O CAMPEÃO, da Band, Estreou Há 22 Anos #46



Baseada em um conto do autor Aguinaldo Silva, O Campeão foi a segunda novela da Bandeirantes em parceria com a TV Plus, mesma produtora de A Idade da Loba, antecessora desta. O Campeão foi escrita por Ricardo Linhares e Mário Prata, com colaboração de Reinaldo Moraes, Alexandre Lydia e Mariana Mesquita. A direção ficou a cargo de Marcos Schechtman e Wilson Solon. Estreou em 25 de Março de 1996, completando esse mês, 22 anos. Com 128 capítulos foi antecedida por A Idade da Loba e sucedida por Perdidos de Amor.

O futebol serve de pano de fundo para uma trama envolvendo a corrupção na disputa pela presidência de um clube, o Pindorama. Alberto Drummond (Carlos Eduardo Dolabella), o presidente do clube, e Felipe Caldeira (Paulo Goulart), o conselheiro da agremiação, confrontam-se pela presidência do Pindorama Futebol Clube. Alberto está na presidência à sete anos, e se acha insubstituível, só que um dia ele se vê nas mãos de Felipe e tudo muda de figura.

Felipe e Alberto

A trama começa em 1979, quando Maria Isabel (Beth Goulart) tem que deixar o país devido ao envolvimento de seu marido, Humberto (Chico Diaz), em um sequestro político. Por isso, deixa para trás um filho ainda bebê. Ao voltar, 15 anos depois, sua grande batalha é a busca pelo filho perdido.

A mocinha volta no mesmo voo de Renato Alcântara (Lícurgo Spínola), namorado de adolescência, que se tornou um astro do futebol europeu e retorna ao Brasil para ser técnico do Pindorama. Nesse reencontro, a chama da paixão reacende entre Renato e Maria Isabel.

Alheio as falcatruas de Felipe e Alberto no clube, Renato tenta salvar o Pindorama de forma honesta ao mesmo tempo em que tenta conquistar Maria Isabel, que está mais preocupada em reencontrar seu filho desaparecido. Em meio a sua luta, a filha de Felipe ainda tem de lidar com a instabilidade emocional da mãe, Elizabeth Caldeira (Marília Pera), uma ex-cantora lírica, que abandonou a carreira para se dedicar a família em tempo integral. Infeliz e frustrada, ela se entope de remédios e é considerada louca por todos.

Elizabeth

Na família Caldeira, sob o mesmo teto, vivem ainda o filho, Narciso (Paulo Goulart Filho), rapaz com tendências homossexuais, que se descobre ao longo da trama; a irmã de Felipe, Adalgisa (Cléo Ventura); e seu marido aproveitador, Ismael (Sidney Magal).

Narciso

Felipe mantem um caso com sua secretária Vânia (Ciça Wellisch), o que agrava o estado emocional de Elizabeth quando é descoberto. Ao decidir romper com a amante para cuidar da esposa, Vânia torna-se obsessiva e desequilibrada.

Maria Isabel também desperta o interesse amoroso de Weber (João Vitti), que tenta ajudá-la a encontrar seu filho. Ela descobre uma gangue de exploradores de meninos de rua e acredita que seu filho, já crescido, pode ser um desses garotos. Mãezinha (Nathalia Timberg) e Porfírio (Sergio Mamberti), são chefes de gangues rivais e arqui-inimigos. Carlão (Dudu Azevedo) é o líder dos meninos da gangue de Mãezinha, e Russo (Lúcio Andrey) é líder da gangue que pertence a Porfírio.

No final, a disfuncional família Caldeira encontra seu eixo. Felipe e Elizabeth reencontram o equilíbrio de sua união; Narciso se resolve com sua sexualidade e encontra um parceiro; e Maria Isabel descobre que Russo é seu filho sequestrado, e em paz aceita o amor de Renato com quem termina feliz ao lado do filho.   

Felipe e Elizabeth

A trilha sonora de O Campeão não foi lançada por nenhum selo musical.


Curiosidades:

- A TV Plus, que produzia sua segunda novela para a Bandeirantes, negociou o texto de Aguinaldo Silva, então contratado da Globo. O autor indicou Ricardo Linhares para escrever a novela. Com o contrato com a Globo vencido e no final de seu prazo de prorrogação, Linhares aceitou o convite da TV Plus. Apesar de ter sido comunicada anteriormente, a direção da Globo exigiu a quebra de contrato de Linhares com a TV Plus, por não querer abrir mão do autor. A Globo liberou o texto de Aguinaldo Silva para a produção de uma novela em outro canal, mas fazia questão de Ricardo Linhares, pois tinha planos para ele. Sem Linhares, a Band contratou Mário Prata para dar continuidade a novela.

- O Campeão saiu do ar no período das Olimpíadas de Atlanta, devido ao fato de o horário das competições coincidir com o horário em que a novela era normalmente transmitida, comprovando a prioridade dada pela emissora aos eventos esportivos.

- Embora fosse uma boa novela, a audiência ficou aquém do esperado devido a ficar fora do ar por longo período e também a uma alteração em seu horário. 

- Isabela Garcia acertou sua participação para viver a mocinha Maria Isabel, mas foi substituída de última hora por Beth Goulart.

- A família Caldeira da ficção reuniu boa parte da família Goulart da vida real. Paulo (Felipe), Beth (Maria Isabel) e Paulo Goulart Filho (Narciso), representavam o que eram na vida real.

- Marília Pera voltava às novelas após cinco anos afastada, seu último trabalho no gênero foi em Lua Cheia de Amor. E ela voltou com um contrato em condições especiais. Assinou com a Band até o mês de abril, quando então se dedicaria ao espetáculo Master Class, no teatro. Caso gostasse da personagem e dos rumos de sua história, assinaria um novo contrato até o fim da novela. Marília gostou de Elizabeth e ficou até o final da trama.

- Paulo Goulart e Marília Pera reencontravam-se como par romântico 24 anos depois de viverem o casal Claude e Serafina Rosa, em Uma Rosa Com Amor (1972).

- O Campeão estreou dois meses após o término da inédita A Idade da Loba, devido a um atraso na definição da história e outros impasses. Para tapar o buraco a emissora exibiu a reprise da novela Cavalo Amarelo (1980).

- Licurgo Spínola ganhou seu primeiro protagonista após estrear em uma pequena participação no remake de Irmãos Coragem (1995).





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23