36 Anos do Último Capítulo da Minissérie AVENIDA PAULISTA #58



Minissérie em 15 capítulos, exibida entre 10 e 28 de Maio de 1982, pela Rede Globo, às 22h30. Escrita por Daniel Más e Leilah Assumpção, com roteiro final de Wálter Avancini, coordenação de criação de Luciano Ramos, direção de Jardel Mello, Hugo Barreto, Cassiano Filho e direção geral de Wálter Avancini. Teve seu último capítulo exibido há 36 anos.

o autor Daniel Más

a autora Leilah Assumpção

Ambientada no coração financeiro de São Paulo, Avenida Paulista mostra a ascensão e a queda do ambicioso Alexandre Torres (Antônio Fagundes), usado como testa de ferro por seu chefe, o inescrupuloso banqueiro Frederico Scorza (Walmor Chagas).

No início da trama, Scorza descobre que Alex é responsável por desvio de dinheiro de seu banco. Em vez de denunciá-lo à polícia, no entanto, propõe que ele ocupe um cargo de confiança no grupo. Alex aceita a proposta, sem desconfiar que a intenção do chefe seja responsabilizá-lo pela falência de uma de suas empresas. Para alcançar seus objetivos, Scorza conta com a cumplicidade de Paula Alencar (Dina Sfat), sua amante.



A ascensão de Alex provoca a desestruturação de sua família, sua mulher, Juliana (Wanda Stephânia), não entende a mudança de comportamento do marido que, a partir do momento que assume sua nova função passa a evitá-la. Percebendo que Juliana pode atrapalhar seus planos, Scorza decide afastá-la de seu caminho, sugerindo que Paula seduza Alex.

Os planos de Frederico parecem ir bem até que Paula descobre que ele está tendo um caso com outra mulher. Revoltada, ela revela a Alex os planos do patrão, e propõe a ele uma união para destruir o poderoso banqueiro. Como parte do golpe, Alex se casa com a perturbada Anamaria (Bruna Lombardi), filha de Scorza, que era noiva de Albino de Almeida Moraes (Odilon Wagner).



Sem escrúpulos para conseguir o que quer, Alex desestabiliza toda a família de Scorza. Descobrindo desvio de dinheiro, através de extorsão e chantagem, ele afasta Rodrigo (João José Pompeo) e Edgar (Odavlas Petti), irmãos de Frederico e sócios do banco, de seu caminho, obtendo informações confidenciais da empresa. Planeja o sequestro de Sérgio (Ney Latorraca), filho adotivo de Frederico, e o induz ao suicídio, quando este fica sabendo que não é filho de Alice (Martha Overbeck), esposa do banqueiro. Consegue com que Dudu (Luiz Armando Queiroz), filho mais novo de Frederico, perca seus direitos à herança dos Scorza. E finalmente, envolve Albino em um escândalo, desmoralizando-o diante de sua noiva Anamaria, o que deixa o caminho livre para seu casamento com a herdeira. 



A trama sofre uma reviravolta quando Frederico é assassinado e as suspeitas recaem sobre Alex. Paula, seu único álibi, o trai em seu depoimento à polícia. Vítima de uma grande armação, Alex é preso, acusado de um golpe financeiro e por um crime que não cometeu. No final, Scorza aparece vivo, ao lado de Paula.




Curiosidade:

- Minissérie que teve o mérito de trabalhar uma nova linguagem para a ação dramática televisiva. Falava-se pouco e a ação comandava. Um estilo muito próximo do modelo americano. Como americana também era a receita do entrecho: o homem que sobe na vida e saboreia o poder ao lado de belas mulheres.


- Avenida Paulista foi a primeira experiência do núcleo de produção de Walter Avancini, localizado em Santana, Grande São Paulo. O núcleo foi responsável por outras minisséries, como Moinhos de 

- Vento (1983), Anarquistas, Graças a Deus (1984) e Grande Sertão: Veredas (1985), mas foi extinto ainda na década de 1980.

- Elenco perfeito, vários momentos memoráveis: o casamento de Alex e Anamaria, por exemplo.

- Grande parte das cenas foi gravada num escritório de verdade em plena Avenida Paulista.

- A atriz e apresentadora Angélica fez sua primeira aparição numa produção televisiva em Avenida Paulista. Ela interpretou Anamaria criança, que aparecia na minissérie em flashback.

- Avenida Paulista foi reapresentada em novembro de 1985, às 23 horas.

- A minissérie foi vendida para Argentina, Bolívia, Colômbia, Estados Unidos, Guatemala, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23