Há 8 Anos Terminava CAMA DE GATO #47



Cama de Gato foi uma novela das 18 horas, escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes, sob supervisão de texto de João Emanuel Carneiro; com colaboração de Júlio Fischer, Thereza Falcão, Alessandro Marson e João Brandão; e dirigida por Amora Mautner, Gustavo Fernandez, Thiago Teitelroit, André Felipe Binder, Roberto Vaz, Vinícius Coimbra, e núcleo de Ricardo Waddington. Estreou em 5 de Outubro de 2009 e terminou em 9 de Abril de 2010, completando hoje oito anos da reprise do último capítulo. Foi sucedida por Paraíso e antecedida por Escrito nas Estrelas.

as autoras: Duca Rachid  Thelma Guedes

Um jovem humilde se transforma em um poderoso empresário através de muita dedicação aos estudos e ao trabalho. No entanto, a ascensão financeira o torna um homem ambicioso, egoísta e arrogante, temido por seus funcionários e distante de seus amigos e familiares.

Gustavo

Cama de Gato era uma trama contemporânea, ambientada no bairro da Glória, zona sul do Rio de Janeiro. Gustavo Brandão (Marcos Palmeira) é um notável perfumista, casado com a rica e mimada Verônica (Paolla Oliveira). Ele só reaprende a ser humilde e solitário quado perde tudo o que conquistou e descobre o amor sincero de Rose (Camila Pitanga), uma humilde faxineira. A simplicidade da moça ajuda-o a redescobrir seus valores e sua felicidade.

Rose e Gustavo

Antes de se tornar um famoso perfumista, Gustavo era apenas o filho dos empregados do patrão. Seus pais, Julieta (Suely Franco) e Ferdinando (Pedro Paulo Rangel), moraram e trabalharam na mansão do empresário Severo (Paulo Goulart), então dono de uma das maiores indústrias químicas do Brasil, até o dia em que foram demitidos por terem faltado dois dias de trabalho. Eles se ausentaram para acompanhar as buscas ao filho, que havia se perdido na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Julieta e Ferdinando

Gustavo havia se embrenhado na mata na companhia de seu amigo inseparável, Alcino (Carmo Dalla Vecchia). Os dois foram resgatados pelos bombeiros e suas fotos, publicadas nas primeiras páginas dos jornais. Os Jovens, mesmo famintos e exaustos, divertiram-se com o assédio da imprensa. Severo, entretanto, não gostou da história e decidiu demitir os pais do rapaz, apesar de argumentarem que, em 20 anos, nunca haviam faltado ao trabalho e que não tinham onde morar. Julieta e Ferdinando foram humilhados e postos na rua de maneira implacável. Gustavo, então, prometeu a si mesmo que nunca mais passaria por tamanha humilhação.

Severo e Verônica

Com sacrifício, o jovem se forma em química e, anos mais tarde, torna-se dono, em sociedade com Alcino, da Aromas, uma das maiores empresas de perfumes e cosméticos de luxo do país. A Aromas ganha reconhecimento no mercado quando Gustavo cria uma fragrância especial, a qual batiza de Verônica, em homenagem à filha única de Severo, por quem sempre foi apaixonado. Mas, sufocado pelo rancor que guardou daqueles que o humilharam quando ainda era pobre, Gustavo se perde em sua ambição.. Ele se encastela na sede de sua empresa de perfumes, torna-se um escravo do dinheiro e escreve seus valores.

Para começar a se vingar, Gustavo aproveita que Severo está à beira da falência e compra a mansão e a fábrica de produtos químicos do ex-patrão de seus pais, onde decide instalar a Aromas. Já estabelecido, ele se casa com Verônica e completa sua revanche mantendo Severo, sob rédea curta, como um mero contador de sua empresa.

Verônica e Gustavo

A fama e a fortuna transformam Gustavo em um homem duro, arrogante e nada generoso, o pesadelo de seus funcionários, que o chamam, pelas costas, de "Imperador". Diferente do amigo emergente, Alcino procura viver intensamente: é um namorador, pratica esportes radicais, mora em um barco e é extremamente querido pelos que o cercam. Sua maior tristeza é não reconhecer mais no sócio o melhor amigo de infância. A soberba de Gustavo e a maneira grosseira como trata a todos a seu redor os leva a discussões, e eles decidem desfazer a sociedade.

Alcino e Gustavo

Dias depois, Alcino descobre estar doente, após desmaiar e sofrer um acidente andando de parapente, seu tempo de vida é curto. Ele decide, então, usar os meses que lhe restam para fazer diferença na vida das pessoas que ama, e o primeiro da lista é Gustavo. Alcino resolve levá-lo à força para um lugar desértico, onde o amigo não teria acesso a dinheiro e poderia repensar a maneira como tem vivido. Com a ajuda de sua fiel assistente Mari (Isabela Garcia), apaixonada pelo patrão em segredo, Alcino contrata alguns homens para tirar o amigo do circuito. Sua intenção é reencontrá-lo depois para terem uma conversa que os ajude a recuperar a antiga amizade. A ida de Gustavo para o deserto deveria se parecer com a aventura que viveram quando eram adolescentes e se perderam na Floresta da Tijuca.

Mari e Alcino

Convicto de que seu plano dará certo, Alcino conta sua ideia a Verônica e Davi (Ângelo Antônio), irmão caçula de seu sócio, para que os dois possam ajudá-lo. O objetivo é sumir com Gustavo após a festa de lançamento da nova fragrância do perfume Verônica, em comemoração aos seus dez anos de sucesso. No entanto, Rose, uma das faxineiras da empresa, ouve a conversa e se sente na obrigação de avisar o patrão do perigo que está correndo, sem saber que tudo não passa de brincadeira de Alcino. Rose, que já havia se comovido ao ver Gustavo chorando, às escondidas, depois de brigar com Alcino, não acredita que alguém capaz de criar essências tão maravilhosas possa ser tão mau ou insensível quanto dizem.

Davi

Com a ajuda de sua melhor amiga, Taís (Heloísa Perissé), que também é faxineira da Aromas, Rose entra na festa usando um vestido que pegou na lavanderia do luxuoso hotel onde a recepção está acontecendo. Quando está prestes a contar o que ouviu ao perfumista, Rose é surpreendida por uma funcionária do hotel que a acusa de ter roubado o vestido. Sem acreditar nas palavras de Rose, Gustavo a destrata por ser faxineira, chama-a de ladra e ainda a demite, o que também faz com Taís.

Rose e os filhos Tarcísio, Glória, Francisco e Regina

Taís

O perfumista vai embora da festa enfurecido enquanto Alcino dá prosseguimento ao seu plano, sem saber que está sendo usado pela ambiciosa Verônica. Ela quer aproveitar a brincadeira do empresário para sumir de vez com Gustavo e herdar sua fortuna. Com a cumplicidade do amante, o modelo Roberto (Dudu Azevedo), a vilã contrata dois capangas para seguir Alcino na viagem ao deserto, onde Gustavo já havia sido abandonado. Os bandidos roubam o carro do empresário e o computador que ele usava para monitorar os passos do amigo. A essa altura, Gustavo já sabia que estava naquela situação por conta de um plano de Alcino. A certeza veio quando, ao acordar no deserto, avista uma mochila com um relógio-bússola e um bilhete de Alcino, marcando um encontro no Farol das Almas.

Gustavo é perseguido pelos capangas, que imagina terem sido enviados pelo ex-sócio. Só que eram os de Verônica. Na perseguição, Gustavo acaba sendo baleado e despenca do alto de uma cachoeira. Alcino e Mari chegam a tempo de testemunhar o incidente, mas, como não veem os capangas, pensam que Gustavo se suicidou. Depois de algumas buscas, o perfumista é dado como morto pela polícia local.

Verônica

Roberto

Quando imaginava ter tudo sob controle, Verônica começa a ser chantageada pela modelo Natasha (Letícia Birkheuer), ainda na noite da festa. A estrela da campanha publicitária da nova fragrância do perfume Verônica tinha um caso com Roberto, seu parceiro de trabalho, o que deixava a mimada senhora Brandão com ciúmes. Para afastá-los, Verônica influencia Gustavo a demitir a modelo, alegando que ela estaria acima do peso. O empresário, no entanto, faz isso da pior maneira possível: humilhando a moça no dia da festa, diante de outras pessoas. Na mesma noite, mais tarde, Natasha vai à casa do empresário tomar satisfação, e flagra Roberto e Verônica se beijando. Ela, então, ameaça contar o caso para a imprensa, se não receber uma boa recompensa. Durante a conversa, no entanto, a modelo se desequilibrada, cai da varanda da casa e morre. Para que a culpa pelo acidente recaia sobre Gustavo, a esposa do perfumista pega a blusa com que presenteou o marido e manda Roberto vesti-la, para que, de longe, seja confundido com o empresário. Em seguida, os dois fogem no carro de Gustavo. Roberto sai da casa dirigindo em alta velocidade, para ser visto de relance pelos empregados, e Verônica fica escondida no banco de trás do automóvel. A armação dá certo. Até que Gustavo seja dado como morto, todos acham que o sumiço dele foi para fugir das acusações de assassinato.

Natasha

Mari e Kátia, irmã de Natasha

A suposta morte de Gustavo desestabiliza Alcino. Além de lidar com a culpa, já que foi o responsável por mandar, mesmo que sem intenção, seu melhor amigo para uma grande emboscada, ele precisa enfrentar Verônica. A vilã, verdadeira responsável pelo sumiço de Gustavo, faz-se de viúva inconsolável e se mostra surpresa e desesperada ao saber que o marido sofreu um acidente fatal. A informação sobre o trágico destino de Gustavo chega rapidamente à imprensa, que já o apontava como assassino da modelo Natasha. Ainda no papel de uma chorosa e desamparada jovem senhora que acaba de perder o amor de sua vida, Verônica anuncia a todos a morte do marido.

Depois do incidente, Alcino assume a presidência da Aromas, preocupado em amparar a família do amigo, e Verônica é promovida a vice-presidente. Mas ela quer mais. A vilã descobre que Alcino tem pouco tempo de vida, apesar de o assunto ser tratado com extrema discrição por ele e pela assistente Mari, e decide seduzi-lo, aproveitando a fragilidade do empresário devido à suposta morte do amigo. A intenção de Verônica é ficar com a outra metade da empresa.

Apesar dos momentos difíceis pelos quais passa, Alcino realiza um dos seus grandes sonhos: descobrir o paradeiro de um filho que nunca conheceu. Com a ajuda de investigadores, ele o localiza, mas, para a sua surpresa, é uma jovem. Debóra (Guta Gonçalves) é filha dele com Leda (Ana Cecília), uma ex-namorada, fotógrafa, que foi grávida para a Itália. No começo, a relação entre pai e filha não é fácil, mas Debóra precisa se acostumar rapidamente com ele, pois sua mãe decide ir embora e a deixa aos cuidados de Alcino. No decorrer da novela, Débora se envolve com Pedro (Ronny Kriwat), mas a relação não é aceita pela mãe do rapaz, Sofia (Paula Burlamaqui). Na verdade, ela é contra porque Pedro é filho de Alcino e, portanto, irmão de Débora. A verdade abala o casamento de Sofia e Davi e também a relação dela com Pedro, mas leva Alcino a descobrir que Débora não é sua filha. Sem nada para impedir o romance, os jovens ficam juntos. 

Alcino e Débora

Pedro

Sofia

Gustavo sobrevive à queda do penhasco e é encontrado desmaiado por José (Agnaldo Lopes). O pescador o leva para sua casa e cuida do perfumista com a ajuda de sua esposa, Maria (Prazeres Barbosa). Depois de muitos anos de arrogância, ele se depara com o mais puro sentimento de solidariedade. Ajudado por essa família humilde, o perfumista se recupera, começa a questionar a razão de ter sido vítima da emboscada e decide voltar para o Rio de Janeiro. Mais uma vez conta com a ajuda de José, que lhe dá dinheiro para ajudá-lo nessa empreitada.

Ao chegar ao Rio, Gustavo descobre, pelos jornais, que está sendo acusado da morte da modelo Natasha e que foi dado como morto. Sem dinheiro e com medo de procurar as pessoas em quem confiava, Gustavo passa fome e sofre os mais diversos tipos de humilhação na rua, onde, desamparado, lembra-se muito de Rose, a faxineira que tentou alertá-lo. Na luta para sobreviver e voltar para casa, o ex-empresário faz diversos bicos, como o de catador de lixo. 

Em uma noite, ao retornar para o abrigo onde comia e dormia, ele reconhece Rose na rua. De dentro de sua velha Kombi, a faxineira avista Gustavo em um ônibus e tenta a todo custo emparelhar o carro com o coletivo para confirmar se é mesmo seu antigo patrão. Seu carro a deixa na mão, mas, diante do tumulto causado, Gustavo a reconhece de longe. - Mesmo tendo sido demitida pelo arrogante empresário, Rose ficara muito comovida com a notícia de sua morte. Alcino – que se sentia indiretamente responsável pela demissão dela e, no fundo, ficara impressionado com sua atitude de tentar avisar Gustavo sobre o que pensava ser uma armação – chegou a procurar a faxineira para explicar o que havia acontecido e oferecer seu emprego de volta. Ela, no entanto, não acreditou na inocência do empresário e recusou a oferta de trabalho. Para sustentar os quatro filhos – Tarcísio (Heslander Vieira), Glória (Raquel Fuina), Francisco (Gustavo Maya) e Regina (Julyana Garcia) –, a batalhadora Rose aceitou ser a parceira de dança de Sólon (Daniel Boaventura) nos bailes temáticos do clube Esplêndido da Glória.

Sólon

Gustavo descobre o paradeiro de Rose e decide encontrá-la no clube. No mesmo dia em que o ex-empresário consegue uma roupa adequada para entrar no baile, Alcino aparece no local com o objetivo de ajudar Rose. Informado por Taís, ele descobre que a ex-faxineira, ainda desempregada, estava com sérias dificuldades financeiras e que havia sido despejada da casa em que vivia de aluguel com os quatro filhos. Para desviar a atenção de Alcino, impedindo que ele visse o amigo, Rose o puxa para dançar, o que deixa Gustavo desconfiado de que ela também estaria envolvida na armação que quase o matou. Mas, após uma conversa franca, a confusão é desfeita, e Rose e Gustavo se beijam pela primeira vez. Nessa jornada para descobrir a verdade, o ex-empresário também conta com a ajuda de Domênico (Jorge Cerrutti), um catador de lixo reciclável que frequenta o mesmo abrigo.

Domênico

Apesar da paixão que os aproxima, Rose garante que vai ajudar Gustavo apenas como amiga. Além do mais, ela precisa proteger seus filhos, que já sofreram muito desde que ela perdeu o emprego. Mas sua sorte começa a mudar. Ela recebe uma ótima oferta para vender seu carro velho, o que a permite comprar sua antiga casa alugada. Ela só não imaginava que Alcino estava por trás dessa proposta, com o intuito de ajudá-la. Rose convida Gustavo, que até então andava pelas ruas, a morar com sua família em uma vila no bairro da Glória. Para despistar a vizinhança, ela sugere que o ex-patrão use um nome falso. E ele pensa em Vicente, o nome do avô de Alcino. Para todos, o novo morador é apenas inquilino de Rose.

Apesar das dificuldades financeiras pelas quais passa, a família de Rose vive em harmonia. Aficionada por novelas, a faxineira batizou seus quatros filhos com os nomes de seus artistas preferidos: os gêmeos Tarcísio e Glória e os mais novos Francisco e Regina, em homenagem aos atores Tarcísio Meira, Glória Menezes, Francisco Cuoco e Regina Duarte, respectivamente.
O único capaz de tirar a paz de Rose é o malandro Tião (Aílton Graça), seu ex-marido e pai das crianças. Há alguns anos, ao descobrir as traições do marido, Rose pediu o divórcio e passou a sustentar a casa, já que Tião recebe uma pequena aposentadoria por invalidez e alega não poder fazer esforço algum em função de um problema cardíaco. Na verdade, ele goza de boa saúde e aproveita o tempo livre e o dinheiro que arranca da ex-mulher, aproveitando-se de sua generosidade, para jogar sinuca e cortejar Heloísa (Emanuelle Araújo), secretária da Aromas, que mora na pensão de dona Genoveva (Rosi Campos).

Tião

Bené

Verônica finge estar grávida para tentar fisgar Alcino e, triste por saber que não terá muitos anos de vida para acompanhar o crescimento do suposto filho, o empresário pede a vilã em casamento. Alcino até cogita desistir de se casar caso Rose aceite ficar com ele, mas ela não lhe dá esperanças. Gustavo comparece à cerimônia disfarçado.

Alcino e Rose

Casamento de Alcino e Verônica

Desconfiada de que a gravidez não passa de uma armação de Verônica, Mari incentiva Alcino a levar a esposa ao médico para fazer uma ultrassonografia. A vilã fica desesperada com a ideia de a falsa gravidez ser descoberta e pede que Severo coloque sedativo no café do marido. No carro, a caminho do consultório, Alcino cochila no volante, e Verônica se joga em cima dele, o que o faz perder a direção do veículo. O casal é levado para o hospital, e a vilã aproveita o ocorrido para mentir, dizendo que perdeu o bebê.

Gustavo começa a selecionar algumas pessoas para ir revelando que está vivo. Um dos escolhidos é seu irmão. O encontro acontece quando Rose leva Davi à sua casa para convencê-lo a fazer o novo perfume da Aromas e salvar a empresa da falência. Ao ver Gustavo, Davi se revolta por ele ter escondido que estava vivo durante tanto tempo e cogita chamar a polícia. Mas os dois conversam e se entendem. Em uma declaração emocionada, Gustavo admite nunca ter apoiado o irmão na carreira de perfumista por medo de que ele se destacasse mais.

Os pais de Gustavo e as funcionárias da Aromas Patrícia (Luana Martau) e Suzana (Marcella Valente) também ficam sabendo da verdade e decidem ajudar Gustavo a reunir provas que atestem sua inocência. O segredo, no entanto, não demoraria a ser descoberto por Verônica. Já desconfiada de que Gustavo está vivo, ela vai à casa de Rose na noite de Natal e reencontra o ex-marido vestido de Papai Noel. Ele a acusa de ser uma das responsáveis por seu sumiço, mas a vilã o convence de que Alcino é o verdadeiro culpado pela tentativa de assassinato. Rose não acredita na versão de Verônica e morre de ciúmes ao vê-la com Gustavo.

Patrícia, Suzana e Gustavo

O ex-empresário é preso sob acusação da morte da modelo Natasha, mas logo é solto graças a um habeas corpus. Quem acaba sendo condenado é Alcino. Ele pega 20 anos de prisão, acusado de tramar a morte do amigo e de assassinar Natasha, mas consegue o direito à prisão domiciliar. Gustavo decide ligar para ele e chamá-lo para uma conversa em sua mansão – para onde Gustavo se muda com a família de Rose –, na noite de réveillon. Alcino, que ainda não sabia que o amigo estava vivo, vai ao encontro de Gustavo, mesmo sabendo que corre o risco de ser preso. Na mansão, às escondidas, os dois conversam, e Gustavo acusa Alcino de ter tentando matá-lo. Alcino, por sua vez, tenta explicar que tudo não passou de uma brincadeira. Verônica aparece, chama a polícia e Alcino sai às pressas para não ser preso, com ajuda de Domênico, Mari e Kátia (Nívea Stelmann), irmã de Natasha. Gustavo aproveita a festa para aparecer para todos, à meia-noite, surpreendendo os convidados.

Daí por diante, ele sofre com as armações de Verônica e disputa o coração de Rose com Alcino. Gustavo chega a cair em algumas armadilhas e volta a apresentar traços da antiga arrogância, mas nada o impede de terminar ao lado da amada. No entanto, no dia de seu casamento com Rose, Gustavo flagra Verônica conversando com Jair (Ed Oliveira), um dos homens que o levou à força para o deserto, e ouve Verônica dizer que o capanga foi contratado para matá-lo. Os dois se espantam ao perceberem que estão sendo ouvidos pelo perfumista e o perseguem. Na fuga, Gustavo sofre um acidente de carro e é socorrido pela vilã, que o sequestra e o mantém preso em uma cabana abandonada. Verônica o obriga a escrever uma carta de despedida para Rose, desistindo do casamento, e a assinar um documento transferindo todos os seus bens para a vilã. Dessa forma, Verônica despeja Rose e seus filhos e transfere Gustavo para a mansão. Para pressioná-lo ainda mais, ela arma um golpe contra Glória, a filha mais velha de Rose. Verônica promete à jovem que ela será a nova garota-propaganda da Aromas e a mantém presa em um quarto de hotel. Com medo do que Verônica é capaz de fazer contra a menina, Gustavo cede às chantagens da ex-mulher. A polícia encontra o perfumista, mas, para proteger Glória, ele nega estar sob cárcere privado.

Glória e Nuno

Depois de descobrir que foi Verônica quem planejou seu assassinato, e não Alcino, Gustavo vai à delegacia e pede para retirar a queixa contra o amigo. Em seguida, ele lhe pede desculpas por ter sido injusto. Mas o ressentimento pela brincadeira que originou tanta confusão não passaria tão fácil.
Nos últimos capítulos da novela, Roberto confessa à polícia todos os crimes que ajudou Verônica a cometer. Ela, já dentro do avião, prestes a fugir do país, é presa pela Polícia Federal. Roberto é condenado a 28 anos de prisão e Verônica, a 35 anos. Os depoimentos de Gustavo, Alcino, Heloísa, Antonio (Rodrigo Rangel), um dos capangas que perseguiu Gustavo no deserto, e o piloto Carlos Eduardo (Shimon Nahmias), que levou o perfumista até o norte do país, são essenciais para a condenação do casal.

Mas a vilã consegue fugir da prisão. Depois de uma simulação de briga no refeitório, ela e as detentas Geni (Roberta Fosther) e Lenita (Dida Camero) aproveitam a confusão para escaparem. Verônica passa a usar uma peruca para se disfarçar e se vinga dos que a traíram: mata o piloto Carlos e os capangas Jair e Antonio. Outra vítima é Heloísa, sua cúmplice, que fica entre a vida e a morte depois de ser atropelada.

Heloísa

No entanto, uma perda ela não planejava: a morte de Roberto. A vilã tenta envenenar Glória, mas quem acaba tomando o veneno é seu cúmplice. O rapaz, que também tinha fugido da prisão, decide proteger Glória, por quem se apaixonou. Verônica fica arrasada ao vê-lo passando muito mal, mas, como a polícia se aproxima para prendê-la, ela foge levando Glória como refém. Logo em seguida, Roberto não resiste e morre.

Roberto, Verônica e Glória

Atendendo a um pedido de Rose, Verônica aceita fazê-la prisioneira no lugar da filha, mas exige que Gustavo lhe arrume dinheiro e um avião para fugir. Seus pedidos são aceitos. Mesmo assim, Verônica, antes de fugir, prende Rose, Gustavo e Alcino em um galpão. Ela embarca em uma aeronave pilotada por Waldemar (Luiz Gustavo), avô de Roberto e Nuno (Rainer Cadete), mas não vai longe. O piloto aproveita a distração da vilã para ligar o rádio e, durante toda a viagem, narra o itinerário que estão fazendo, permitindo que um controlador de voo ouça a conversa e avise à polícia. Passado um tempo, Waldemar inventa que o motor deu problema e aterrissa. O pátio, no entanto, já está cercado de policiais.

Prisão de Verônica

A vilã volta à cadeia e, lá, descobre que está grávida de Roberto. Mostrando arrependimento sincero por todo o mal que causou, Verônica recebe ajuda de Rose e Gustavo, que aceitam ficar com a menina até que a mãe seja solta. Quem mais ajuda Verônica é Juvenal (André Luiz Miranda), que ela descobre ser, já no final da novela, seu irmão, fruto de uma relação extraconjugal de seu pai com uma ex-funcionária da empresa. Depois de muito maltratá-lo, ela decide beneficiá-lo e passa sua parte na empresa para ele.

Juvenal

Domênico, que todos pensavam ser um pobre catador de lixo, é, na realidade, um milionário. Vitor Bittencourt, seu nome verdadeiro, explica que o dinheiro e o poder fizeram dele um homem infeliz e que, por isso, resolveu se passar por pobre para conhecer o lado duro da vida. Para a surpresa de Gustavo, Vitor passa para o seu nome a mansão e a parte majoritária da companhia, que ele havia comprado de Verônica. Outra revelação envolvendo Vitor mexe ainda mais com a vida de Rose. Ela descobre que ele é seu pai. A mãe dela traiu o marido, Miguel (Antônio Pitanga), com ele. Vitor abandonou as duas, e Miguel foi quem a criou.

Alcino morre no último capítulo da novela, quando consegue o perdão do amigo. À beira da morte, o empresário pede que Gustavo o desculpe pela brincadeira que tantos transtornos lhe causou. O perfumista, muito emocionado, diz que só tem a agradecer ao amigo, pois foi graças a ele que pôde redescobrir a alegria de viver. Alcino, então, morre aliviado pelas palavras de Gustavo. A tristeza de Mari pela perda de seu grande amor, com quem se envolve no final da novela, diminui quando ela descobre estar grávida de Alcino.



Rose e Gustavo se casam, e ela descobre estar esperando um filho dele. Ele, cada vez mais envolvido com a família, decide deixar a presidência da empresa. Fica apenas como conselheiro e passa o cargo para Davi. Mari assume a vice-presidência, e Juvenal se torna gerente-geral das lojas.

Glória se torna modelo fotográfico, e Tarcísio realiza seu sonho de tocar piano em um concerto. No dia da apresentação do filho, Rose conhece seus grandes ídolos, os atores Tarcísio Meira e Glória Menezes. O casal a cumprimenta, para sua completa emoção.

Fim

Cama de Gato contou apenas com uma trilha nacional. A romântica seleção musical era composta por: Porque Eu Sei Que É Amor (Titãs), tema de Alcino e Mari; Pra Você Guardei o Amor (Nando Reis e Ana Cañas), tema de Pedro e Débora; Um Dia, Um Adeus (Vanessa da Mata), tema de Alcino e Rose; Seu Olhar (Seu Jorge), tema de Taís e Bené; Linda Rosa (Maria Gadú), tema de Davi e Sofia; Pedindo pra Voltar (Marisa Monte), tema Sólon; Pout-Pourri: Beija-Flor/Mel da Sua Boca (Marina Lima), tema de Glória e Nuno; O Mundo (Moska, Lenine, Zeca Baleiro e Chico César), tema de Gustavo; La Plata (Jota Quest), tema de Verônica; Odeon (Fernanda Takai), tema de Julieta e Ferdinando; Amar é Perdoar (Don't Know Why) (Fábio Jr), tema de Rose e Gustavo; Pelo Avesso (Titãs), tema de abertura; e outras.




Curiosidades:

Depois de adaptar O Profeta – de Ivani Ribeiro, com supervisão de texto de Walcyr Carrasco -, a dupla Thelma Guedes e Duca Rachid voltou ao ar numa trama contemporânea, urbana e inédita, desta vez sob a supervisão de texto de João Emanuel Carneiro.


- Entre as histórias e obras que inspiraram as autoras Duca Rachid e Thelma Guedes na feitura do texto da novela estão a trajetória de Buda, a história bíblica de Jó, o livro O Sagrado (2007), do rabino Nilton Bonder, e o trabalho do psicólogo social Fernando Braga da Costa. Ele trabalhou oito anos como gari, varrendo as ruas da Universidade de São Paulo, para viver a rotina desses profissionais “invisíveis” e escrever sua tese de mestrado. Rose, que no começo da trama trabalhava como faxineira, era uma dessas “mulheres invisíveis”.

- As autoras definiram a trama como “uma jornada redentora que é fundamentalmente uma história de amor”:
“Na verdade, trata-se de uma jornada e de uma história de amor, porque o amor é o que resgata o Gustavo. O amor da Rose (Camila Pitanga) e dos filhos dela vão resgatar o que há de humano nele”, explicou Duca Rachid.

- Inicialmente, as gravações dos primeiros capítulos seriam no Salar de Uyuni, deserto de sal boliviano e no Lago Titicaca. Mas com o aumento dos casos de gripe suína na América do Sul (à época), a equipe preferiu não arriscar e gravou no Brasil mesmo: nos Lençóis Maranhenses, Chapada das Mesas, no Maranhão, e em Galinhos, em Natal.


- Para a gravação das cenas no clube Esplêndido da Glória, os atores Daniel Boaventura (Sólon), Wagner Molina (Fiasco), Camila Pitanga (Rose) e Heloísa Périssé (Taís) tiveram aulas de dança com Jaime Arôxa. Nos ensaios, eles aprenderam um pouco de ritmos como valsa, bolero, samba choroso, zuqui, salsa e tango, além de treinar coreografias específicas para as cenas. 


A jovem atriz Guta Gonçalves começou a ter atrasos constantes e determinar os dias em que poderia ou não gravar cenas de sua personagem, Débora, o que ocasionou problemas de produção. As autoras tiveram de matar a personagem. Segundo Duca Rachid, sua morte já estava prevista, já que a intenção era demonstrar como acabam diversos casos como o dela, de gravidez na adolescência. 

- Os atores Tânia Costa (Bruna), Heslander Vieira (Tarcísio) e Bianca Salgueiro (Eurídice), que interpretaram, respectivamente, uma professora de piano e seus alunos, tiveram aulas para aprender noções básicas do instrumento. Heslander ainda conheceu o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), no Rio de Janeiro, para ajudar na composição de seu personagem, deficiente auditivo devido a uma otosclerose. Lá, ele aprendeu a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

- Cama de Gato foi a primeira novela das 18 horas com closed caption. As autoras usaram o recurso já que, na novela, Tarcísio (Heslander Vieira), filho de Rose, é deficiente auditivo.



- Camila Pitanga treinou direção em uma Kombi, transporte usado por sua personagem Rose. A “Charanga” era quase uma personagem, nem sempre pegava de primeira e deixava Rose em vários apuros.

- No dia 13 de junho de 2010, a novela ganhou o prêmio Banff World Television Festival, como melhor telenovela na categoria drama. Essa premiação mundial está voltada para conteúdos criados para televisão e acontece anualmente no Canadá. Em 2010, o festival teve, pela primeira vez, parceria com a nextMEDIA Banff, unindo televisão e mídias digitais.

- Pelo Avesso foi o primeiro título pensado para a novela – é o nome do tema de abertura, cantado pelos Titãs. Mas este título já havia sido registrado

- A TV Globo usou uma estratégia discreta para adquirir por um bom preço os direitos do nome Cama de Gato. O título já havia sido usado em filme do diretor Alexandre Stockler, lançado em 2004. Para evitar processos futuros, a emissora decidiu comprar os direitos da marca para a televisão. O profissional que liderou a negociação falava em nome de uma sigla, sem revelar que Cama de Gato batizaria uma novela. Dessa maneira, arrematou o título por algo em torno de R$ 15 mil (uma inserção comercial de 30 segundos para veiculação nacional no intervalo da novela das 18 horas chega a custar perto de R$ 160 mil). Segundo a emissora, foi oferecido ao diretor um “valor compatível com o mercado, tanto assim que foi aceito”.

- Por “cama de gato” ser uma expressão originalmente brasileira, a novela recebeu o título de A Armadilha em Portugal.

- Primeira novela de dos atores Heloísa Perissé, Land Vieira e Luana Martau

- As autoras Thelma Guedes e Duca Rachid dedicaram a novela à autora Andréa Maltarolli, falecida em 2009, vítima de câncer.

- O último capítulo de Cama de Gato terminou com a exibição de imagens da confraternização do elenco com a equipe de produção, logo após a gravação da cena final.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23