Na Trilha de... Elis Regina #37



Com mais de 25 músicas em trilhas de novelas e minisséries e completando hoje, 36 anos de sua morte, a sublime Elis Regina é relembrada com imenso carinho e saudade na nossa coluna musical.

Na trilha de Elis Regina, o Lembra de Mim selecionou seus 11 temas prediletos da Pimentinha das trilhas que a gente ama.

Moda de Sangue fez parte de duas trilhas diferentes. Primeiro foi tema do casal Gabriel (Carlos Vereza) e Roberta (Nívea Maria), em Coração Alado, exibida em 1980/1981. Ela, uma estudante de medicina e ele, um foragido da polícia, na novela das 8, de Janete Clair. Já em 1998, a dilacerante canção serviu de tema para o dramático casal Clara (Maitê Proença) e Clementino (Tony Ramos), na novela de Sílvio de Abreu, Torre de Babel, também do horário nobre das 20h30.


Gabriel e Roberta


Clara e Clementino



As idas e vindas do casal Paulo César (Tarcísio Meira) e Luíza (Vera Fischer), na novela Brilhante, de Gilberto Braga, também foram embaladas pela voz de Elis. Desta vez a canção escolhida foi Me Deixas Louca. A novela foi ao ar em 1981, no horário das 8. O último capítulo de Brilhante, levado ao ar em 26/03/1982, dois meses após a morte de Elis e nove dias depois de seu aniversário, em 17/03, foi encerrado com o tema do casal, em homenagem a cantora.


Paulo César e Luíza



A bela Folhas Secas também esteve presente em duas trilhas diferentes. Em O Homem Proibido, novela das 18 horas, de Teixeira Filho, de 1982, baseada em obra de Nelson Rodrigues, embalava o núcleo da Mangueira. Em Louco Amor, trama de Gilberto Braga, das 8, em 1983, era o tema de Alfredo (Fernando Torres).



Alfredo



A sábia As Aparências Enganam, primeiro marcou presença em Eu Prometo (1983/1984), novela das 10, de Janete Clair, como tema de Darlene (Dina Sfat), esposa e mãe dedicada, mulher elegante e educada, cuja maior tristeza é saber que o marido não a ama e que seu casamento é de aparências. Depois embalou com perfeição as maldades da vilã Bia Falcão (Fernanda Montenegro), em Belíssima (2005/2006), novela das 8, de Sílvio de Abreu.


Darlene e Lucas


Bia Falcão



Para Lennon e McCartney foi tema de Cláudio (Marcos Paulo), em Corpo a Corpo (1984), de Gilberto Braga. Na novela das 8, o rapaz branco, de família abastada, se envolvia com uma mulher negra, e enfrentava a oposição do pai racista, que no fim foi salvo da morte, após receber uma transfusão de sangue de Sônia (Zezé Motta), a mulher que tanto desprezava.


Cláudio e Sônia



Em 1991, o poético texto de Manoel Carlos em Felicidade foi reforçado pela bela voz de Elis Regina em sua trilha sonora. Velho Arvoredo embalava os momentos de reflexão do sério e apaixonado Álvaro (Tony Ramos), casado com a descompensada Débora (Vivianne Pasmanter), mas amando Helena (Maitê Proença).


Álvaro



A sofrida Atrás da Porta acompanhou a trajetória de Antônia (Betty Faria), em De Corpo e Alma (1992), de Glória Perez. Ela foi traída durante anos pelo marido com a bela Betina (Bruna Lombardi), e quando esta morreu, acabou sendo trocada pela transplantada Paloma (Cristiana Oliveira). Só mesmo Elis para traduzir tanta rejeição.


Antônia e Diogo



O hino Como Nossos Pais tocou na minissérie Anos Rebeldes, de Gilberto Braga, em 1992, mas não entrou no repertório selecionado para o álbum. Em 2001, a canção fez parte da trilha única de Estrela-Guia, novela das 6, de Ana Maria Moretzsohn, como tema da Comunidade de Jagatah, onde vivia a mocinha Cristal (Sandy).


Cristal e Tony



Em Pé na Jaca (2006/2007), o romance de Gui (Juliana Paes) e Lance (Marcos Pasquim), ganhou os acordes de Corsário, música de João Bosco, na magnífica voz de Elis Regina.


Lance e Gui



A gostosíssima É Com Esse Que Eu Vou representava com muita sofisticação a trama de Paraíso Tropical (2007), de Gilberto Braga, servindo de tema geral para a história que tinha como um dos temas centrais a prostituição, personificada na carismática e inesquecível personagem Bebel (Camila Pitanga).





Finalizando a maravilhosa seleção de temas preferidos na voz de Elis do Lembra de Mim, a reflexiva e melancólica 20 Anos Blues, que era o tema da elegante e apaixonada Carol (Camila Pitanga), em Insensato Coração (2011), de Gilberto Braga.


Carol




Comente o que você achou da seleção do Lembra de Mim, qual você mais gosta dessa lista e se colocaria outros temas aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23