43 Anos do último Capítulo de ÍDOLO DE PANO #59



A novela Ídolo de Pano, exibida pela TV Tupi, às 20 horas, entre 9 de Setembro de 1974 e 31 de Maio de 1975, completa hoje 43 anos de seu término. Foi escrita por Teixeira Filho, supervisionada por Carlos Zara, e dirigida por Henrique Martins e Atílio Riccó.

o autor Teixeira Filho

Pauline Clermont (Carmen Silva) é a proprietária da tecelagem Clermont, uma das maiores da América Latina. Doente, ela quer que um dos seus dois netos, seus únicos herdeiros, assuma o comando da empresa: Jean (Denis Carvalho), um médico de carreira promissora; e Luciano (Tony Ramos), um playboy gente boa, que preferiu as farras aos estudos. O desejo de Pauline é tornar Luciano uma pessoa responsável e presidente da indústria. Mas o jovem é vítima das armações de Jean, que tem o intuito de tirar Pauline  do comando e vender a empresa a um grupo estrangeiro. Para isso, conta com a colaboração de Dr. Gondim (Rildo Gonçalves), médico de Pauline, e do executivo Wilson Reis (Adriano Reis).

Pauline entre os netos Jean e Luciano

Pauline e Luciano

Admirado por todos e amado por várias mulheres, ninguém desconfia da personalidade neurótica de Jean, que não mede esforços para desmoralizar Luciano e tirá-lo de seu caminho. Seus problemas psicológicos são acentuados quando descobre-se neto ilegítimo de Pauline, e tem que conviver com sua verdadeira mãe, Maria Amélia (Laura Cardoso), que vai trabalhar como enfermeira na mansão Clermont.

Maria Amélia

Enquanto isso, Luciano, não percebendo as verdadeiras intenções de seu irmão, cai em diversas armadilhas e tenta provar a todos que é capaz de tornar-se uma pessoa responsável e digna da confiança da avó e da presidência da empresa. Apaixonado pela jovem operária Andréia (Elaine Cristina), torna-se amigo de Zé Manuel (Sílvio Rocha), o pai da moça, um homem simples e rude que expulsa a filha de casa ao descobrir que ela está grávida de Jean. Para ampará-la, Luciano casa-se com Andréia, mesmo sabendo que ela ama o seu irmão e espera um filho dele. Com o tempo, Andréia passa a amar Luciano.

Luciano e Jean

Luciano e Andréia

Andréia e Jean

Luciano e sua namorada Luísa (Glauce Graieb)

Luciano e Flávia (Suzana Gonçalves), namorada de Jean

Jean e Rita de Cássia (Denise Del Vecchio), uma de suas muitas namoradas

Alguns temas da trilha nacional de Ídolo de Pano: Segredos (Martinha); Ah, Se Tu Soubesses (Luís Wagner); Romance de Amor (Dilermando Reis); Duplo Sentido (Tetê da Bahia); Concerto Para um Amor (Gilbert); Soleado (Gato e Sua Orquestra); Como Antigamente (Martinha), e outros.



Na trilha internacional: Heavy Water (Button Down Brass), tema de abertura; Tu Sei Cosi' (Fred Bongusto), tema de Luciano e Andréia; Hello Old Friend (James Taylor), tema de Luísa e Luciano; Clinica Fior Di Loto (Equipe 84), tema de Zé Manuel; My Love (Margie Joseph), tema de Flávia e Jean; Stop to Start (Blue Magic); tema de Jean e Andréia; Se Non e Per Amore (Ornella Vanoni), tema de Andréia; Marina (Le Mercer), tema de Pauline; Tears (Robin McKay, tema de Maria Amélia; Camille K. (M. Vandelli e His Orchestra), tema de Rita de Cássia; Mal di Luna (José Mascolo), tema de Flávia; e Soon (Yes), tema de Jean.




Curiosidades:

Um dos maiores sucessos da TV Tupi na década de 1970 – embora implacavelmente perseguida pela crítica especializada, por sua linha melodramática.
 

Com seu personagem Jean, Denis Carvalho atingiu um sucesso relevante, tendo recebido o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor ator de 1974. Foi seu último trabalho na Tupi, assinando com a Globo em seguida.

Em 1993, o novelista Marcílio Moraes baseou-se em Ídolo de Pano e em outro sucesso de Teixeira Filho, A Pequena Órfã (1968-1969), para escrever Sonho Meu, para a TV Globo. O triângulo amoroso formado por Tony Ramos, Elaine Cristina e Denis Carvalho foi interpretado por Leonardo Vieira, Patrícia França e Fábio Assunção nessa nova novela.

Elaine Cristina atuou grávida durante Ídolo de Pano, o que fez com que o autor adotasse uma gravidez para a personagem da atriz, Andréia.

- Não era tradição da Tupi lançar duas trilhas para uma mesma novela, uma nacional e outra internacional. Esta prática já era comum na Globo. Nas demais emissoras, geralmente as músicas nacionais e estrangeiras vinham no mesmo disco. Ídolo de Pano foi a primeira novela da Tupi a ter duas trilhas, uma nacional e outra internacional – mesmo não sendo uma regra adotada para as novelas subsequentes da emissora.

- As externas foram gravadas em vários pontos da capital paulista, em especial na região do Horto Florestal. A cena em que Jean (Denis Carvalho) morre, no último capítulo, foi gravada no parque em frente à TV Tupi, no bairro do Sumaré.

Primeira novela na Tupi dos atores Denise Del Vecchio, Suzana Gonçalves, Cleston Teixeira, Alzira Andrade e Tereza Cristina Arnaud.
 

Após o sucesso da novela, Ídolo de Pano chegou às livrarias em uma versão romanceada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23