31 Anos da Estreia de O OUTRO #44



Com a insólita história de dois homens idênticos, sem nenhum tipo de parentesco, provocando uma troca de identidade, Aguinaldo Silva escreveu sua primeira novela solo, no horário nobre da Globo. O Outro teve colaboração de Ricardo Linhares; direção de Fred Confalonieri, Ignacio Coqueiro e José de Abreu; direção geral de Gonzaga Blota, Ricardo Waddington e Del Rangel; e direção executiva de Paulo Afonso Grisolli. Estreou em 23 de Março de 1987, completando esse mês 31 anos de sua estreia. Foi antecedida por Roda de Fogo e sucedida por Mandala.

Paulo Della Santa e Denizard de Matos (ambos vividos por Francisco Cuoco), vivem em universos inteiramente distintos, mas têm uma coisa em comum: a impressionante semelhança física. Paulo é milionário, dono de uma grande imobiliária, casado com Laura (Natália do Vale), madrasta de Pedro Ernesto (Marcos Frota) e Marília (Beth Goulart), filhos de Paulo. O empresário é um homem conservador e sério, que enfrenta uma fase difícil nos negócios e na vida familiar.

Denizard de Matos e Paulo Della Santa

Denizard é dono de um ferro-velho, no subúrbio carioca, viúvo, pai da adolescente Zezinha (Cláudia Abreu) e namorado da exuberante Índia do Brasil (Yoná Magalhães), secretária de seu ferro-velho. Alegre, boêmio e boa praça, subiu um pouco na vida através do próprio trabalho e se orgulha de ter conseguido se mudar pra Copacabana, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Índia do Brasil

Paulo e Denizard moram no mesmo bairro e na mesma rua, a avenida Atlântica. O milionário vive com a mulher e os dois filhos na mansão do pai, Agostinho Della Santa (José Lewgoy). Denizard mora com a filha, Zezinha (Cláudia Abreu), no edifício Sobre as Ondas.

Zezinha e Denizard

Paulo Della Santa e Denizard de Matos não se conhecem, nunca se viram e não são parentes distantes. Um dia, um acidente envolvendo os dois - a explosão de um posto de gasolina - muda inteiramente suas vidas. Paulo é dado como morto, e Denizard é confundido com ele, com amnésia, ele acaba assumindo o lugar de Paulo nos negócios e na família Della Santa. A partir daí, a novela mostra o drama da família de Denizard, que não tem certeza se ele está vivo ou morto, e a dificuldade da família do suposto Paulo, em reintegrar um homem sem memória ao convívio social e recolocá-lo á frente dos negócios.

Paulo e a cigana que prevê seu futuro

Quem se aproveita da delicada situação de Paulo é seu cunhado, João Silvério (Miguel Falabella). Desconfiado da atual mudança do empresário, ele começa a investigar o dia em que o acidente aconteceu. João exerce forte influência sobre a irmã, Laura, e está mesmo interessado na fortuna de Paulo e em entrar para a família Della Santa. Com a ajuda de Laura, ele se aproxima de Marília, com o único objetivo de se casar com a jovem e ter direito a generosa herança da família.

Laura e Pedro Ernesto

Marília

João Silvério

Ao longo da história, Denizard vai recuperando a memória até lembrar exatamente o que aconteceu no dia do acidente. Nos últimos capítulos da novela, o verdadeiro Paulo reaparece e, muito emocionado, explica a seus filhos, Marília, Pedro e Glorinha (Malu Mader), sua filha bastarda, que resolveu sumir por um tempo, pois precisava dar uma reviravolta em sua vida. Paulo encontrou essa oportunidade quando o acidente aconteceu e se deparou com um homem idêntico a ele, Denizard. Paulo detalha todas as cenas do acidente, deixando seus filhos perplexos diante da realidade. Conta ainda, que Gabriel (Herson Capri), um homem da confiança de Agostinho, resolveu ajudá-lo, servindo como um verdadeiro anjo da guarda da família Della Santa. Denizard e Paulo se encontram na mansão, desfazem a troca e retomam suas vidas.



Antes do desfecho, porém, O Outro apresentou ao público núcleos e personagens que nortearam a trama dos sósias. A principal delas era Glorinha da Abolição, garota hippie, que vende artesanato em Copacabana. A moça é filha de Wilma (Arlete Salles), empregada na mansão dos Della Santa, e sofre por não saber a identidade de seu pai. Glorinha é adorada por Agostinho, pai de Paulo, que tem um carinho paternal pela jovem. Um dia, ele a convida para morar em sua mansão, e ela decide aceitar. Glorinha acaba se envolvendo com Paulo, que na verdade é Denizard. Wilma, a mãe da hippie, fica desesperada com a aproximação, pois a garota é fruto de uma relação que a empregada teve com Paulo, e que ela mantém em segredo.



Em determinado momento da história, o boa praça, porém misterioso, Gabriel, cruza o caminho de Agostinho, conquistando sua confiança e simpatia. Ele faz de tudo para proteger Agostinho, especialmente das artimanhas de João Silvério, cunhado de Paulo. E ao longo da trama Gabriel se apaixona por Glorinha.

Gabriel

Enquanto o suposto Paulo tem de lidar com os filhos na mansão, a adolescente Zezinha (Cláudia Abreu), filha legítima de Denizard, é amparada e fica sob os cuidados de amigos e vizinhos do edifício Sobre as Ondas. Quando conhece Pedro Ernesto, caçula de Paulo Della Santa, inicia um romance proibido, que enfrenta a oposição da família dele por ela ser pobre.

Pedro Ernesto e Zezinha

No edifício Sobre as Ondas, outros personagens da trama se cruzam. As belas Dodô (Ísis de Oliveira) e Dedé (Luma de Oliveira) são mãe e filha. A primeira é uma mulher jovem e bonita que sonhou ser Miss Brasil, quando foi eleita rainha da Praia de Copacabana, mas uma gravidez inesperada acabou com seus sonhos, que ela passa a tentar realizar através de sua filha Dedé. Esta, por sua vez, vive sob as rédeas da mãe, que não permite que ela namore para poder se preparar pra ser a Musa da Praia do Pepino, em São Conrado, outro bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Dedé, Dodô e dona Liúba

A fuxiqueira dona Liúba (Eva Todor), é a fofoqueira do prédio, tudo ela sabe, tudo ela conta. É muito ligada à Zezinha, filha de Denizard, e a ajuda a atrapalhar o romance do pai com a Índia do Brasil. Foi atriz e gosta de relembrar as glórias do passado. Alimenta o sonho de se casar com Agostinho Della Santa, que não lhe dá esperança alguma.

Dona Liúba e Agostinho Della Santa

Cordeiro de Deus (Jonas Mello) é um professor de ginástica, que dá aulas diariamente para todos os moradores do prédio. Ele é louco por Edwiges (Cláudia Raia), esposa de Genésio (José de Abreu). Ela é bonita e atraente, vive uma relação instável com o marido, um homem extremamente ciumento. Volta e meia eles se separam, mas a reconciliação é um prato cheio para os fofoqueiros de plantão, que grudam o ouvido na parede para ouvir as juras de amor eterno. Genésio é um gaúcho de sotaque carregado, meio grosseirão, que é apostador de jogo do bicho, e morre de paixão pela mulher, embora o ciúme exagerado o impeça de ter um relacionamento tranquilo. Quando brigam, vai para o boteco, beber até cair.

Genésio e Edwiges

Cordeiro de Deus e dona Liúba

No final, Denizard fica dividido entre Laura, mulher de Paulo, que se apaixonou por ele; Glorinha, com quem se envolveu; e Índia, sua companheira desde o início da trama. Como o romance entre Índia do Brasil e Denizard de Matos conquistou o telespectador, os dois terminam juntos, para a alegria do público, que torceu pelo casal desde o início.

Laura, Denizard e Índia do Brasil 

O Outro contou com trilhas memoráveis. No repertório nacional: Mar de Copacabana (Gilberto Gil), tema de Índia do Brasil; Quero Ficar Com Você (Maria Bethânia), tema de Laura; O Nosso Amor a Gente Inventa (Cazuza), tema de Marília e João Silvério; Duble de Corpo (Heróis da Resistência), tema de Dedé; Esquece e Vem (Nico Rezende), tema de Denizard e Laura; Katia Flávia (Fausto Fawcett & Os Robôs Efêmeros), tema de locação: Copacabana; Amanhã é 23 (Kid Abelha), tema de Glorinha da Abolição; Retratos e Canções (Sandra Sá), tema de Zezinha e Pedro Ernesto; O Mundo é Um Moinho (Ney Matogrosso); Flores em Você (Ira), tema de abertura, e outras.



Na seleção internacional, uma trilha inesquecível, até hoje reverenciada como uma das melhores de telenovelas: Coming Around Again (Carly Simon), tema de Índia; Don't Dream It's Over (Crowded House), tema de Denizard; The Miracle Of Love (Eurythmics), tema de Marília e João Silvério; Words Get In The Way (Gloria Estefan), tema de Laura; Don't Get Me Wrong (Pretenders), tema de Glorinha; Two People (Tina Turner), tema de Zezinha e Pedro; I'll Be Over You (Toto), tema de Genésio e Edwiges; Thousand Miles From Home (Jim Porto), tema de Gabriel; Foolish Pride (Sasha), tema romântico geral, e outras.





Curiosidades:

- Gloria Menezes e Vera Fischer foram as primeiras atrizes convidadas para viver a esposa de Paulo Della Santa, que se chamaria Edite. Natália do Valle ficou com a personagem, que passou a se chamar Laura. Já, Índia do Brasil foi oferecida primeiramente à Betty Faria.

- As inspirações de Aguinaldo Silva para escrever O Outro foram obras literárias e cinematográficas como Kagemusha, de Akira Kurosawa; O Duplo, de Dostoiévski; e O Segundo Rosto, de John Frankenheimer. Mas foi O Terceiro Homem, de Carol Reed, a principal fonte de inspiração do autor.

- Ricardo Linhares recebeu o convite do próprio Aguinaldo Silva para estrear como colaborador em sua primeira novela, após participar da primeira oficina da Casa de Criação Janete Clair. Criada em 1985, por Dias Gomes, a Casa de Criação Janete Clair tinha o objetivo de elaborar e selecionar roteiros para as produções teledramatúrgicas da emissora.

- Ricardo Linhares escrevia capítulos inteiros da novela, não importava a história que estava no capítulo, tanto a principal quanto as paralelas. Ele escrevia para todos os núcleos.

- Ainda nos capítulos iniciais da trama, Gonzaga Blota substituiu Marcos Paulo na direção de O Outro, que foi afastado devido a baixa qualidade de suas cenas, não aprovadas pelo diretor de núcleo Paulo Afonso Grisolli. O autor Aguinaldo Silva então, criou o personagem Gabriel para que Marcos o interpretasse, mas ele recusou o papel alegando cansaço. Herson Capri assumiu Gabriel, mas um mês depois, Marcos Paulo entrava para o elenco da nova novela das 7, Brega e Chique, onde interpretava Luiz Paulo.

- Através do personagem Denizard, Aguinaldo Silva fez uma homenagem a Allan Kardec, criador da doutrina espírita. Seu nome verdadeiro é Hypollite Denizard Rivail.

- Paula Burlamaqui, Nani Venâncio e Gisele Fraga fizeram participação especial na novela. As três eram concorrentes de Dedé, em um concurso da modelo revelação de 1987.

- A então novata Cláudia Abreu, foi escalada para interpretar Zezinha ainda quando participava das gravações da novela das 7, Hipertensão, chegando a aparecer simultaneamente nos últimos capítulos dessa e nos primeiros de O Outro.

- Para viver uma cigana, a atriz Zilka Salaberry passou a integrar um grupo de ciganos, chegando a ser confundida com um deles.

- Na época, houve acusações de que O Outro seria uma releitura de Vidas Cruzadas, trama de Ivani Ribeiro, escrita para a TV Excelsior, em 1965, e que tinha uma história muito semelhante. O autor disse que o tema já havia sido explorado, mas o jeito de contar a história era diferente. A duplicidade já foi explorada em várias tramas como: Plumas e Paetês (1980); Mulheres de Areia (1973 e 1993); Cara e Coroa (1995); O Clone (2001); e outros.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23