Há 26 Anos Estreava PERIGOSAS PERUAS #40



Escrita por Carlos Lombardi, com colaboração de Maurício Arruda, supervisão de texto de Lauro César Muniz e direção geral de Roberto Talma, Perigosas Peruas estreou no horário das sete, em 10 de Fevereiro de 1992, completando hoje 26 anos de seu primeiro capítulo.

o autor Carlos Lombardi

Ambientada em São Paulo, Perigosas Peruas conta a história das amigas Cidinha (Vera Fischer) e Leda (Sílvia Pfeifer). As duas nasceram no mesmo dia, cresceram juntas, estudaram no mesmo colégio e na mesma universidade. Mas cada uma seguiu um caminho: Cidinha se dedica à casa e à família e jamais trabalhou fora; Leda investe na carreira jornalística e tem aversão a casamento e filhos. Mesmo satisfeita com suas escolhas, uma sente inveja do estilo de vida da outra.

Leda e Cidinha

O elo entre as duas é Belo (Mário Gomes). Ele é casado com Cidinha, que engravidou na mesma época que a amiga, ainda na faculdade. O que Cidinha não sabe é que Leda também esperava um bebê de Belo. As duas dão à luz no mesmo dia, no mesmo hospital. A filha de Cidinha nasce morta, e Belo a troca pelo bebê de Leda, também uma menina, sem contar nada a nenhuma das duas. Arrasada por acreditar que perdeu a criança, Leda vai para o exterior e se dedica à profissão.




Anos depois, Leda volta ao Brasil, ela descobre a troca das crianças e passa a disputar com Cidinha o amor de Belo e a guarda da filha, a adolescente Tuca (Natália Lage), que vive um grande conflito ao tomar conhecimento da verdade.



Paralelamente às disputas entre Cidinha e Leda, Belo se envolve com os negócios escusos da família Torremolinos, uma alusão ao filme O Poderoso Chefão (1972), de Francis Ford Copolla. Outros personagens envolvidos nessa trama são o corrupto delegado Venâncio (Flávio Migliaccio), pai de Cidinha, e os policiais Pulinho Pamonha (Tato Gabus), Téio (Rômulo Arantes), Giovanni (Gerson Brenner), Johann (Irving São Paulo), Romano (Alberto Baruque) e Joana (Fabiana Scaranzi).

Téio, Johann e Giovanni

Dominada pelo humor típico de Carlos Lombardi, Perigosas Peruas era repleta de núcleos divertidos, como o casal Téio e Téia (Bianca Byington), que proporcionou cenas hilárias à história. Otávio - Téio, como é chamado pela mulher -  trabalha com o delegado Venâncio e é atrapalhado como seus companheiros. Faz o tipo de homem fortão, que resolve tudo na base da força física, mas em casa, apanha da mulher. Staphanie Bergman Dalla Chiesa, a Téia, é filha de Vívian (Nicette Bruno) e mora com o marido na casa da mãe. Prepotente e cheia de si, Téia vive batendo no marido, esteja na frente de quem for, mas é apaixonada por ele.

Joana, Téio e Téia

Em casa Cidinha corta um dobrado com a sogra Gema (Nair Bello), outra personagem impagável, que mima o filho Belo e põe defeito em tudo o que a nora faz. Dá a maior força para Belo ficar com Leda, só para que se separe de Cidinha. A esposa de Belo também tem um irmão. João Falcão (Felipe Martins), conhecido por João Maluco, vive sozinho em uma pensão e se vira desde os dez anos. Trabalha em uma pizzaria, mas sonha ser bombeiro, o que nunca conseguiu realizar por ser míope. Tem uma péssima relação com o pai, Venâncio, e também não fala com a irmã Cidinha, que se preocupa com ele. Apesar de não se falarem por causa de uma traição de Belo, que tentou alertar a irmã sobre a infidelidade do marido, sendo acusado de intrigueiro, Cidinha ama o irmão e zela por ele à distância. Com temperamento autodestrutivo, se acha um injustiçado em potencial, morre de medo de gostar de alguém, por causa do passado de rejeição. Desde que o pai mentiu sobre a morte de sua mãe, fazendo-o acreditar que era culpado, tornou-se calado, ressabiado, mal-encarado, quase um bicho do mato, e vive como um abandonado. Mas tudo muda de figura, quando ele conhece Maria Doida (Sílvia Buarque) por quem se apaixona e vive um romance chapliniano. Mais tarde se reaproxima de Cidinha, conquistando o coração dos sobrinhos que mal conhecia.

Belo, Cidinha, Zazá e Tuca

Gema e Cidinha

Tuca (Natália Lage), Toninho (Igor Logullo) e a pequenina Zazá (Adriana Tausz), são os filhos de Cidinha. A menina Tuca, na verdade Andrea, é uma adolescente esperta e inteligente, que é fã da jornalista Leda, sem nem imaginar que ela é sua mãe biológica. Ao descobrir que foi trocada na maternidade pelo pai e criada como filha por Cidinha, a garota entra em conflito de identidade.

Tuca, Zazá e Toninho

Jaú (Alexandre Frota) é um homem misterioso, que trabalha para o chefão da máfia, Franco Torremolinos (Cassiano Gabus Mendes). Ele guarda segredo sobre sua verdadeira função na casa e ao se envolver com Manuela (Cláudia Lira), neta de Franco, complica o cumprimento de sua tarefa na casa. Ele também tem um caso ardente com Leda.

Leda e Jaú

Na mafiosa família Torremolinos, encontram-se ainda Cervantes (John Herbert), pai de Manuela, e filho mais velho de Franco, que não tem índole de gângster, mas briga com o irmão mais novo pela sucessão familiar, mas logo se percebe que se os negócios caíssem em suas mãos, toda a família iria a falência na semana seguinte. Envolve-se em triângulo amoroso no qual uma das mulheres é o que a família uqer para ele, e a outra significa a sua essência de homem bom. Hector (Guilherme Karan), o caçula ambicioso dos Torremolinos, é totalmente infiel ao pai e ao irmão. Ludibria todo mundo e rouba a própria família. É casado com a perua Diana (Beth Goulart), com quem mantem uma relação sadomasoquista. Diana é uma perua perigosa, que bebe sem parar e passa o tempo tentando chamar a atenção do marido, fugindo de casa e escandalizando a família. Inteligente e bonita é apaixonada por Belo, e traça um plano diabólico para ficar com ele. Sua melhor companhia é uma garrafa de uísque. Manuela é mimada, vive andando de lingerie pela casa, clamando por repreensão. Parece uma irrecuperável "filhinha de papai", mas tem sua sensibilidade percebida por Jaú, por fica loucamente apaixonada. O patriarca Franco é ladino, safado e perigoso, exige muito respeito por parte dos filhos e os deixa inseguros porque ainda não escolheu seu sucessor. Demonstra uma clara preferência pelos empregados. Tem tara por sua enfermeira, e vive fazendo estripulias em uma cadeira de rodas.

Dom Franco

Manuela e Jaú

Cervantes

Hector

Diana

Envolvido com a família Torremolinos até o pescoço, Antonio Belotto, o Belo, se divide entre as funções que desempenha para a família mafiosa e sua própria família, que não imagina o tipo de trabalho que ele exerce com os Torremolinos. Cidinha pensa que ele trabalha com negócios de importação e exportação da família, mas ele é mesmo um empregado da máfia, levando uma vida dupla. Não deixa faltar nada em casa, ama os filhos e está sempre pronto para o amor com Cidinha, mas é um infiel incorrigível e tem várias amantes. Esconde de Cidinha que trabalha com contravenção porque o pai dela é policial. Gasta mais do que tem. Fica balançado com a volta de Leda, e tenta recuperar a paixão dela por ele. Pego em flagrante por Cidinha, tem sua vida virada de cabeça para baixo. É o preferido do poderoso Franco Torremolinos, e alvo da fúria de seu herdeiro mais perigoso, Hector. Tudo se complica para Belo, quando Franco ordena que ele mate as duas mulheres de sua vida, Leda e Cidinha, do contrário, quem morre é ele.

Belo e Tuca

Em meio a muitas trapalhadas, o dilema da maternidade de Tuca, a rivalidade das antigas amigas Leda e Cidinha e a difícil decisão de Belo, Perigosas Peruas foi uma trama charmosa e muito divertida. Nunca reprisada pelo Vale a Pena Ver de Novo, merecia muito um retorno no canal VIVA.





Perigosas Peruas teve trilhas sonoras marcantes. No repertório nacional: Perigosas Peruas (As Frenéticas), tema de abertura; Eu Não Sei Dançar (Marina), tema de Cidinha; Será (Simone), tema de Leda; Coisas da Paixão (Emílio Santiago), tema de Téio e Téia; Eu Te Amo (Zezé di Camargo e Luciano), tema de Cidinha; Fêmea (Fábio Jr), tema de Jaú; Sentado a Beira do Caminho (Erasmo Carlos), tema de Paulinho Pamonha; Baila Baila Manuela (Espírito Cigano), tema de Manuela; Esse Mundo (Vange Leonel), tema de Maria, e outras.



No repertório internacional: All Together Now (The Farm), tema de Hector; Spending My Time (Roxette), tema de Cidinha; I'm Too Sexy (Right Said Fred), tema de locação; Senza Una Dona (Zucchero featuring Paul Young), tema de Tuca; Change (Lisa Stansfield), tema de Manuela; Give It Away (Red Hot Chilli Peppers), tema do núcleo dos policiais; Milonga (Julio Iglesias), tema de Venâncio; Slipping Away (Information Society), tema de Leda; Tears In Heaven (Eric Clapton), tema de Téio e Téia; Hold On My Heart (Genesis), tema de Diana; Innocence (Deborah Blando), tema de João e Pimenta, e outras.   



Curiosidades:

- Carlos Lombardi declarou que sua ideia para a novela surgiu da vontade de falar das dificuldades enfrentadas pelas mulheres que têm que se desdobrar entre ser dona de casa e uma profissional bem-sucedida.

- O autor contou que gosta de subverter a imagem que os atores têm diante do público. Assim como contou com Tony Ramos fazendo comédia em sua novela, Bebê a Bordo (1988), em Perigosas Peruas, fez com que a estrela Vera Fischer fosse para o tanque. A atriz se saiu muito bem como dona de casa ficcional.

- Duas mudanças foram feitas no texto original de Perigosas Peruas: a tentativa de suicídio da adolescente Tuca, de 13 anos, uma cena forte cortada por decisão da direção da emissora, e o final previsto para Belo, que deveria morrer por volta do capítulo 100. Devido à popularidade entre os telespectadores, preferiu-se manter o personagem vivo.

- A trama contou com uma participação especial de peso: a do autor Cassiano Gabus Mendes, que interpretou o mafioso Dom Franco Torremolinos, que caiu morto depois de ataque de risos.

- Lauro Cesar Munis teve que se afastar da supervisão do texto por causa de problemas pessoais que enfrentava na época, tendo uma participação pequena no acompanhamento da trama.

- A hoje jornalista Fabiana Scaranzi, estreou na TV como atriz em Perigosas Peruas, na pele da policial Joana. Foi sua única novela.

- Um dos grandes destaques da novela foi o desempenho de Natália Lage, que compôs com maturidade uma adolescente questionadora e temperamental.

- Outro destaque foi a italianíssima Gema, que tratava o filho, Belo, como uma criança, e protagonizou momentos hilários da história.

- Antes da estreia da trama, Vera Fischer quase foi substituída por Bruna Lombardi, devido a uma falta nas gravações da novela. Com a recusa de Bruna, a TV Globo se acertou com Vera, e tudo se resolveu.

- A abertura da novela, uma animação de 70 segundos, obrigou o cartunista Miguel Paiva a fazer mais de 400 ilustrações.

- A música tema de abertura, cantada pelas frenéticas, foi composta Nelson Motta, Renato Ladeira, Roberto Lly, Julinho Teixeira e Boni.

- Na segunda metade de 1990, Perigosas Peruas estava cotada para ser a substituta de Mico Preto no horário das sete e chegou a ser noticiada na imprensa como a nova novela da faixa. Nessa altura, Lua Cheia de Amor seria a novela das seis. Em Outubro, os jornais começaram a nunciar que Lua Cheia de Amor entraria às sete. Perigosas Peruas acabou protelada, indo ao ar após Vamp, a sucessora de Lua Cheia de Amor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23