Especial: SÉTIMO SENTIDO, 36 Anos de Estreia #45


Escrita por Janete Clair, com direção de Jorge Fernando e Guel Arraes, sob o comando de Roberto Talma, Sétimo Sentido foi uma novela das oito, que estreou em 29 de Março de 1982, tendo um total de 166 capítulos. Sucedeu a novela Brilhante e antecedeu Sol de Verão. Está completando hoje 36 anos de estreia.

Janete Clair, Roberto Talma e o elenco de Sétimo Sentido

A trama principal de Sétimo Sentido gira em torno da paranormal Luana Camará (Regina Duarte). Luana é uma jovem professora, tímida e discreta. Nasceu em Casablanca, no Marrocos, mas é filha de brasileiros. Durante o governo Vargas, seus pais se viram obrigados a sair do país por problemas políticos. Muito ricos, deixaram a fortuna nas mãos de Antônio Rivoredo (Carlos Kroeber), melhor amigo do pai de Luana. Alguns anos depois, Luana fica órfã, e está certa de que reaverá seu patrimônio, mas Antônio não devolve os bens da jovem, como havia prometido. Luana decide então, voltar ao Brasil com o objetivo de recuperar a fortuna de sua família, roubada pelos Rivoredo.

Luana

O braço direito de Antônio Rivoredo é Tião Bento (Francisco Cuoco), principal mentor das trapaças contra os Camará. Com a morte de Antônio, o ambicioso Tião fica de olho na direção das empresas e no dinheiro do patrão, tornando-se o principal antagonista de Luana. Mau-caráter e sedutor, Tião Bento trabalha como empresário, mas sonha em ser ator. Fã de Errol Flynn, vive interpretando cenas de filmes famosos e anseia por uma oportunidade de entrar no meio artístico. Metido a Don Juan, tem uma curiosa mania: guarda sempre um pé de sapato das mulheres que seduz.

Tião Bento

Tião Bento também enfrenta a oposição de outra mulher: Sandra Rivoredo (Natália do Valle), a filha mais velha de Antônio, criada para substituir o pai nos negócios. É a presidente da empresa de Gêneros Alimentícios Catarina e faz de tudo para afastar Tião da direção da empresa. Bom caráter e responsável ao extremo, chega a abdicar de sua vida pessoal em prol dos negócios.

Sandra e Tião

Quem também cruza o caminho de Luana é Rudy (Carlos Alberto Riccelli), filho de Antônio e Santinha Rivoredo (Eva Todor). Rudy desperta a paixão de Luana, mas o caminho não está livre para ela, pois ele é casado com a possessiva Helenice (Beth Goulart). Apesar disso, Rudy também fica balançado com Luana, o que acaba piorando sua relação com a mulher, que já não estava boa. Esportista reconhecido, Rudy gosta de liberdade. É muito aventureiro e sempre se destacou pela ousadia. Helenice, no entanto, critica a postura do marido, pois sente muito medo de sua profissão que, muitas vezes, coloca a vida em risco. Os dois brigam muito por conta disso, desgastando a relação dia após dia.

Luana e Rudy

Helenice e Rudy

As relações da família Rivoredo são algumas das tramas paralelas de Sétimo Sentido. Completam o núcleo ligado a família o caçula Tony (Paulo Guarnieri), Valério (Armando Bógus), novo marido de Santinha, e Harold Bergman (Fernando Torres), irmão da matriarca. Tony é um típico jovem da zona sul carioca, alegre, extrovertido e cheio de vida. Valério é um ator medíocre, sempre escalado para desempenhar papeis secundários. Após casar-se com Santinha, sua carreira ganha um impulso, graças aos financiamentos de filmes feitos pela própria mulher. Harold, por sua vez, é um arqueólogo milionáio, diretor de uma companhia de pesquisas submarinas. Tem adoração pelos sobrinhos e exerce muita influência sobre eles.

Harold, Santinha, Jerusa e Jorge Palmeira

Sandra e Rudy

Carolina e Harold

Entre outros personagens marcantes de Sétimo Sentido estava Gisa (Tamara Taxman), a caminhoneira, filha de Tomáz (Ênio Santos), jardineiro da família Rivoredo. Bonita e extremamente franca, ela entrou para a galeria de "mulheres do povo", criadas por Janete Clair.

Gisa e Tomáz

Para reaver seus bens, Luana conta com a ajuda de Danilo Mendes (Cláudio Cavalcante), jornalista que sonha ser cineasta. Em meio a muitos obstáculos, Luana fica desmotivada e decide voltar para Casablanca. A novela dá uma reviravolta quando a protagonista retorna ao Brasil encarnando a personalidade da falecida atriz italiana Priscila Capricce. Luana, que já manifestava sinais de paranormalidade, acaba sofrendo uma transformação radical e seu corpo é tomado pelo espírito da atriz. Extrovertida, sensual e esfuziante, Priscila não lembra Luana em nada, a não ser fisicamente.

A trama se complica ainda mais quando Priscila consegue seduzir o principal rival de Luana, Tião Bento, e os dois acabam se casando, numa cerimônia realizada numa comunidade cigana à qual Luana havia se integrado antes de transformar-se em Priscila. Os dois chegam ao local da festa montados em cavalos brancos. Ao som de violinos, entre ciganos, os dois dançam. Essa é uma das cenas de maior destaque da novela.

o casamento de Priscila e Tião Bento



Em determinados momentos da história, o espírito de Priscila deixava o corpo de Luana. Em uma dessas vezes, Luana procura por Célia (Jacqueline Laurence), uma psicólogo sensitiva com quem ela decide fazer uma série de terapias de regressão. Célia diz a Luana ser preciso saber o que Priscila deseja para depois enfrentá-la. Duas importantes revelações são feitas. Primeiro: descobre-se que Luana e Priscila foram irmãs gêmeas em outra vida, Luciana (Luana) e Maria Pia (Priscila). Maria salvara a vida de Luciana, criando assim, uma dívida de gratidão com a irmã, que seria resgatada no presente. A segunda revelação feita ao telespectador é que Priscila luta para descobrir o paradeiro de sua filha, por isso seu espírito não deixa o corpo de Luana. Célia consegue descobrir que Priscila deixará Luana em paz se ela conseguir localizar a menina.

Célia

Tião Bento, por sua vez, começa a ficar irritado com as repentinas mudanças no comportamento de sua mulher, que ele acredita ser Priscila. Ao descobrir que a verdadeira Priscila Capricce falecera há uma ano e que sua mulher, na realidade, é Luana Camará, Tião mostra-se disposto a ajudá-la. Ele entra em contato com a psicóloga Célia e revela que, na realidade, sempre amou Luana, e não Priscila. A partir daí, Tião transforma-se no maior aliado e protetor da protagonista. Luana, no entanto, continua apaixonada por Rudy. Mesmo assim, ele não desiste de lutar pelo seu amor.



Através de um sonho, Luana descobre o nome do orfanato onde a filha de Priscila está. Tião vai em busca da menina, junto com sua avó materna, Augusta (Heloísa Helena), e consegue encontrar Cila (Izabela Bicalho), a filha de Priscila. Ao ficar cara a cara com Cila, Luana imediatamente volta ser Priscila. Emocionada, ela diz à filha que Tião é seu novo pai. Célia convence Priscila a abandonar o corpo de Luana, lembrando que seu tempo de vida terminou, e ela promete deixá-la definitivamente livre.

Cila e Luana

Enquanto isso, com a ajuda do advogado Pratini (Reynaldo Gonzaga), Danilo luta para levar o caso de Luana adiante. Ele consegue ter acesso a documentos que provam que a família Camará é proprietária legítima do patrimônio dos Rivoredo e entra com uma ação reivindicando os bens de Luana. No dia do julgamento, penúltimo capitulo de Sétimo Sentido, Janete Clair mobilizou o público, centrando o debate sobre o fenômeno da dupla personalidade. Em vários momentos, Luana volta a ser Priscila, para desespero de Célia, que luta para libertar Luana do espírito da atriz em pleno tribunal.

A surpresa fica por conta de Tião Bento. Ao ser chamado para depor, Tião diz ao juiz que, de fato, Antônio Rivoredo assinou um contrato se comprometendo a devolver as indústrias Catarina à Agenor Camará e exibe o verdadeiro documento. Luana ganha a causa na justiça e recupera todo o seu patrimônio.

No final, para tristeza de Rudy, Luana decide ficar com Tião. Os dois se casam e formam uma família feliz com o pequeno Sebastião.



Em sua trilha sonora nacional, Sétimo Sentido foi embalada por grandes sucessos da MPB. Fizeram parte do primeiro álbum: Esotérico (Gilberto Gil); Jeito de Amar (Ney Matogrosso), tema de Tião Bento; Charme do Mundo (Marina), tema de Sandra; As Vitrines (Chico Buarque), tema de abertura; Atlântida (Rita Lee), tema de Henrique e Harold; Coisa Linda (Vinícius Cantuária), tema de Luana; Faltando Um Pedaço (Djavan), tema de Rudy e Luana; Atiraste Uma Pedra (Maria Bethânia), tema de Gisa; e outras.




Na trilha sonora internacional: Empty Garden (Elton John), tema de Érika e Rubens; Anyone Out There (Duran Duran); Castles In The Air (Don McLean); tema de Tony e Ângela; Walk Away (Udo Jurgens), tema de Luana e Rudy; Silenzio (Bianco), tema de Tião Bento; Chariots Of Fire (Spirits), tema dos transes de Luana; Classic (Adrian Gurvitz), tema de Sandra; Tristesse (Danielle), tema de Priscila Capricce; e outras.



Curiosidades:

- Em Sétimo Sentido, Janete Clair voltou ao tema da dupla - ou mesmo múltipla - personalidade, já explorado pela autora em outras novelas como Irmãos Coragem (1970), Selva de Pedra (1972) e O Semideus (1973). Na primeira, Glória Menezes vivia Lara, uma mulher que assumia duas outras personalidades; na segunda, Simone, vivida também por Regina Duarte, assumia a identidade de Rosana Reis; e na terceira, Tarcísio Meira encarnava Hugo Leonardo e Raul.

- Para escrever as cenas de Luana, Janete Clair contava com a assessoria da parapsicóloga nicaraguense Telma Tablada. Diversos estudiosos do espiritismo, no entanto criticaram a trama criada pela autora. Alegavam ser impossível a possessão de um espírito durante tanto tempo sob uma pessoa. Janete afirmou ter estudado durante um ano temas relativos à paranormalidade, parapsicologia, espiritismo e inconsciente, e divulgou em diversas entrevistas à imprensa que, apesar de tentar manter o compromisso com a realidade, estava escrevendo uma ficção.

- Regina Duarte e Francisco Cuoco se encontravam como par romântico pela segunda vez, 10 anos depois de Selva de Pedra.

- Faltando 40 capítulos para a novela acabar, Janete descobriu uma doença e teve que ser operada. Para não criar alarde acerca do afastamento da autora, a Globo providenciou um autor substituto na surdina, e assim ninguém ficou sabendo na época que foi Sílvio de Abreu quem terminou de escrever Sétimo Sentido. Janete orientava e depois revisava o que Sílvio escrevia.

- A marcante personagem Gisa, uma caminhoneira, figura no rol de mulheres bem populares escritas por Janete Clair, como Chica Martins (Dina Sfat), em Fogo Sobre Terra, Leda Maria (Betty Faria), de Duas Vidas, Lili (Elizabeth Savalla), em O Astro, Ana Preta (Glória Menezes), de Pai Herói, e Maria Faz Favor (Aracy Balabanian), de Coração Alado.

- Em depoimento ao livro Nossa Senhora das Oito, Regina Duarte declarou: "Sétimo Sentido foi uma aventura linda e estimulante. Eu adorava as duas personagens. A Priscila, aliás, a meu ver, é precursora da Porcina (de Roque Santeiro). (...) Uma grande personagem."




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23