Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43



O Sexo dos Anjos estreou no dia 25 de Setembro de 1989, chegando ao fim em 9 de Março de 1990, com 142 capítulos, completando este mês, 28 anos de seu término. Foi uma novela de Ivani Ribeiro, dirigida por Fábio Sabag e Flávio Colatrello, com direção geral de Roberto Talma. Antecedida por Pacto de Sangue e sucedida por Gente Fina, às seis da tarde. 


a autora, Ivani Ribeiro

O romance entre um anjo e uma mortal foi inspirado na trama de O Terceiro Pecado, novela escrita também por Ivani Ribeiro na TV Excelcior, em 1968. É uma história sobre morte, destino e amor.

Diana (Bia Seidl), o Anjo da Morte, designa um Emissário para buscar Isabela (Isabela Garcia) na Terra. Ao conhecê-la, no entanto, ele se encanta pela moça e reluta em levá-la, achando mais justo que a irmã de Isabela, Ruth (Sílvia Buarque), morra. Cruel e ciumenta, Ruth rejeita o irmão surdo-mudo, Tomás (Marcos Frota) e atribui ao rapaz a causa de todos os seus problemas.

Anjo da Morte / Diana

O Anjo da Morte não aceita a proposta do Emissário e impõe-lhe uma condição para dar mais uma chance à Isabela: ela só poderá cometer mais dois pecados. Se cometer o terceiro, morrerá. O Anjo da Morte transforma o Emissário em ser humano, com o nome de Adriano (Felipe Camargo). O rapaz, então, esforça-se para salvar a amada.

Isabela e Adriano

Adriano se aproxima de Isabela fingindo ser professor de tênis. Os dois passam a se encontrar com frequência, e a jovem também se apaixona por ele. Contrariando as ordens superiores do Anjo da Morte, que pediu que o Emissário não influenciasse as atitudes de Isabela, Adriano esforça-se para impedir que a jovem cometa três pecados. Cada vez mais apaixonado por ela, ele insiste em ser transformado definitivamente em mortal, mas seu pedido é sempre negado.


Em determinado momento da história, o Anjo da Morte desce à Terra em forma de mulher para vigiar o trabalho de Adriano e acaba se apaixonando por Renato (Mário Gomes), um homem que esconde seu passado. Ele finge ser padre e se apresenta como Aurélio, mas, na verdade, Renato é um ambientalista perseguido por latifundiários. O verdadeiro padre Aurélio vivia na Amazônia.



A família de Isabela é composta pela mãe Leonor (Myriam Pérsia) e os irmãos Ruth, Tomás e Otávio (Humberto Martins). Leonor é uma viúva meio insegura e conservadora. Envolveu-se com Durval na juventude e crê nas invencionices de Ruth, que é uma mulher bonita, mas muito complicada e caprichosa. Ela inveja a irmã e vive hostilizando Tomás. Namora o bancário Cássio (Rodolfo Bottino). Otávio é o chefe da casa e trabalha na empresa que pertencia ao pai, e assim como Ruth cultua a lembrança dele. Tomás é surdo-mudo e tem uma sensibilidade muito aguçada. É grande amigo de sua irmã Isabela, mas sofre por ser maltratado por Ruth. É namorado de Bia (Paula Burlamaqui), com quem se comunica por linguagem de sinais.

Ruth e Cássio

Durval, Leonor e Francisquinha

Tomás e Bia

O falso padre Aurélio, Renato, além de se envolver com a charmosa, serena e linda Diana, também é pai de Cuca (João Rebello). O verdadeiro padre Aurélio (Stênio Garcia) era seu amigo, e ambientalista como ele, mas morre no início da trama, possibilitando que ele assuma sua identidade.

Diana e Renato

Quando Isabela se apaixona por Adriano, ela está comprometida, seu namorado é Rogê (Otávio Muller). Assistente social como a namorada, ele é ciumento, desconfiado e ansioso, chegando a ser um sujeito risível, que não se conforma em ser preterido por Adriano, colocando um detetive atrás do anjo, para investigá-lo. Ao longo da trama vai ficando maluco e cada vez mais cômico. Diferente de Rogê é Diogo (Caíque Ferreira), seu irmão mais novo, que surge ao longo da novela. Inteligente e de temperamento forte, ele bate de frente com Ruth, criticando suas atitudes, e ganhando assim a antipatia da vilãzinha. Os dois vivem como cão e gato, brigando sempre que se encontram, mas com o passar do tempo essa implicância se transforma em paixão.

Rogê

Aranha (Tonico Pereira), é o detetive que Rogê coloca no encalço de Adriano. Ele se envolve num divertido romance com Francisquinha (Eloísa Mafalda).

Na família de Isabela, também há Vera (Norma Bengell), sua tia, irmã de Leonor. O oposto da irmã, ela é uma viúva possessiva e orgulhosa, capaz de tudo por seus interesses. Foi amante do falecido cunhado, e deseja Durval, o atual namorado de Leonor. Desconfia do padre Aurélio e faz de tudo para desmascará-lo. Conta com o inescrupuloso advogado Nascimento (Carlos Kroeber) em suas tramoias. Dominadora, Vera controla a vida do filho Zé Paulo (Irving São Paulo) ao extremo, manipulando Neide (Bianca Byington), uma sobrinha que mora de favor em sua casa, para que ela seduza o rapaz, quando ele se apaixona pela pobre e humilde Gigi (Carla Marins).

Vera

Zé Paulo e Gigi

Por ser órfã, tímida e se achar pouco charmosa e desinteressante, Neide deixa-se manipular por Vera, e no início, acredita amar Zé Paulo. Mas no decorrer da trama, livra-se das amarras da tia opressora e apaixona-se por Otávio. Quanto a batalhadora Gigi, consegue viver feliz com Zé Paulo após enfrentar as armações de Vera e a oposição do pai, o mecânico Antônio (Stepan Nercessian).



O médico viúvo, Durval, revive um amor da juventude ao reencontrar Leonor. Maduro e sem querer perder mais tempo, logo a pede em casamento, mas tem que lidar com dois obstáculos, o assédio da futura cunhada, Vera, e a rebeldia da única filha, a mimada Marilu (Ana Borges), que não gosta de Leonor, mas gosta de Vera, e não aceita que seu pai case novamente.

Outro divertido núcleo paralelo era o de Cássio, namorado de Ruth no início da trama, trabalha como bancário, é filho de Bastião (Lutero Luís), jardineiro de Leonor, e finge ser rico. Tem vergonha que descubram sua origem humilde, e quando termina o namoro com Ruth, se envolve com Lucinha (Rosana Garcia), menina humilde, que trabalha com Gigi, como caixa de um supermercado. Achando que conquistou um partidão, Lucinha também mente para Cássio dizendo ser rica. Interesseiros, os dois começam a namorar, mas acabam se apaixonando de verdade.

Lucinha



No final, após inúmeras tentativas de fazer Isabela cometer o terceiro pecado, para finalmente levá-la da Terra, Diana desiste. O Anjo da Morte transforma Adriano em mortal e o libera para viver seu amor com a mocinha.


Casamento duplo: Adriano e Isabela / Tomás e Bia

O Sexo dos Anjos não foi um grande sucesso, apesar de ter sido escrita pela mestra Ivani Ribeiro, sempre muito feliz em suas readaptações. Mas sem dúvida alguma foi uma trama muito agradável e gostosa, que mesclou o lúdico e o romantismo de forma perfeita para o horário.



Acompanhada de ótimas trilhas sonoras, O Sexo dos Anjos - nacional contava com: Anjo (Yahoo), tema de Diana; A 2 (Lulu Santos), tema de Ruth; Natureza Viva (Nico Rezende), tema de Renato; Matinê no Rian (João Penca e Seus Miquinhos Amestrados e Paula Toller), tema de abertura; Alma Gêmea (Sandra de Sá), tema de Durval e Leonor; Amigo do Amigo (Skowa e a Máfia), tema de Rogê; Onde o Amor Me Leva (Rosana), tema de Gigi; Dedicado à Você (Zizi Possi), tema de Adriano e Isabela; Adocica (Beto Barbosa), tema de Francisquinha; Amendoim Torradinho (Marília Pera), tema de Cássio; e outros.



O Sexo dos Anjos - internacional marcou época com: Sweet Child O' Mine (Guns N' Roses), tema de Marilu; Listen To Your Heart (Roxette), tema de Isabela e Adriano; A Little Respect (Erasure), tema de Otávio; You Got It (Roy Orbinson), tema de Cássio e Lucinha; Lovin' (Highway), tema de Tomás; If You Don't Know Me By Now (Simply Red), tema de Ruth e Diogo; I'll Be Loving You (Forever) (New Kids On The Block), tema de Renato e Diana; e outros.




Curiosidades:

- Em O Terceiro Pecado, versão original de O Sexo dos Anjos, da TV Excelsior, os protagonistas foram vividos por Nathalia Timberg (Anjo da Morte), Gianfrancesco Guarnieri (Emissário/Adriano) e Regina Duarte (Isabela).

- O único ator que participou das duas versões foi Stenio Garcia, ele viveu o surdo-mudo Tomás em O Terceiro Pecado

- A versão original passava-se nos anos 1920, era portanto, uma novela de época, diferente desta, que transferiu a ação para a contemporaneidade.

- A figurinista Sônia Soares declarou que o figurino de Felipe Camargo (Adriano) foi usado como um recurso para humanizar o personagem. Quando ele vem à Terra, veste um terno bem claro. Aos poucos, o terno vai escurecendo, até chegar ao azul-marinho. Nesse ponto, ele já tinha recebido a dádiva de ficar na Terra. O público se incomodava com o fato do personagem só usar ternos. A ideia era que o personagem não trocasse de roupa, afinal era uma anjo. Mas o telespectador não captou a proposta. Apesar disso, o diretor Roberto Talma bancou a ideia e não mudou o figurino do personagem.

- O ator Lutero Luís, que fazia o jardineiro Bastião, morreu durante a novela.

- Primeira novela do ator Humberto Martins.

- O Sexo dos Anjos foi vendida para Angola e Portugal

- A princípio ocuparia o lugar de Que Rei Sou?, no horário das sete.

- Malu Mader foi o primeiro nome desejado para viver a protagonista Isabela.

- Título provisório: A Hora e a Vez  





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23