Há 13 Anos Estreava a Deliciosa A LUA ME DISSE #49




A Lua Me Disse, segunda incursão no horário das sete de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa, estreou no dia 18 de Abril de 2005, teve 143 capítulos, encerrando-se em 30 de Setembro de 2005. Teve colaboração de Antônia Pellegrino e direção geral de Rogério Gomes com Leandro Neri, Luís Felipe Binder e núcleo de Roberto Talma. Foi antecedida por Começar de Novo e sucedida por Bang Bang, e hoje completa 13 anos de estreia.


os autores: Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa

A Lua Me Disse era uma trama urbana e contemporânea cujo o fio condutor é a história de Heloísa (Adriana Esteves), moradora do Beco da Baiúca, vila fictícia localizada no bairro de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro. Aos 16 anos, ela vai trabalhar como babá da pequena Branca e torna-se muito amiga de sua mãe, Regina Benate (Maitê Proença), mulher de um dos sócios do banco Benate Bogari. O destino coloca em seu caminho o jovem Ricardo Bogari (Frank Menezes), filho do sócio do marido de Regina. Os dois se apaixonam, e Heloísa engravida. Disposto a se casar com a moça, Ricardo enfrenta a oposição da mãe, a controladora Ester (Zezé Polessa), mas morre em um acidente de carro. Grávida na adolescência, Heloísa conta com o apoio dos pais, Diva (Pepita Rodigues) e Alberto (Otávio Augusto), e consegue estruturar sua vida.




Ester culpa Heloísa pela morte do filho e não lhe dá nenhum suporte. Rancorosa, concentra suas energias em conseguir a guarda do neto. Gustavo (Wagner Moura), o filho mais velho de Ester, sempre se sentiu rejeitado pela mãe. Ele sofre muito com a morte do irmão e, por conta disso, joga-se de cabeça nos negócios da família. Embora não aprove as atitudes da mãe em relação a Heloísa, evita pensar no assunto, para não entrar em choque com ela e, também, porque ama Heloísa em segredo.

Ester

Dez anos se passam, e Heloísa se transformou em uma eficiente mãe, amiga e profissional. Simpática e encantadora, dedicou sua vida a cuidar do filho, Artur (Guilherme Vieira), e trabalha como administradora da rede de lojas populares O Frango Com Tudo Dentro, de propriedade de Ademilde Goldoni (Arlete Salles). Sua vida muda quando ela reencontra Gustavo e não consegue mais tirá-lo de seus pensamentos, ao mesmo tempo em que conhece Tadeu (Marcos Pasquim), que também passa a mexer com suas emoções. Para complicar, Heloísa é surpreendida com a morte da amiga Regina, que a nomeia tutora de sua filha Branca (Monique Alfradique). Órfã aos 15 anos, Branca é herdeira de uma grande fortuna, a que só terá acesso quando completar 16 anos. Heloísa decide não mexer no dinheiro, e a menina se muda para um quarto em sua casa, sendo obrigada a conviver com um universo bem diferente do qual estava acostumada.

Tadeu, Heloísa e Gustavo


Regina e Branca


O fato de Heloísa ficar com a tutela de Branca desagrada a família de Regina, que fica ainda mais revoltada quando descobre que a ex-diretora do banco Benate Bogari -  que assumira o cargo após a morte do marido -  deixou sua mansão para a cozinheira Dionísia (Chica Xavier). Leontina (Aracy Balabanian) e Madô (Débora Bloch), mãe e irmã de Regina que viviam as suas custas, não se conformam com o testamento, mas Dionísia deixa claro que não tem a intenção de vender a casa nem desalojar seus antigos patrões. Suas filhas Anastácia (Zezeh Barbosa) e Jurema ( Mary Sheila), porém - que gostam de ser chamadas de Latoya e Whitney - abrem guerra contra as esnobes ex-patroas e fazem questão de mostrar quem está no controle da situação.

Leontina

Madô

Heloísa sofre muito ao longo da história por conta da perseguição de Ester. Depois de ser tapeada por Tadeu, de quem chegou a ficar noiva, ela é presa por acusação de roubo e tráfico de drogas, perde a tutela de Branca e a guarda do filho para a sogra. Tadeu ainda se une a Ester para prejudicar Heloísa, após jurar vingança por ter sido rejeitado por ela. Aliado a Zé Bisonho (Luís Guilherme), ele também dá um desfalque na cadeia de lojas O Frango Com Tudo Dentro, o que faz Ademilde perder seus negócios.

Tadeu e Ester

Antes do fim da novela, Heloísa é inocentada, recupera a guarda de Artur, e acaba casando-se com Gustavo, mas ainda tem de enfrentar uma última prova: Ester, enlouquecida, tenta fugir com o neto para a Europa. A vilã é morta por Tadeu, que também morre durante a perseguição policial a Ester. Artur é salvo. Gustavo se torna o novo presidente do banco Benate Bogari, e ele e Heloísa aguardam a chegada de seu primeiro bebê. Branca se casa com Adonias (Paulo Vilhena).

Branca e Adonias




Os personagens pitorescos, tão comuns às histórias de Falabella, povoam o Beco da Baiúca, a começar pela família de Heloísa, que vive com seus pais, os divertidos Alberto e Diva. Tem também sua irmã Marisinha (Bete Coelho), que vive à beira de um ataque de nervos por causa das puladas de cerca do marido, o simpático cafajeste Agenor (Mário Gomes), e do envolvimento de seu único filho, Murilinho (Pedro Neschling) com a devoradora de rapazes, Assunta (Elizângela), uma mulher mais velha, bonita, sensual e livre, que dorme com todos os garotos do bairro, para desespero de suas mães. Assunta é secretária no Frango Com Tudo Dentro, e no final da novela engravida de Murilinho, o que leva Marisinha a escrever um livro intitulado: A Avó da Filha de Assunta, onde, no último capítulo narra o desfecho de todos os personagens da história.

Diva e Branca

Agenor

Alberto é aposentado e tem uma van que aluga para diferentes propósitos. Devotado à mulher Diva, faz tudo o que ela quer, incluindo os serviços domésticos, mas quando é descoberto que o pai de Heloísa tinha um caso de longos anos e mantinha uma segunda família com outros dois filhos adultos, a união harmônica do casal fica abalada. Beatriz (Natália Lage) e Joaquim (Vergniaud Mendes), os meio-irmãos de Heloísa e Marisinha, entram na história agitando a trama.

Beatriz

Joaquim

Beatriz torna-se a principal rival de Heloísa ao se apaixonar por Gustavo, os dois se envolvem sem saber da ligação de ambos com a mocinha. A meia-irmã de Heloísa, temendo perder Gustavo, torna-se cúmplice de Ester e Tadeu em determinado momento da trama, para afastá-la do homem que ama. Mas percebe a tempo que está lidando com pessoas perigosas, abrindo mão das armações contra Heloísa e se redimindo no final.

Gustavo e Beatriz




É no Beco que também vive Zelândia (Maria Zilda Bethlem), dona do restaurante Bardelas, que sabe tudo sobre os vizinhos e vive controlando a vida do filho único, Gibraltar (João Velho), síndico da Associação de Moradores da Baiúca. Careta para sua idade, Gibraltar inferniza a vida dos moradores com seus estatutos e normas. O segurança da vila é Meia-Noite (Jorge Maya), que vive dormindo na guarita porque tem mais de um emprego, e é apaixonado por Anastácia/Latoya.

Zelândia e Soraya

Ademilde com sua numerosa e hilária família também é vizinha de Heloísa. Proprietária d'O Frango, é uma mulher generosa e despachada. Bastante vaidosa, está sempre arrumada, muitas vezes até demais, exagerada. Gosta de namorar e é viciada em bate-papo virtual, onde encontra os mais diversos "namorados", se metendo na maioria das vezes nas maiores confusões por conta de seus pretendentes, cada um mais maluco que o outro. Seus fieis escudeiros são os melhores amigos Naíde (Maria Gladys) e Talarico (Luís Salem), que trabalham com ela no Frango. Ademilde vive para o trabalho e sustenta toda a família, formada pela mãe, Gôndola (Thelma Reston); pelos irmãos, Adilson (Dartagnan Jr), Adail (Bia Nunnes) e Adalgisa (Stella Miranda); e pelos sobrinhos, Julieta (Fernanda Rodrigues), Soraya (Juliana Baroni) e Adonias (Paulo Vilhena). Ainda tem a empregada Índia (Bumba), uma índia fiel a Ademilde, mas que não aceita desaforo das irmãs Adail e Adalgisa, duas parasitas invejosas e mal amadas, inspiradas nas irmãs da Cinderela, que vivem a infernizar a vida de Ademilde e orientar os filhos, Adonias e Soraya, a darem o golpe do baú em alguém. A empregada índia é o alvo preferido de suas maldades.

Ademilde e Zé Bisonho

Índia

Naíde e Vitsa



A grande figura do Beco da Baiúca, porém, é Dona Roma (Miguel Magno), cujo nome verdadeiro é Amoroso Valentim. Desde pequeno, ele sempre gostou de se vestir como uma menina e, como a mãe não se importava, cresceu usando saias. Habituados, os moradores deixaram de se espantar com o fato, especialmente porque Dona Roma tem um grande coração. Dona de uma pensão por onde passam vários personagens da história, é a conselheira de muitos deles. No fim da novela, Dona Roma vira mãe, ela assume a criação de Rominha, filha de Assunta com o adolescente Murilinho.

Valentim Amoroso / Dona Roma

Ainda na vila, habitam a simpática família de Dionísia e os péssimos Zé Bisonho e Sulanca (Diva Pacheco), um casal pavoroso. Dionísia é empregada de Regina, para quem ela deixa sua mansão de herança. A bondosa senhora vive na Baiúca com os quatro filhos: Anastácia, Jurema, Jorginho (Jorge de Sá) e Violeta (Isabel Fillards). Anastácia, é vendedora na loja de Ademilde, mas vive fazendo corpo mole; Jurema, trabalha com a mãe, na mansão de Regina; Jorginho, o caçula, toca violão, e tem uma bela voz que encanta os moradores da vila. Ele e Anselmo (Ivan Cândido), volta e meia, relembram alguma joia da música popular brasileira; e Violeta, a mais sensata das filhas de Dionísia, é a melhor amiga de Heloísa, e administra junto com ela os negócios de Ademilde n'O Frango Com Tudo Dentro. Romântica, sonha encontrar seu príncipe, mas acaba se apaixonando por Lúcio (Maurício Mattar), um homem casado.



Zé Bisonho e Sulanca são os donos do Peru do Papo Gordo, loja concorrente direta de Ademilde, que está sempre às moscas. Na tentativa de aumentar os lucros, os dois sempre tentam sabotar o Frango. Juntam-se ainda ao casal mau-caráter, o neto da nordestina Sulanca, Odorico (Daniel Torres), um garoto encapetado. O motivo da perseguição de Sulanca a Ademilde é que no passado ela e Zé Bisonho foram noivos, mas ele a abandonou para ficar com a nordestina, que na época tinha mais dinheiro. Ademilde, que nunca teve sorte no amor e só cai em cilada nos seus encontros virtuais, termina a história nos braços de Joel (Carlos Casagrande), bombeiro que apaga o incêndio criminoso n'O Frango, provocado por Sulanca, onde Zé Bisonho morre.




No núcleo dos ricos destacam-se Maria Doroteia (Débora Bloch), a Madô, e a tresloucada Geórgia (Patrícya Travassos). A primeira é a irmã mais nova de Regina, uma perua fútil e consumista, que se preocupa só com compras e morre de ciúme do marido Lúcio. Madô também é irmã de Armando (Giuseppe Oristânio), outro sanguessuga de Regina, casado com Elvira (Beth Goulart), que só pensa em casar o único filho Ramon (Raoni Carneiro) com a prima Branca, para garantir sua parte na herança da irmã mais rica. O problema é que Ramonzinho, mesmo sendo um bobão sem atitude, acaba se interessando por Whitney/Jurema, empregada na mansão, para desespero de toda a família. Quanto a Madô, começa a deixar um pouco de lado suas futilidades quando sente que está perdendo o marido. Lúcio se interessa por Violeta, e cansado do comportamento egoísta da esposa, pensa em pedir a separação e viver esse novo amor. Mas Madô faz de tudo para não perder Lúcio, e quando se vê realmente sozinha e sem dinheiro resolve dar uma guinada em sua vida começando a trabalhar. Ela é convidada para apresentar um programa de televisão, o divertido Francamente Madô, e torna-se uma famosa apresentadora de programa de auditório ao estilo Casos de Família. No final, Madô termina feliz, casada com um conde inglês, o Conde de Batterville (Jens Peter).




Geórgia Bogari Lago nunca teve problemas com dinheiro, é a outra sócia do Banco, mas nunca se interessou pelos negócios. Seu maior hobbie é gastar sua fortuna se divertindo ao lado do inseparável parceiro de farra e personal consultor, Samovar de Santa Luzia (Cássio Scapin). Geórgia é irmã do falecido marido de Ester, foi casada com Ivan (Cláudio Marzo), que hoje mantém um relacionamento com Zelândia, e tem dois filhos: Sílvia e Pedro (Rafael Paiva). Os dois foram criados pela governanta da família, Memé (Jacqueline Laurence). Devido a criação de Memé, os filhos de Geórgia são modelos de eficiência e responsabilidade. Eles trabalham no Banco ao lado de Gustavo e Ester, e vivem controlando os gastos da mãe, que peca pelo excesso. Ambos se envolvem com moradores do Beco da Baiúca, Sílvia com Joaquim, meio-irmão de Heloísa, e Pedro com Soraya, filha de Adalgisa, que força a filha a se casar com o jovem milionário, aplicando o golpe da barriga.

Soraya

Pedro

Convencida de que a vida é uma festa, Geórgia se comporta como se ainda estivesse em plena juventude. Ela exagera na bebida e joga além da conta, sempre acompanhada pelo amigo bon vivant Samovar, seu divertido conselheiro. Gay, ele se apaixona pelo sério Valdo (Hugo Gross), funcionário de Ademilde, e passa a novela toda tentando conquistá-lo. Valdo é difícil, não tem interesse e não cede, mas no fim da trama, para surpresa geral, ele se rende aos apelos de Samovar e os dois embarcam juntos para Paris.

Samovar

Valdo

Entre os muitos destaques cômicos, as ambiciosas filhas de Dionísia, Whitney e Latoya, que odiavam seus nomes de batismo e detestavam ser negras, arrancavam gargalhadas do público tocando de forma leve e engraçada em um tema delicado: o racismo com a própria raça. Elas viviam alisando o cabelo e chegavam ao absurdo de dormir com prendedores de roupa nas narinas para diminuir as ventas. Ironicamente seus pseudônimos foram escolhidos em homenagem a divas negras da música americana: Whitney Houston e Latoya Jackson. Quando ficam ricas, devido a herança que Regina deixou para sua mãe, elas tornam a vida na mansão insuportável, principalmente para Madô e Leontina, fazendo churrascos à beira da piscina e transformando a casa em uma zona. No final, as duas tem desfechos bem diferentes. Whitney abandona suas vilanias, casa-se com Ramon e termina grávida dele. Já Latoya após virar comparsa de Tadeu, passa a ser procurada pela polícia. No fim, foragida e humilhada, trabalha como mulher-macaca no show de um circo Mambembe, montado por Odorico e sua avó Sulanca, também foragida.

Latoya e Whitney




A novela se encerra com uma exposição de fotos da croata Vitsa (Carol Machado), - outra personagem hilária e muito peculiar - namorada virtual de Talarico, que não fala uma palavra em Português. A exposição mostra imagens dos personagens da trama.

Com uma história cômica, romântica e com situações que remontavam à chanchada, Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa acertaram em cheio em sua segunda parceria no horário, depois da também ótima Salsa e Merengue (1996). 

A Lua Me Disse contou com uma única trilha sonora nacional, com repertório bem escolhido: Ninguém Merece (Zeca Pagodinho), tema de Marisinha e Agenor; Só Vou Gostar de Quem Gosta de Mim (Caetano Veloso), tema de Heloísa e Tadeu; O Caminho (Bebel Gilberto), tema de Julieta; Veneziana (Simone), tema de Adilson e Marta; Por Que Não Eu? (Leoni), tema de Gustavo; Lero Lero (Erasmo Carlos), tema de abertura; Ciclo (Jorge Vercilo) tema de Violeta; Amar Você (Segredo do Meu Coração) (The Originals), tema de Ademilde; Um Mais Um (Skank), tema do núcleo jovem; Eu Sou Neguinha (Vanessa da Mata), tema de Latoya e Whitney; Dia Azul (Djavan), tema Madô; e outros.




Curiosidades:

- A ideia de A Lua me Disse surgiu em um jantar dos autores. Maria Carmem Barbosa preparou um frango recheado, e Falabella batizou a receita de “O Frango Com Tudo Dentro”. Antes do cafezinho, a personagem Ademilde (Arlete Salles) já começava a ganhar um perfil.

- Última parceria em novelas de Miguel Falabella com Maria Carmem Barbosa. Depois de A Lua Me Disse eles só estiveram juntos em mais um trabalho, o seriado Toma Lá Dá Cá.

- A tradutora Ana Gloz entrou na trama para viver Dunya, contratada por Dona Roma (Miguel Magno) para traduzir as falas da personagem Vitsa (Carol Machado).

- Esta foi a primeira novela do ator Cássio Scapin na TV Globo. Com mais de 20 anos de palco, Cássio imortalizou na TV o personagem Nino, do infantil Castelo Rá-Tim-Bum, exibido na TV Cultura.

- Primeira novela de Monique Alfradique, que estreou na TV como paquita da Xuxa, em sua última formação de assistentes de palco.

- Dona Roma (Miguel Magno) e Madô (Débora Bloch) se transformaram nos personagens mais queridos do público.

- A atriz Pepita Rodrigues voltou às novelas em A Lua me Disse, após 24 anos afastada. Só última atuação em novelas foi em O Amor é Nosso (1981).

- Parte do elenco e da produção da novela gravaram durante dez dias as cenas dos primeiros capítulos na Europa. Foi escolhida como locação a pequena cidade de Innsbruck, na Áustria, apesar da trama se passar na Suíça. A cidade austríaca ofereceu melhores locações: parques e ruas cobertos de neve, pistas de esqui e paisagens típicas do inverno europeu que girou entre -30 e -5ºC.

- Os cenários e figurinos seguiram a mistura de estilos da trama, juntando o realismo e a farsa, inspirados na estética do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Como a intenção era fazer uma novela alegre, houve ênfase nas cores fortes do núcleo do Beco da Baiúca.

A Lua Me Disse lembrou a fase de ouro de Silvio de Abreu e Jorge Fernando no mesmo horário, nos anos 1980 – período iniciado com Guerra dos Sexos (1983). Com ingredientes parecidos aos usados por Falabella, Abreu marcou época com novelas de humor ao mesmo tempo inteligente e escrachado, em tramas movimentadas e personagens memoráveis.

- As personagens Latoya e Whitney (Zezeh Barbosa e Mary Sheyla) acabaram sendo centro de uma polêmica inusitada. Enquanto as personagens negavam sua condição negra, o assunto foi encarado por grupos ativistas como um estímulo ao preconceito. Da mesma forma, grupos de proteção aos índios não gostaram do tratamento dado à personagem Índia, vivida pela atriz Bumba, uma índia de verdade. Empregada na casa de Ademilde (Arlete Salles), Índia era o saco de pancadas das irmãs más de sua patroa. Numa alusão ao clássico infantil A Gata Borralheira, em uma sequência da trama, as irmãs rasgaram o vestido com o qual Índia iria a um casamento chique.

- No capítulo exibido em 24/06/2005, os autores fizeram uma espécie de homenagem à novela clássica Selva de Pedra. Abandonada no altar pelo noivo, Naíde (Maria Gladys) sai transtornada da igreja rasgando o vestido de noiva, tal qual Fernanda (Christiane Torloni em 1986) fizera na novela de Janete Clair, ao passar pela mesma situação. Detalhe: Miguel Falabella atuou na versão de Selva de Pedra de 1986.

- Em outra trama, Latoya (Zezeh Barbosa) vende a casa da mãe, numa alusão à vilã Maria de Fátima (Glória Pires) de Vale Tudo (1988).

- Isabel Fillards, que fazia Eurídice em Começar de Novo, novela antecessora no horário, saiu na metade da trama de Antônio Calmon, para viver Violeta em A Lua Me Disse, papel escrito especialmente pra ela pelos autores.

- Em 2010, A Lua Me Disse foi reeditada e transformada numa minissérie de 13 capítulos de 50 minutos, para atrair compradores em mercados internacionais. Só foram usadas as tramas centrais.
                                                                                                                                                                


                                            

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23