Há 21 Anos Estreava no SBT o Remake de OS OSSOS DO BARÃO #50



Em 1997, o SBT levou ao ar uma adaptação da novela de Jorge Andrade, Os Ossos do Barão, exibida pela Globo anteriormente, em 1973. O texto adaptado, foi escrito por Walter George Durst, com colaboração de Duca Rachid, Marcos Lazarini e Mário Teixeira. A novela foi dirigida por Luiz Armando Queiroz e Henrique Martins, com direção geral de Antônio Abujamra e supervisão geral de Nilton Travesso. Durst modificou algumas coisas em seu remake, incluindo elementos de outras duas tramas de Jorge Andrade: Ninho da Serpente e Gaivotas, textos teatrais, que viraram novelas em 1982 (Bandeirantes) e 1979 (Tupi) respectivamente. A novela do SBT estreou em 28 de Abril, completando hoje 21 anos de seu primeiro capítulo. Foi a substituída por Dona Anja, e teve 115 capítulos.

o adaptador Walter George Durst

Em 1908, o italiano Egisto Ghiroto (Juca de Oliveira), imigrou para o Brasil aos 7 anos, onde instalou-se com sua família para trabalhar, na fazenda do Barão de Jaraguá. Ainda criança, conhece o pequeno Miguel, neto do Barão, de quem torna-se amigo na infância. Ele cresce como empregado da fazenda, mas acaba fazendo fortuna com a Revolução Industrial, em São Paulo, ao contrário do ocorrido com as famílias tradicionais paulistas, que empobrecem devido a decadência do comércio cafeeiro.



Egisto acaba comprando tudo que pertencera ao Barão, inclusive seus ossos, que adquirira ao comprar sua urna funerária. Apesar de tudo, ele não está feliz, pois sonha em ter um título de nobreza, mas isso só poderá ser alcançado se seu filho Martino (Tarcísio Filho) casar com Isabel (Ana Paula Arósio), filha de Miguel (Othon Bastos) - agora seu inimigo - e bisneta do Barão.

Isabel e Martino

Apesar da imediata atração que sentem ao se conhecer, Isabel e Martino, não se entendem de imediato e vivem uma relação de amor e ódio. O pai dela, Miguel Camargo Parente Rendon Pompeo e Taques e sua mãe Verônica (Clarisse Abujamra), depositam nela a esperança de recuperarem-se financeiramente, casando-a com um bom partido. E mesmo o italianinho Martino Ghiroto sendo de uma família agora muito rica, Isabel opta pela tradição dos quatrocentões Caldas Penteado e casa-se com Rogério (Rubens Caribé), neto do banqueiro Cândido Caldas Penteado (Rubens de Falco), e filho de Luís Eulálio (Ewerton de Castro) e Guilhermina (Imara Reis).

Isabel e Rogério

O casamento

O núcleo dos imigrantes italianos que fizeram fortuna em São Paulo, encabeçado por Egisto, é composto ainda por sua esposa Bianca (Jussara Freire), mulher analfabeta, que se dedica a família com grande amor; o filho Martino, de temperamento explosivo, que estudou no exterior e prepara-se para assumir os negócios do pai em sua tecelagem; o amigo Carlino (Laerte Morrone), sua esposa Rosa (Denise Del Vecchio) e o filho deles Luigi (Dalton Vigh), melhor amigo de Martino.

Melica, Miguel e Antenor

Na família de Miguel, além da bela e decidida filha, Isabel, e sua ambiciosa e fria esposa, Verônica, destacam-se ainda seus pais, Melica (Cleyde Yáconis) e Antenor Camargo Parente de Rendon Pompeo e Taques (Leonardo Villar), idosos que ainda vivem na fazenda Jaraguá. Também o filho caçula, Ricardo (Wagner Santisteban); o irmão mais novo, Vicente (Petrônio Gontijo), mal visto por Miguel, por ser jornalista, profissão reprovável pelos conservadores da época; e sua cunhada, Lavínia (Bia Seidl), esposa de Vicente. Mulher à frente de seu tempo, ela provoca uma crise em seu casamento quando decidi trabalhar e acaba se separando do marido. Outra mulher da família também com pensamentos avançados para época é Norma (Bete Coelho), psicanalista, prima e melhor amiga de Isabel, que se envolve com Martino.

Isabel e Ricardo

Verônica e a filha



A família Caldas Penteado, vive de aparências e dissimulações. Guilhermina, filha do patriarca Cândido, mantém um caso com o advogado da família, Otávio (Thales Pan Chacon), e a filha caçula, Consuelo (Jerusa Franco), não hesita em perder sua virgindade com Luigi, em um tempo onde a pureza era supervalorizada. Mas a moça terá de disputar o italiano com Lourdes (Mayara Magri), sobrinha de Miguel, por quem ele está realmente apaixonado.

Otávio



Os Ossos do Barão foi a última grande produção do SBT na tentativa de estabelecer seu núcleo de dramaturgia, iniciado em 1994 com Éramos Seis. Foi uma bela novela, produzida com esmero, que ficou esquecida na memória dos telespectadores.

A trilha musical da novela não foi lançada.




Curiosidades:

- Os Ossos do Barão estrearia em 18 de Novembro de 1996, porém uma tragédia se abateu sobre os bastidores da novela. O noivo de Ana Paula Arósio - a mocinha da história - o empresário, Luís Carlos Tjurs, suicidou-se em 05 de Novembro daquele ano, em meio as gravações da trama. Não se sabe se foi esse o motivo que levou ao adiamento da novela, mas o SBT produziu às pressas Dona Beija, que estreou em dezembro de 96, fazendo Os Ossos estrear como sua sucessora em abril de 97.

- A novela teve cenas gravadas na fazenda São Sebastião, em Amparo, interior de SP, que também serviu de cenário para a novela Os Imigrantes, em 1981.

- Foi exibida com todos os capítulos gravados, o que levou ao descontentamento do elenco, que logo depois da estreia, em 28 de abril, teve o término de seus contratos em 30 de abril, dois dias após o primeiro capítulo ir ao ar. Ou seja, os atores viram suas imagens serem veiculadas durante os quatro meses de exibição da novela, sem vínculo empregatício com a emissora.

- Ana Paula Arósio e Tarcísio Filho começaram a namorar durante as gravações da trama, cinco meses após a tragédia com o ex-noiva dela.

- Primeira novela da atriz Mika Lins

- A triz Jerusa Franco, intérprete de Consuelo Caldas Penteado é sobrinha neta do autor Jorge Andrade, responsável pelas histórias originais que inspiraram a adaptação.

- Thales Pan Chacon faleceu um mês após o término da novela, em 02/10/1997, aos 41 anos, em decorrência de complicações relacionadas ao vírus da Aids.

- Leonardo Villar participou das duas tramas, tanto essa quanto a da Globo, em 1973. Na primeira versão ele fazia Miguel, pai da mocinha Isabel, então defendida por Dina Sfat. Martino era vivido por José Wilker; Melica por Carmem Silva; Egisto Ghiroto foi Lima Duarte; e Paulo Gracindo era o patriarca Antenor Camargo Parente de Rendon Pompeo e Taques.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23