SUAVE VENENO Estreava Há 19 Anos #36



Inspirado em Rei Lear, de Shakespere, Aguinaldo Silva criou o protagonista de Suave Veneno, Waldomiro Cerqueira (José Wilker), também baseado na história real de um nordestino que ficou milionário com uma empresa de mármore e era chamado de "Rei do Mármore" pelos jornais. Assim nasceu o poderoso dono da Marmoreal, um verdadeiro império do mármore, na novela das oito de Aguinaldo Silva, que hoje completa 19 anos de sua estreia.

Aguinaldo Silva, o autor

Com colaboração de Marília Garcia, Ângela Carneiro, Maria Helena Nascimento, Filipe Miguez e Fernando Rebello, e a direção de Marcos Schechtman, Alexandre Avancini, Moacyr Góes; direção geral de Daniel Filho e núcleo de Ricardo Waddington, Suave Veneno estreou em 18 de Janeiro de 1999.



Waldomiro é um homem rude, porém é íntegro e honesto e não gosta de ostentar riqueza. Conhecido como o "Imperador do Mármore", ele é o presidente da Marmoreal, uma empresa que há 30 anos explora jazidas de minério e o vende para empresários estrangeiros. Waldomiro também é proprietário de alguns condomínios, num deles mora toda a sua família. Além de viver com a filha mais nova, Márcia Eduarda (Luana Piovani), única solteira de suas três herdeiras, em uma das casas do local, residem no condomínio a filha do meio, a hipocondríaca Maria Antônia (Vanessa Lóes) com o marido, Augusto Ivan (Tarcísio Filho), a ambiciosa primogênita, Maria Regina (Letícia Spiller) com o marido, Álvaro Figueira (Kadu Moliterno) e os filhos Paty (Cecília Dassi) e Rafa (Herval Siqueira), e até sua ex-mulher, Eleonor (Irene Ravache), com seu tio Alceste (Sergio Viotti). Nesse núcleo ainda tem Nana (Nívea Maria), a melhor amiga de Eleonor e uma espécie de agregada da família.

Waldomiro ao centro cercado por Eleonor, Marcia Eduarda, Maria Antônia, Augusto Ivan, Figueira, tio Alceste e Maria Regina

Eleonor é descendente de uma família aristocrata, embora sem posses, e ganha a vida como marchand. Recebe pensão do ex-marido e é uma mãe zelosa, preocupada com o futuro das filhas. Ela mantem uma relação civilizada com o ex-marido, embora Waldomiro evite falar com ela. Mas quando ele hospeda em sua casa a misteriosa Inês (Glória Pires), após ser responsável por um acidente que a faz perder a memória, Eleonor, junto com as filhas, se opõe a situação.

Eleonor, Nana e Maria Regina

Waldomiro tem como hobbie dirigir um táxi pelas ruas da cidade, e é num desses passeios que Inês entra em seu carro, confundindo-o com um taxista. Antes que Waldomiro posso desfazer o engano, os dois sofrem um acidente na estrada. Ele sai ileso, mas Inês perde a memória, e sem lembrar de nada sobre si é acolhida por Waldomiro, que se sente em dívida com a desconhecida. Ele quer que Inês fique hospedada em sua casa até recobrar a memória, mas com toda a família contra uma estranha dentro do condomínio, Inês se sente encurralada. Waldomiro começa a se apaixonar por Inês e compra briga com todos para protegê-la. Não demora muito para que Inês, vulnerável por sua condição, renda-se a paixão de Waldomiro.

Waldomiro e Inês

Desconfiada que Inês possa ser uma golpista, Maria Regina investe pesado contra ela. A seu favor, além de Waldomiro, Inês conta com o apoio da advogada Clarice (Patrícia França), que presenciou o acidente e cuida para que Waldomiro não fuja de suas responsabilidades. O grande pavor de Maria Regina é que Inês e Clarice estejam mancomunadas para aplicarem um golpe em Waldomiro, pondo em risco seu patrimônio. Ela, que despreza o pai por sua origem humilde, não está preocupada com ele, mas exclusivamente com sua herança.



As desconfianças de Maria Regina provam-se verdadeiras quando Inês rouba valiosos diamantes de Waldomiro e desaparece sem deixar rastros. Tudo era parte de um plano de vingança arquitetado por Clarice, filha bastarda do nordestino, nunca reconhecida pelo mesmo. Na verdade, Waldomiro nunca soube da existência dessa filha, mas Clarice cresceu acreditando que o pai era um grandessíssimo canalha, e decidiu cobrar o que lhe era de direito por métodos não ortodoxos. Inês foi apenas um instrumento nas mãos de Clarice, ela aceitou participar do plano da advogada em troca da defesa de seu irmão Adelmo (Ângelo Antônio), presidiário que cumpriu sua pena e continuou preso.



Quando Inês desaparece, levando uma fortuna em diamantes, Waldomiro fica desorientado e vulnerável aos ataques da família. Aproveitando-se do momento, Maria Regina assume a presidência da Marmoreal no lugar do pai, que não oferece grande resistência. Ele divide o poder entre as filhas e se afasta.

Aos poucos, afastado da família, Waldomiro se recupera do golpe que sofreu, abre um pequeno negócio e reencontra Inês sob outra identidade. Na verdade, Inês era uma falsa identidade para Lavínia, mulher humilde, que vive no subúrbio com o irmão, Adelmo e o sobrinho, Júnior (Vinícius de Oliveira), e trabalha como camelô. O reencontro entre Lavínia e Waldomiro provoca o início de uma tumultuada relação de paixão e negação.



Na metade da trama, Clarice é misteriosamente assassinada. O "quem matou?" torna-se um dos mistérios que se estende até o final da novela. Augusto Ivan, um dos genros de Waldomiro, casado com Maria Antônia, é revelado como o assassino da advogada. Ele desviava dinheiro da Marmoreal, ficou sabendo dos diamantes que a moça tinha roubado e tentou extorqui-la. Como não conseguiu, acabou matando-a e, em seguida, tentou fugir com o dinheiro do sogro. Ao ser desmascarado, tenta escapar, mas é atropelado por um táxi.



A família suburbana de Augusto Ivan, com a qual ele não tem quase nenhum contato, e que vive no condomínio Bege Bahia, de propriedade de Waldomiro e onde moram diversos personagens, é composta pelos irmãos Leonardo (Mateus Rocha) e Marina (Deborah Secco), a tia-avó Maria do Carmo (Eva Todor) e o primo Uálber (Diogo Vilela).

Uálber, Maria do Carmo e Edilberto

Marina

Leonardo


Uálber Cañedo é um guru homossexual, que tem como principal cliente a elegante Eleonor. Seu fiel assistente é o divertido e atrapalhado Edilberto (Luís Carlos Tourinho). No início da trama, Uálber é apenas um charlatão, mas no decorrer da história descobre ter poderes de verdade. Platonicamente apaixonado pelo machista Claudionor (Heitor Martinez), que trabalha no bar do Gato (Nuno Leal Maia), vizinho do Bege Bahia, o rapaz namora Eliete (Nívea Stelmann), empregada na casa de Waldomiro, que sonha ser a "Garota do Bumbum Dourado", concurso do Domingão do Faustão, e ficar famosa. Eliete é ninfomaníaca e tem uma intensa relação com Claudionor, que a princípio detesta saber do interesse de Uálber por ele, mas com o tempo acaba desenvolvendo um carinho de amigo pelo guru, até mesmo defendendo-o de ataques homofóbicos.


Dona Maria do Carmo é uma senhorinha adorável, que de tão boa não enxerga a verdadeira face das pessoas: a orientação sexual do filho, Uálber; o mau-caratismo de Augusto Ivan; os métodos de Marina para fazer sucesso; a canalhice do marido Genival (Jorge Dória), que retorna após anos de abandono; e até as escapulidas da vizinha Carlota Valdez (Betty Faria), uma respeitosa viúva durante o dia, mas que vive uma vida dupla, transformando-se à noite na voraz amante de Figueira, o marido de Maria Regina.

Maria do Carmo e Genival

Carlota Valdez

Maria Regina, por sua vez, acaba se envolvendo em um tórrido romance com Adelmo, irmão de Lavínia, que apaixona-se pela vilã, assim que Clarice morre. O ex-presidiário amava a advogada que o tirou da cadeia, e com Clarice ainda viva, tornou-se alvo do desejo da desequilibrada Regina. Após o assassinato de sua meia-irmã, Maria Regina passa a viver uma relação de domínio e submissão com Adelmo, a quem contrata como motorista particular. O romance dos dois é conturbado, mas a megera realmente se apaixona por seu subalterno.

Regina e Adelmo

Outra relação complicada envolve Eleonor, Eliseu (Rodrigo Santoro) e Márcia Eduarda. A primeira se apaixona por Eliseu após impedi-lo de cometer suicídio numa via pública, descobre que ele é um pintor fracassado e o transforma em seu protegido. Eleonor incentiva Eliseu a voltar a pintar e devolve ao rapaz a inspiração, mas o que ele sente pela marchand é admiração e uma profunda gratidão. Quando Eliseu conhece Márcia é paixão à primeira vista, os dois se envolvem sem imaginar a ligação que os aproxima. Ela não imagina que Eleonor conheça Eliseu e ele nem sonha que sua protetora é mãe da mulher que ama. Quando o imbróglio é descoberto, todos saem magoados. Márcia rompe com Eliseu e se envolve com o ex-cunhado, Figueira, a essa altura separado de sua irmã. Eliseu inicia um namoro com Gilvânia (Samara Felippo). E Eleonor se envolve com o misterioso Marcelo Barone (Fúlvio Sfanini), vigarista que convence Eliseu a falsificar quadros de Salvador Dalí e Michelângelo, fato que acaba mandando o pintor para a prisão. Ao cumprir sua pena, Eliseu reencontra Márcia Eduarda e os dois se acertam, tendo finalmente seu final feliz. Gilvânia fica com Figueira. E Eleonor acaba sozinha ao descobrir que Barone era o próprio demônio encarnado, revelação feita por Uálber.

Eliseu

Márcia Eduarda e Eleonor

Após inúmeras maldades e sandices, Maria Regina tem um fim trágico ao fugir da polícia, levando Adelmo de refém. Encurralada, ela joga seu carro contra um precipício, tirando a própria vida e a de Adelmo.



Carlota Valdez volta a viver sua vida dupla, após formar um triângulo amoroso com Waldomiro e Lavínia. De dia, uma viúva honesta e na calada da noite, retorna a prática de seu "inominável" com outros homens, já que Figueira termina feliz ao lado de Gilvânia.



Waldomiro e Lavínia se casam e logo depois ela dá à luz um filho dele.

Suave Veneno não atingiu os índices esperados e é considerado um fracasso de audiência. A improvisada morte de Clarice, uma das principais personagens da trama, que não estava prevista na sinopse, foi o divisor de águas que ajudou a afundar a novela. Apesar do flop, Suave Veneno teve figuras marcantes, que ficaram eternizadas na memória teledramatúrgica brasileira, a vilã Maria Regina e o vidente Uálber Cañedo, por exemplo, são personagens inesquecíveis.

A trilha sonora nacional, estampada por Patrícia França, contava com as canções: Suave Veneno (Nana Caymmi), tema de abertura; Mais Feliz (Adriana Calcanhoto), tema de Maria Regina; Pela Vida Inteira (Kiloucura), tema de Eliete; É o Amor (Maria Bethânia), tema de Lavínia; Frisson (Banda Eva), tema de Marina; Sozinho (Caetano Veloso), tema de Eliseu; Bem Maior (Roupa Nova), tema de Uálber; Nascente (Flávio Venturini com participação de Ed Motta), tema de Clarice e Adelmo; Firmamento (Orlando Moraes), tema de Márcia Eduarda; Casa, Comida e Paixão (Elba Ramalho), tema de Waldomiro, e outros.



Na trilha internacional, estampada por Diogo Vilela, a seleção contou com: Do You Know Where You're Going To (Mariah Carrey), tema de Carlota Valdez; Y Si Fuera Ella? (Alejandro Sanz), tema de Waldomiro e Lavínia; To Love You More (Celine Dion), tema de Márcia Eduarda; Canto Della Terra (Andrea Boccelli), tema de Eleonor; That I Would Be Good (Alanis Morissette), tema de Maria Regina; Big Big World (Emilia), tema de Marina; As (George Michael), tema de Gilvânia; Una Historia de Amor (La Sociedad), tema de Nana; Everything I Do (I Do It For You) (Brandy), tema de Uálber, e outros.




Curiosidades:

- Depois de várias tramas ambientadas no agreste, Aguinaldo Silva se aventurou a escrever uma história urbana. Sua novela anterior no gênero foi O Outro, exibida em 1987.

- Além da referência a Rei Lear, de Shakespeare, o autor fazia alusão a outros personagens clássicos em Suave Veneno, um exemplo era a personagem Eleonor de Irene Ravache, que foi inspirada na rainha inglesa Eleanor de Aquitânia, vivida por Katherine Hepburn, no filme O Leão no Norte.

- Letícia Spiller estudou Macbeth, pra basear sua Maria Regina em Lady Macbeth.

- O mistério da desmemoriada Inês, que desaparece e ressurge com a personalidade de outra mulher, Lavínia, é o mesmo mote do clássico filme Um Corpo que Cai, de Alfred Hitchcock. No mesmo filme, uma das personalidades da personagem de Kim Novak era Carlota Valdez, mesmo nome de Betty Faria na trama.

- Portugal assistiu a novela no mesmo ano em que ela foi exibida no Brasil. Suave Veneno também foi vendida para a Argentina, Cabo Verde, Estônia, Letônia, República Dominicana, Rússia e Venezuela.

- Patrícia França substituiu Isabel Fillards, a quem foi dado a personagem Clarice num primeiro momento. Isabel declinou do convite e Patrícia entrou em seu lugar.

- O grande erro na condução de Suave Veneno, talvez tenha sido, a advogada Clarice Ribeiro, uma das personagens chave da história ter sido retirada da trama com um assassinato mal ajambrado, na tentativa de subir a audiência, mas que prejudicou ainda mais a novela. Clarice era a alma da história e sua saída foi uma tremenda perda para a trama.

- Nos bastidores, José Wilker andava pelos corredores com uma camiseta com os dizeres: "Suave Veneno, eu sobrevivi."

- Inconformado com o fracasso de Suave Veneno, Aguinaldo Silva demonstrou interesse em recontar sua versão de O Rei Lear, e assim o fez na novela Império (2014/2015). Mas essa novela nada teve a ver com a história de 1999.

- Suave Veneno teve 209 capítulos, foi antecedida por Torre de Babel e sucedida por Terra Nostra.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23