Há 16 Anos Estreava DESEJOS DE MULHER #38



Tudo o que você deseja na nova novela das sete...



A sofisticada Andréa Vargas (Regina Duarte) é sinônimo de elegância e referência no mundo da moda. Dona de uma grife com seu nome, o marido Bruno (José de Abreu) é seu sócio na empresa. Bem sucedida nos negócios e num casamento aparentemente feliz, a única irrealização de Andréa foi não ter tido filhos.

Andréa e Bruno

Júlia Moreno (Glória Pires) é uma dona de casa, que abdicou do jornalismo para assumir o papel de mãe e esposa em tempo integral. Casada com Renato (Cássio Gabus Mendes) e mãe de Letícia (Regiane Alves) e Bernardo (Bernardo Marinho), ela é feliz e realizada no casamento.

Júlia e Renato

Andréa e Júlia são irmãs e não poderiam ser mais diferentes. Uma briga no passado as afastou e elas nunca mais se falaram. Vivendo em mundos opostos, Andréa está inserida em uma vida de luxo e glamour, enquanto Júlia vive uma vida simples ao lado da família. A filha Letícia estuda Moda e deseja trabalhar com a tia. A relação amistosa entre Andréa e Letícia deixa Júlia enciumada, o que a leva a tentar impedir a filha de trabalhar com Andréa. Sempre que se encontram casualmente há um embate entre as irmãs. Num desses encontros, num acesso de fúria, Júlia revela para Andréa que ela é adotada, o que causa uma reviravolta na vida da estilista.



Transtornada com a novidade sobre sua origem, Andréa nem imagina que sua vida perfeita está prestes a desmoronar, com a descoberta da traição do marido Bruno com sua amiga Selma (Alessandra Negrini). Em meio a tanto infortúnio, ressurge em sua vida um grande amor do passado. O excêntrico e rico Diogo Valente (Herson Capri), é um viajante que mora num veleiro e vive a velejar. É amante da natureza e optou pela vida no mar após sofrer um revés amoroso, que o fez perder a mulher que amava. Homem generoso, maduro e charmoso, tem várias namoradas em cada praia, mas sonha reconquistar Andréa.

Andréa e Diogo

Paralelamente aos acontecimentos na vida de Andréa, a tranquilidade do mundo de Júlia também começa a se esvair com a prisão de seu marido, pego com dólares falsos. Sem entender muito bem os motivos que levaram Renato à prisão, Júlia contrata imediatamente uma advogada para defendê-lo. A profissional contratada é Fernanda (Débora Evelyn), casada com o jornalista Chico Maia (Eduardo Moscovis). Renato garante que foi vítima de uma armação, e Chico, que trabalha em uma pequena emissora de TV a cabo e ambiciona ser bem sucedido na carreira, se interessa pela história de Renato e passa a investigá-la.

Júlia e Chico

O casamento de Chico e Fernanda está em crise e não demora muito para que se separem. Se envolvendo cada vez mais na história de Júlia, que luta para provar a inocência do marido e tirá-lo da cadeia, aos poucos Chico vai se apaixonando por ela. Começando a ter dificuldades financeiras com a ausência de Renato, Júlia volta a trabalhar com o incentivo de Chico. Ela retorna ao ofício de jornalista na revista Estilo Mulher, e ao lado de Chico continua investigando a prisão de Renato.

Fernanda

Enquanto isso, a vida de Andréa, mesmo após retomar seu romance com Diogo, se transforma num verdadeiro inferno ao ter toda sua fortuna roubada por Bruno e descobrir que Selma, que se revelou uma grande inimiga, é na verdade sua irmã biológica, filha da doce Isaura (Mirian Pires), sua verdadeira mãe. Selma é a executiva responsável pela marca Andréa Vargas, que se infiltrou na empresa da estilista com intuito de ter tudo o que era dela. Ambiciosa e invejosa, ela acompanhou a vida da irmã desde pequena e ressentia-se por tudo o que Andréa conquistou. Sem escrúpulos aproximou-se da irmã sem identificar-se, se fez de amiga, conquistou o cargo de executiva e se envolveu com o marido da chefe. Mas Bruno e Selma se tornam inimigos quando ela se envolve com Beto (Marcio Kieling) e ele decide reconquistar Andréa.



Depois de algum tempo, Renato consegue se livrar da prisão. A essa altura, Júlia já se envolveu com Chico, mas deseja retomar seu casamento. Chico conhece Gilda (Drica Moraes) e tenta curar sua dor de cotovelo por Júlia em seus braços. Renato percebe que a paixão da esposa já não é mais a mesma e se interessa por Gonçala (Vanessa Gerbelli), empregada que Júlia contratou para cuidar da casa quando o marido sofre um acidente e fica paraplégico. Com a aproximação de Renato e Gonçala, o casamento de Júlia chega ao fim. Mesmo livre para Chico, ele está comprometido com Gilda. Para embolar o meio de campo, surge na vida de Júlia o escritor Alex Miller (Paulo Betti), decidido a conquistá-la.

Gilda

Em sua reta final, Andréa perde a memória e Bruno aproveita-se da situação para reatar seu casamento, passando-se por um marido apaixonado e dedicado. Ela está separada de Diogo, devido as armações de Selma, e volta para casa onde morava com o ex-marido completamente desmemoriada, acreditando em tudo que Bruno lhe diz. Manipulada pelo vilão da forma mais vil, o período em que Andréa sofre de amnésia é angustiante.



Mas nem só dos dramas de Andréa e Júlia se fez Desejos de Mulher. A indústria e o mercado de moda no Brasil atuaram como pano de fundo da narrativa. É nesse universo que se desenrolaram os desejos de várias personagens da trama. Além do ateliê de Andréa e da revista Estilo Mulher, a história conta com a agência de modelos Classy, comandada por Virgínia (Sílvia Pfeifer) e frequentada por tipos variados, como seu assistente, o booker Bill (Evandro Mesquita), que finge ser gay para conquistar as modelos, mas é apaixonado pela chefe.

Virgínia e Selma

Bill

Entre as meninas que sonham com o sucesso no mundo da moda está Gabriela (Mel Lisboa), que sai do interior para realizar seu sonho. Ela consegue uma vaga em um apartamento ocupado por modelos e consegue emprego na agência de Virgínia. Gabriela esconde que tem um filho e sua vida se complica quando o ex-namorado Beto sai da prisão e vai atrás dela e do menino. A modelo ainda conhece o DJ Nicolau (Daniel Del Sarto), filho de Bárbara (Vera Holtz), editora da Estilo Mulher, e passa a disputá-lo com Letícia, filha de Júlia.

Gabriela, Nicolau e Letícia

Um dos núcleos de humor ficou por conta do casal gay Ariel (José Wilker) e Tadeu (Otávio Muller), modificado logo no início da trama e transformado apenas em amigos que dividiam o mesmo teto. Ariel era o refinado diretor artístico da Estilo Mulher  e sua casa era habitada também por sua filha Patty (Nathália Rodrigues), pela amiga Bárbara e o filho dela, Nicolau. Mais tarde ganharam também a companhia de Virgínia e Bill. Os personagens e situações mais hilárias e absurdas se concentravam na casa de Ariel. Na metade da trama, o grupo recebe mais uma integrante, Rachel (Renata Sorrah), a mãe de Patty, que volta ao Rio disposta a conquistar a filha após 20 anos viajando pelo mundo em cima de uma motocicleta. No passado ela deixou Ariel para viver um romance com outro homem e foi proibida de levar a filha. Rachel desperta ciúmes em Bárbara e Tadeu, e também em Virgínia, com quem passa a disputar a atenção e os carinhos do ex-marido.



Com cara de novelão das 9, Desejos de Mulher muito prometeu e cumpriu quase nada. Esperou-se um grande embate entre as irmãs Júlia e Andréa, vividas por Glória Pires e Regina Duarte, dupla responsável pelas inesquecíveis Maria de Fátima e Raquel Acioli, filha e mãe, na clássica Vale Tudo. Nem de longe as irmãs da trama em questão proporcionaram os momentos antológicos de Fátima e Raquel, na novela de Gilberto Braga. As atrizes pouco contracenaram e a história se resumiu a um grande dramalhão na vida de ambas, cada uma em núcleos distantes.

Júlia e Adréa

Apesar de ter seguido um rumo bem diferente do esperado, Desejos de Mulher foi um flop delicioso. Com um elenco de grandes talentos, a beleza do núcleo das modelos e o divertido núcleo de humor capitaneado por José Wilker, valeria a pena ver de novo com certeza.

A trilha sonora nacional era um deleite musical: A Sua (Marisa Monte), tema de Júlia; Sonhos (Caetano Veloso), tema de Chico; Mutante (Daniela Mercury), tema de Gabriela; Epitáfio (Titãs), tema de Nicolau; Minha Vida (Rita Lee), tema de Virgínia e Ariel; Maresia (Adriana Calcanhoto), tema de Diogo; Muito Estranho (Cuida Bem de Mim) (Simone), tema de Andréa; Diversão (Nila Branco), tema de Selma; Depois de Ter Você (Maria Bethânia), tema de Andréa e Diogo; Na Paz (Orlando Moraes), tema de Renato; Façamos (Vamos Amar) (Chico Buarque e Elza Soares), tema de abertura, e outros.



A trilha internacional também não ficou atrás, grandes canções entraram no repertório: Stillness Of Heart (Lenny Kravitz), tema de Gabriela e Beto; Heaven Help (Angie Stone), tema de Nicolau e Xana; Flinch (Alanis Morissette), tema de Júlia e Chico; I Can't Stop Loving You (Ray Charles), tema de Andréa e Diogo; Vincent (Starry, Starry Night) (Josh Groban), tema de Alex; Gone (Kosheen); Love You Till The Day I Die (Jim Capaldi), tema de Gilda; Fallin' (Alicia Keys), tema de Renato e Gonçala; I Can See Clearly Now (Jimmy Cliff), tema de Rachel; Can't Get You Out Of My Head (Kylie Minogue), tema geral; Free (Laura); Quiero Morir En Tu Veneno (Alejandro Sanz), e outros.



Desejos de Mulher foi escrita por Euclydes Marinho com a colaboração de Ângela Carneiro, Denise Bandeira, Vinícius Vianna, Graça Motta e João Emanuel Carneiro. Sob a direção de Amora Mautner e Vinícius Coimbra, e a direção geral de José Luis Villamarim, com núcleo de Denis Carvalho. Teve 185 capítulos, foi antecedida por As Filhas das Mães e sucedida por O Beijo do Vampiro.

o autor Euclydes Marinho e a diretora Amora Mautner

o diretor geral e núcleo Dennis Carvalho




Curiosidades:

- Desejos de Mulher baseou-se no livro Fashionably Late, de Olívia Goldsmith

- A novela foi produzida a toque de caixa para estrear 3 meses antes do previsto, devido a baixa audiência de sua antecessora, As Filhas da Mãe. A novela de Sílvio de Abreu ficou muito abaixo do esperado em audiência, fazendo a Globo apressar absurdamente a estreia de Euclydes Marinho. As Filhas da Mãe, que terminaria só em abril de 2002, fechou com média de 28 pontos, o que hoje é uma marca e tanto para o horário, na época era desesperador.

- Para promover Desejos de Mulher, o Fantástico criou um concurso de modelos, onde a vencedora participaria da novela. 

- Para escrever Desejos de Mulher, Euclydes Marinho e sua equipe saíram às ruas e fizeram uma enquete com mais de mil mulheres, de diferentes classes sociais, sobre seus sonhos e desejos. Segundo o autor, 90% delas ainda sonhavam com casamento e um marido fiel.

- Júlia e Chico também foram os nomes do casal de jornalistas de Andando Nas Nuvens (1999), escrita pelo mesmo Euclydes Marinho, e vividos por Débora Bloch e Marcos Palmeira. Na minissérie Quem Ama Não Mata (1982), o autor batizou os personagens de Denise Dumont e Daniel Dantas com os mesmos nomes.

- Os atores José Wilker, Otávio Muller, Vera Holtz e Chris Couto desfilaram em um trio elétrico na sexta edição da Parada do Orgulho Gay, em São Paulo, em cenas finais da novela.

- O estilista Alexandre Herchcovitch gravou uma participação especial no papel do estilista Okky, amigo de Tadeu, que reside em Londres e vem ao Brasil em busca de inspiração para sua nova coleção. O autor decidiu convidá-lo após assistir a um documentário feito por Graça Motta, uma de suas colaboradores, em que ele dizia ter o desejo de ser ator.

- O conteúdo editorial da fictícia revista Estilo Mulher foi disponibilizado ao público em junho de 2002, com o lançamento real do site da revista, que apresentava matérias de comportamento, entrevistas, moda e variedades. A primeira edição do site trouxe uma entrevista exclusiva com o estilista Ocimar Versolato, falecido recentemente.

- A trama envolvendo Júlia, que luta para inocentar o marido preso (Renato) e se envolve com um jornalista, era a espinha dorsal da minissérie Meu Marido, apresentada pelo autor em 1991. Na minissérie os personagens equivalentes a Júlia e Renato eram Maria e Carlos, vividos por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia.

- Pela primeira vez internautas puderam escolher uma capa para o CD da trilha sonora de uma novela. Isso aconteceu no site da Globo. Havia três opções para o CD Desejos de Mulher - Internacional, todas com fotos do ator Eduardo Moscovis.

- Primeira novela da atriz Mel Lisboa após sua estreia retumbante na minissérie Presença de Anita

- Primeira novela dos atores Rodrigo Hilbert, Juliana Didone e Nathália Rodrigues

- Glória Menezes e Marcos Paulo viveriam os personagens Mercedes e Bruno, mãe adotiva e marido de Andréa respectivamente. Os papeis ficaram a cargo de Amélia Bittencourt e José de Abreu.

- Amélia Bittencourt e Hugo Carvana, que faziam os pais de Regina Duarte, eram mais velhos que a atriz apenas nove e 10 anos respectivamente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23