Há 24 Anos Estreava na Manchete 74.5 UMA ONDA NO AR #48



No dia 11 de Abril de 1994, estreava na Globo, às 19 horas, um fenômeno de público e crítica, o grande sucesso A Viagem, remake de Ivani Ribeiro para sua novela de 1975, da Tupi. Porém, em outra emissora, às 21:30, ia ao ar o primeiro capítulo de 74.5 - Uma Onda no Ar, novela da Manchete, recordação de hoje no Lembra de Mim. Com argumento de Domingos de Oliveira, a trama foi escrita pelo próprio, mais Eloy Araújo, Rose Calza, Marilú Saldanha, Cláudio Paiva, Chico de Assis e Lígia Barbieri. Na direção geral, Cécil Thiré, acompanhado de Lucas Bueno e José Carlos Pieri. Antecedida por Guerra Sem Fim e sucedida por Tocaia Grande, 74.5 - Uma Onda no Ar, produzida em parceria com a independente TV Plus, completou 24 anos de estreia.

Domingos de Oliveira

Pedra da Lua é um paraíso natural ameaçado pela ganância dos homens. Localizada nos arredores de Búzios / RJ, é em torno desse lugar que gira a história de 74.5 - Uma Onda no Ar, narrada por Álvaro (Cécil Thiré), um jornalista aposentado, que defende o lugarejo através de sua rádio FM. É em Pedra da Lua que Caíque (Raul Gazolla) e Jonas (Gracindo Jr) pretendem instalar uma mineradora. Mais exatamente nas terras de Stella (Ester Góes), esposa de Jonas e mãe de Luíza (Letícia Sabatella), que se nega a arrendar as terras, temendo destruir o lugarejo. Pouco depois, Stella, que é diabética e alcoólatra, morre em circunstâncias suspeitas.

Luíza, que é casada com Caíque, é enganada pelo marido, mas acredita nele. No entanto, começa a perceber o canalha que ele é, no dia em que sua mãe está morrendo, e Caíque, para não perder negócios, proíbe a esposa de ir ao Rio. Ela vai mesmo contra a vontade do marido, e ao chegar em Pedra da Lua reencontra Miguel (Ângelo Antônio), seu amigo de infância, que deixou a pequena cidade para estudar proteção ambiental no exterior. Com a morte da mãe e do bebê que esperava, após flagrar o marido com a amante Isabel (Ísis de Oliveira), Luíza vai viver em Pedra da Lua com o avô Álvaro, descobrindo com ele uma nova forma de encarar a vida. Junto com Miguel, retoma um amor do passado e torna-se uma das maiores defensoras da região, passando a lutar contra o ex-marido. Mas Caíque está disposto a tudo para conseguir instalar sua mineradora na cidade, até mesmo tentar reconquistar Luíza, tornando-se uma pedra no caminho do apaixonado casal.



A luta de Luíza não é nada fácil, pois além do sedutor e ambicioso ex-marido, ela tem de lidar também com o pai, Jonas, poderoso-chefão que quer construir a empresa de mineração a qualquer custo na cidade. Mas ela pode contar com o avô, figura sensata e justa, que com sua rádio, denuncia as arbitrariedades do lugar e leva aos habitantes lazer e alegria.

Álvaro

Pedra da Lua possui dois points obrigatórios, onde seus personagens estão sempre transitando: a pousada Verdevida, um ambiente naturalista, e o Sóveneno, um barzinho nada ecológico. Entre os moradores de Pedra da Lua estão Roberto (Jerry Adriani), um ex-roqueiro, proprietário da pousada, onde se hospedam jovens músicos que o consideram um mestre. Ele tem duas filhas, a pequena e esperta Shirley (Natália Ramos), de 12 anos, e a engajada Tuca (Karina Barum).

Roberto e Tuca

Eduardo (Daniel Dantas), é um ex-psicanalista, que resolveu largar tudo e viver na tranquilidade de um lugar paradisíaco. Tornou-se dono de bar ao abrir o Sóveneno.

Brigite (Tamara Taxman) tem uma loja de produtos naturais. Esperta e divertida, cria um filho sozinha, o pequeno Gui (Rafael Monteiro). Se envolve num triângulo amoroso com Roberto e Eduardo, enquanto seu filho Gui e Shirley, a filha de Roberto, vivem a descoberta do primeiro amor.

Dinorah (Stella Freitas) é garçonete no bar de Eduardo e diverte a todos com seu jeito engraçado.

Bia (Vanessa Barum) é uma garota ambiciosa, que nasceu em Pedra da Lua, mas sonha morar no Rio de Janeiro. Antes de Luíza voltar a cidade, ela mantem um caso com Miguel.

Giovana (Regina Restelli) é a melhor amiga de Luíza. Vive sob a intransigência do pai Franklin (Hélio Ary), um tirano insensato, do qual ela, apesar de seus mais de 30 anos, ainda não conseguiu se libertar.



Nestor (Marcelo Picchi) é um contador, que detém os segredos de todos os moradores da cidade. Com problemas sexuais que o leva a atingir o prazer apenas com a masturbação, ele acredita que sua esposa tem um caso com Álvaro e o mata.

74.5 - Uma Onda no Ar foi uma novela praiana, solar, cheia de paixões, intrigas, sedução, suspense e humor, que merece a recordação no Lembra de Mim.



Duas trilhas sonoras caprichadas, embalaram as histórias dos moradores de Pedra da Lua. No álbum nacional, sucessos marcantes como: Carente Profissional (Marina Lima); Os Barcos (Legião Urbana); Falando de Amor (Leoni); Grito de Alerta (Gonzaguinha); Megamix (Fernanda Abreu); Agora Só Falta Você (Rita Lee); Vontade (Paulinho Moska); e outras.



A trilha internacional, não menos caprichada, trazia: I Don't Wanna Fight (Tina Turner), tema de abertura; Return To Innocence (Enigma); He Ain't Heavy, He's My Brother (The Hollies); Love Me Or Leave Me (Robert Palmer); Moon (Dada); Go Pato (Pato Banton); Cantaloop (Flip Fantasia), US3; e outras.



Curiosidades:

-  Na Copa de 1994, durante os jogos, a Manchete parou de apresentar os capítulos inéditos da novela. Entre os dias 24/06 e 18/07/1994 foram ao ar capítulos já exibidos, de forma compacta. A emissora não podia exibir os jogos da Copa do Mundo nos Estados Unidos e não quis prejudicar sua produção, que coincidia com o horário dos jogos.

- Foi a primeira produção independente exibida pela TV plus na Manchete, antes ela havia produzido a minissérie O Sorriso do Lagarto, na Globo, em 1991.

- O argumento era de Domingos de Oliveira, mas após abandonar a produção por não ter gostado de escrever o formato (essa era sua primeira novela), a história passou por muitas mãos. Primeiro, Eloy Araújo, Rose Calza, Marilú Saldanha e Cláudio Paiva, e depois houve uma nova troca de autores, aproveitando o fim da Copa, Chico de Assis e Lígia Barbieri assumiram o texto.

- O veterano ator Paulo Autran foi convidado pelo diretor Cécil Thiré, seu amigo pessoal, para interpretar Álvaro, o avô da mocinha, e já havia acertado sua participação na trama, quando voltou atrás no último momento e acabou sendo substituído às pressas pelo próprio Cécil. O curioso era que Cécil tinha 50 anos na época, e Letícia Sabatella, 22, enquanto que Ester Góes, que participou do primeiro capítulo como mãe de Luíza e filha de Álvaro, tinha 48 anos.

- A Manchete tratou logo de contratar o casal da vida real Ângelo Antônio e Letícia Sabatella para protagonizar a novela, após o grande sucesso de suas estreias na Globo como casal Beija-Flor e Taís em O Dono do Mundo (1991)

- Return To Innocence, um dos temas internacionais da trama fez parte também da trilha sonora internacional de Pátria Minha, trama que estreou no mesmo período de 74.5, esta foi exibida entre abril e setembro de 1994 e a primeira entre julho/94 e março/95.

- A novela foi criticada na época pelo título, a frequência não existe em rádio comercial (vai de 87.8 a 107.9).

- O cantor Jerry Adriani fez aqui sua primeira incursão no gênero interpretando o ex-roqueiro dono de pousada, Roberto.

- Numa entrevista da época, Letícia Sabatella afirmou não querer contrato fixo com a Globo por não se sentir segura para ficar presa, sem ter liberdade de escolha em seus trabalhos, por isso recusou as personagens Maria Santa, de Renascer e Linda Inês, de Fera Ferida, após se destacar em O Dono do Mundo e na minissérie Agosto (1993) e fechou com a Manchete, ao saber que sua personagem e a do marido seriam escritas especialmente para ambos.

- Primeira novela dos atores Karina Barum e Murilo Rosa.

- A atriz Samara Felippo antes de estrear em novelas apareceu na abertura de 74.5 Uma Onda no Ar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23