Há 27 Anos Estreava LUA CHEIA DE AMOR #28



A famosa peça de Pedro Bloch, Dona Xepa, recebeu uma nova roupagem no início dos anos 90, treze anos depois da novela Dona Xepa, escrita por Gilberto Braga em 1977, ser exibida pela Rede Globo. A emissora catapultou os autores Ricardo Linhares, Ana Maria Moretszohn e Maria Carmem Barbosa, sob a supervisão do próprio Gilberto Braga, para escreverem Lua Cheia de Amor, uma nova versão para a clássica peça de Bloch.

A estreia de Lua Cheia de Amor aconteceu no dia 3 de Dezembro de 1990, e hoje completa 27 anos de seu primeiro capítulo. Como colaboradora, Márcia Prates, e na direção Roberto Talma, Flávio Colatrello, José Carlos Pieri e Fred Confalonieri.

os autores: Ana Maria Moretszohn, Ricardo Linhares e Maria Carmem Barbosa

Genuína Miranda (Marília Pêra), a Genú, é uma mulher batalhadora, que trabalha como camelô e há anos foi abandonada pelo marido Diego (Francisco Cuoco), mas continua esperando pelo seu retorno. Ela dá um duro danado para que seus filhos, Rodrigo (Roberto Bataglin) e Mercedes (Isabela Garcia), tenham as oportunidades de vida que ela não teve, mas sofre com desprezo deles, que não aceitam a natureza da mãe, uma mulher extremamente simplória.

Genú

Rodrigo é centrado e estudioso, aproveitou os esforços da mãe para se preparar e sonha em ser cineasta. Começa sua escalada profissional ao receber um prêmio num concurso e deseja morar sozinho, o que naturalmente vai afastá-lo da mãe, ideia que deixa Genú arrasada. Ainda assim, Rodrigo é um filho mais carinhoso que sua ambiciosa irmã Mercedes.

Genú, Rodrigo, Flávia, Alvarenga e Urbano

Muitas vezes agressiva com a mãe, Mercedes é a mais inconformada com a pobreza, mas não é esforçada como Rodrigo. Sonha com um casamento milionário para sair da realidade em que vive. Também deseja dar uma vida melhor para Genú, mas morre de vergonha de seu jeito simples e modos meio grosseiros. Ela conhece e se apaixona por Augusto Souto Maia (Maurício Mattar), herdeiro primogênito dos ricos e sofisticados Laís (Susana Vieira) e Conrado Souto Maia (Cláudio Cavalcante), mas acredita que ele seja pobre porque o vê dirigindo um táxi. Augusto deixa Mercedes acreditar que ele é pobre para testar se o seu sentimento é sincero ou apenas interesse, e segue com a farsa de taxista pobre.  O que faz com que Mercedes mesmo amando de verdade o ricaço, termine tudo com ele.

Mercedes e Augusto

Mercedes conhece Douglas (Rodolfo Bottino), de família rica, porém falida. Ela finge ter dinheiro para se aproximar do suposto milionário, que interessado em um casamento de conveniência, para tentar tirar a família da falência, começa a namorá-la pensando se tratar de uma moça de posses. O relacionamento de Douglas e Mercedes é uma grande enganação de ambas as partes, e os dois só descobrem a verdade sobre cada um depois de casados.

Genú e Douglas

Douglas é filho de Jordão (Carlos Zara) e enteado de Kika (Arlete Salles), uma deslumbrada socialite. Eles também são pais de Olívia (Carol Machado). Kika Jordão, busca desesperadamente estar nas páginas das colunas sociais e ser amiga da elegante Laís Souto Maia, sua referência de luxo e sofisticação, a quem idolatra. Para se aproximar de Laís, Kika é capaz das maiores loucuras, se metendo em inúmeras situações hilárias.

Kika Jordão em dois momentos

Apesar de formarem uma família feliz, os Souto Maia também tem problemas. Augusto é o filho mais equilibrado, suas irmãs Patrícia (Maria Mariana) e Isabela (Drica Moraes) dão um pouco mais de trabalho e preocupação a Conrado e Laís. Isabela tem sérios problemas psicológicos, agravados por uma cleptomania. Quando ela se envolve com Wagner (Mário Gomes), todos acham que ele é o que Isabela precisava para se curar de seus problemas, mas sua condição piora ainda mais, porque Wagner é um mau-caráter interessado apenas em dar o golpe do baú, casando-se com a cleptomaníaca. Já Patrícia, ressentida pela atenção dedicada a irmã, torna-se um pouco rebelde, envolvendo-se com Hugo (Marcelo Faria), rapaz de pouca boa índole. Mas enquanto Patrícia vê seu amado regenerar-se, Isabela come o pão que o diabo amassou nas mãos de Wagner, e tem seu final feliz ao lado de Lourenço (Felipe Martins).

Conrado e Laís

Isabela e Douglas

Lourenço é o melhor amigo de Rodrigo, e escondeu por muito tempo sua paixão por Flávia (Renata Laviola), namorada do amigo. Quando o filho de Genú passa a frequentar a alta roda carioca e se envolve com a melhor amiga de Laís, Rutinha (Sílvia Bandeira), Lourenço tem o caminho livre para declarar-se a amada, mas só conhece o verdadeiro e correspondido amor ao lado de Isabela.

Lourenço, Isabela, Conrado e Laís

Em meio a todas essas histórias, Diego (Francisco Cuoco), o marido de Genú, reaparece com outra identidade, Esteban Garcia. Genú fica totalmente balançada com o retorno do "falecido" marido e dividida entre ele e o fiel amigo Túlio (Geraldo Del Rey), que esteve ao seu lado dando força e apoio em todos os momentos, principalmente quando Diego desapareceu, e mesmo apaixonado por Genú sempre respeitou seu luto pelo abandono.

Túlio, Genú e Diego

Apesar da repercussão e audiência abaixo do esperado, Lua Cheia de Amor foi uma novela redonda, sem barriga e deliciosa. Tinha humor, romance e assuntos sérios e leves na medida. Bem como interpretações marcantes como as de Drica Moraes, em sua segunda novela, fazendo um papel bem diferente de sua estreia um ano antes, como a engraçada empregada Cida, em Top Model, Isabela era rica e cleptomaníaca, personagem densa e séria, com um tipo de humor nervoso, totalmente o oposto de Cida. Isabela Garcia também arrasou com a aprendiz de vilã Mercedes, na contramão de todas as mocinhas que havia feito até então, não chegava a ser uma vilã de fato, mas tinha momentos bem desprezíveis. Arlete Salles brilhou intensamente e sua Kika Jordão com seus bordões inesquecíveis "fofa (o)" e "translumbrante" foi um daqueles momentos únicos na carreira de um ator, um dos papéis cômicos mais lembrados e queridos das novelas brasileiras. E obviamente Marília Pera, que colocou a bondosa e amável Genuína Miranda em seu extenso rol de grandes interpretações.



As trilhas sonoras de Lua Cheia de Amor também não fizeram feio. Na coletânea nacional, Julio Iglesias abria o disco com Só Você Vai Me Fazer Feliz, versão de Can't Help Falling Love, de Elvis Presley, que era tema de Genú; Luz da Lua (Ana Belém), tema de Augusto e Mercedes; Não Acredito (Lulu Santos), tema de Patrícia; Alpinista Social (Lenine), tema de Kika; Caleidoscópio (Os Paralamas do Sucesso), tema de Isabela; Não Diga Adeus (Fevers), tema de Lourenço; Como é Grande o Meu Amor Por Você (Oswaldo Montenegro), tema de Túlio; Bom Presságio (Guilherme Arantes), tema de Douglas; Outra Esfera (Orlando Morais), tema de Rodrigo; La Miranda (Rita Lee), tema de abertura, entre outros.



No disco internacional: You Gotta Love Someone (Elton John), tema de Rodrigo e Flávia; Heal The Pain (George Michael), tema de Augusto e Mercedes; Mujer (Roberto Carlos), tema de Genú; Let's Try It Again (New Kids On The Block), tema de Laís; I'm Free (Soup Dragons), tema de Patrícia; Crazy in Love (Kenny Rogers), tema de Isabela, e mais Mary Had a Little Boy (Snap), When I Die (Milli Vanilli), Everybody Everybody (Black Box) e All The Man That I Need (Whitney Houston), entre outros.



Curiosidades

- Lua Cheia de Amor foi uma novela feita em esquema de co-produção com a Espanha e a Itália, a Globo juntou-se as TVs Rádio Television Española (RTVE) e Radio Televisione Svizzera Italiana para realizar esse trabalho. A trama passou a ser exibida na Espanha, dois meses depois de sua estreia no Brasil, em fevereiro de 1991.

-  Joana Fomm foi a primeira atriz convidada para viver a protagonista, Genuína Miranda. A emissora trocou-a por Marília Pera devido ao seu maior reconhecimento em terras espanholas. Joana acabou protagonizando Vamp, sucessora de Lua Cheia, com grande sucesso.

- Lua Cheia de Amor substituiu Mico Preto, mas essa foi uma decisão tomada às pressas, três meses antes da estreia. Quem entraria no lugar da controversa Mico Preto, seria Perigosas Peruas, que acabou saindo do papel só em 1992. A direção da Globo alegou dificuldades para escalar o elenco adequado à novela de Carlos Lombardi.

- Na Espanha, a trama recebeu o título de Dime Luna e por aqui, seu título provisório era Bate Coração

- Nesta nova versão algumas mudanças foram feitas para se adaptar a realidade dos anos 90. Xepa virou Genú e passou de feirante a camelô. Outros nomes foram mudados.

- A atriz Carol Machado deixou a novela pouco antes do final a convite de Antônio Calmon, que criou um papel para ela em Vamp, a novela substituta.

- Cláudio Cavalcante fez Dona Xepa, em 1977, no papel equivalente ao de Augusto, e nessa versão viveu o pai do protagonista.

- Primeira novela da atriz Maria Mariana

- O ator Roberto Bataglin quase perdeu o papel de Rodrigo, devido a um problema de saúde que o fez ficar afastado das gravações, logo no início da trama. O diretor Roberto Talma já procurava um substituto para Bataglin, quando os dois se acertaram e o ator voltou as gravações.

- Maurício Mattar usaria lentes de contato verdes para dar um charme a mais ao mocinho Augusto, mas a equipe de caracterização da novela desistiu da ideia devido a dificuldade do ator em se adaptar ao acessório.

- A atriz Maria Sita, que encarnou Carmen Miranda na abertura da novela, já havia vivido, meses antes, a famosa cantora na minissérie A E I O... Urca.

- Foi a única novela de Renata Laviola, que estreou como Flávia em Lua Cheia e nunca mais foi vista em novelas.

- Em 2010, a Record fez sua versão de Dona Xepa, roteirizada por Gustavo Reiz. Maurício Mattar e Guga Coelho, que estiveram em Lua Cheia, também participaram desta versão.



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23