda

Deolinda e Nancy

Nancy e Laurinha

Zu é sobrinha de Pilar, filha de seu irmão Donato (Mario Gomes) e Raquel (Luíza Tomé). Patricinha mimada e superprotegida, é mal acostumada por causa do assédio constante dos garotos. Fútil, se interessa por Zezito, mas vive em atrito com ele por causa de seu jeito simples e largado. O pai e a mãe são donos de um restaurante na Vila Madalena. Enquanto ele faz as vezes de anfitrião e relações-públicas do local, ela, mais dinâmica que o marido, garante o bom funcionamento da cozinha e dos demais serviços.



As irmãs Bibiana (Yoná Magalhães) e Margot (Rsamaria Murtinho), são mãe e tia de Pilar e Donato respectivamente. Bastante diferentes, Margot é extremamente vaidosa e cética em relação aos produtos que comercializa em sua loja de artigos esotéricos, enquanto Bibiana mais sóbria e naturalmente elegante, é formada em arquitetura e mantém um ateliê no porão de sua casa. As duas vivem as turras, de forma bem humorada.

Bibiana e Pilar

Vizinho das irmãs Bibiana e Margot, o solitário Seu Menêz (Ary Fontoura) é um cinéfilo inveterado. Solteirão aposentado, trabalhou a vida toda como projecionista de um cinema em Pinheiros. Coleciona cartazes e frases de filme, sua casa mais parece um saguão de cinema. Tem uma vida sossegada e curte uma paixão platônica por Bibiana. Sua tranquilidade é abalada com a chegada dos sobrinhos Bia e Guga (Daniel Marinho), que agitam sua pacata rotina ao serem deixados pela mãe Elvira (Silvia Bandeira), aos cuidados do tio, enquanto esta faz uma longa viagem.



A dupla Lilica (Betty Gofman) e Aricanduva (Oscar Magrini) era a responsável por arrancar gargalhadas do público. Ela, empregada na casa de Bibiana e fanática pelo Palmeiras, ele, garçom no restaurante de Donato e Raquel, nas horas vagas tocava zumba no CTN (Centro de Tradições Nordestinas). Estão noivos há oito anos e ele vive adiando o casamento, o que gerava motivo para grandes confusões e arranca-rabos entre o casal.

Lilica e Alfredo

Vila Madalena foi uma novela despretensiosa e pouco memorável, que ficou espremida entre duas tramas bem superiores, foi antecedida pela ótima Andando nas Nuvens, uma das melhores da década no horário, e sucedida por Uga Uga com seu inesquecível índio seminu durante toda a novela. Era uma história com poucas novidades, que trouxe o bom e velho Walther Negrão, repetindo diversos clichês com uma roupagem nova, mais urbana. Foi uma trama bastante mediana, mas agradável, que vale a lembrança pelo bom elenco com o qual contou.

Sua trilha nacional foi bastante caprichada, o repertório era recheado de hits radiofônicos da época: Ana Carolina era o tema de Raquel, com Tô Saindo; Roberto era embalado pela doce Bem Querer, de Maurício Manieri; Paciência, de Lenine, era o tema de Solano; Vanessa Rangel emplacava seu terceiro hit em uma novela, cantando o tema de Nancy, Do Avesso; Maria Bethânia cantava o tema de Eugênia, Resto de Mim; a empolgante Rebola na Boa, da sumida banda Mr. Jam, agitava a trama como tema geral; a linda e melancólica Certas Coisas, interpretada por Milton Nascimento, servia de tema para a ponderada Bibiana, e até Xuxa deu as caras nessa trilha, com Profecias. Mais Lulu Santos, Os Paralamas do Sucesso, LS Jack e Paula Hunter, compunham a gostosa trilha nacional da novela.



Em contrapartida, a trilha internacional não teve o mesmo esmero na escolha das canções, o álbum foi pouco marcante: Could This Be Love, de Jennifer Lopez, serviu de tema para Solano e Eugênia; You're My # 1 (Enrique Iglesias), era tema de Pilar e Solano; Westlife com If I Let You Go, embalava Hugo e Nancy; Alejandro Sanz fazia o tema de Arthur, com Lo Vez?; When You Say Nothing At All, de Ronan Keating, era o tema de Lilica.



Curiosidades:

- O título provisório de Vila Madalena era Sexo Oposto

- Cristiana Oliveira e Marcos Winter tinham seu terceiro encontro em uma novela depois de Pantanal e Corpo Dourado. Mas Cristiana disse em uma entrevista que era uma grande coincidência, porque Pilar seria feita por Giulia Gam, que precisou recusar o papel.

- Walther Negrão teve a ideia de escrever a novela durante as compras em um supermercado de Vila Madalena, bairro de São Paulo, onde morava há seis anos na época.

- O autor estava sem escrever uma novela para o horário das 7 há dez anos, seu último trabalho na faixa tinha sido Top Model, em parceria com Antônio Calmon, em 1989.

- O ator Oscar Magrini, que interpretava Aricanduva, se destendeu com a produção da novela e acabou demitido, saindo da história antes da metade.

- Como locação foram utilizados restaurantes, bares e lojas conhecidos na Vila Madalena.

- Vila Madalena não tinha uma abertura fixa, cada dia era apresentado um clipe musical da trilha da novela, com os créditos aparecendo na tela.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23