Há 30 Anos MANDALA Chegava ao Fim #54



Mandala foi uma novela inspirada na tragédia grega Édipo-Rei, de Sófocles, e ressaltou a luta do homem contra seu próprio destino. Escrita por Dias Gomes e Marcílio Moraes, com direção de José Carlos Pieri e direção geral de Ricardo Waddington, foi exibida entre 12 de Outubro de 1987 e 13 de Maio de 1988, às 20:30. Foi antecedida por O Outro e sucedida por Vale Tudo. Hoje completa-se 30 anos de seu último capítulo.

o autor: Dias Gomes

A trama é ambientada no Rio de Janeiro e é composta de duas fases. A primeira, com 16 capítulos, tem como pano de fundo a renúncia de Jânio Quadros, em agosto de 1961, e a Campanha da Legalidade, organizada para assegurar a posse de João Goulart. Nesse contexto, são apresentados os personagens Jocasta (Giulia Gam) e seu pai, o militante comunista Túlio (Gianfrancesco Guarnieri). Jocasta está com 18 anos e é estudante de sociologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Também é filiada do Partido Comunista Brasileiro e participa ativamente da campanha legalista ao lado do pai e de outros companheiros.

Laio e Jocasta

Além do amor pela política, Jocasta é apaixonada por Laio (Taumaturgo Ferreira), um rapaz de 25 anos, alienado, que estuda psicologia, apesar de ter dúvidas em relação à carreira que pretende seguir. Filho de Michel Lunardo (Walmor Chagas), um rico comerciante, Laio tem uma vida confortável e vive da mesada do pai. O jovem é muito místico e não dá um passo sem consultar seu secretário e guru Argemiro (Marco Antônio Pâmio). Sua insegurança talvez possa ser explicada pela separação prematura dos pais. Quando ele tinha apenas 10 anos, a mãe, Glória (Suzana Faini), foi, pela primeira vez, internada em uma clínica de doentes mentais. A partir de então, viveu de internato em internato. Aos 16 anos, Laio voltou ao convívio paterno, mas os atritos com a madrasta e com próprio pai impossibilitaram sua reintegração à família. Passou a viver só, sustentado pelo pai. Laio e Jocasta se envolvem, e ela engravida dele.

Jocasta jovem

Como de costume, Laio recorre a Argemiro sobre o futuro da gravidez de Jocasta. Os búzios mostram que a criança será um menino que irá odiá-lo e que terá uma relação amorosa com a mãe. Assustado com as palavras do guru, Laio tenta convencer Jocasta a fazer um aborto, mas, diante da recusa da mulher, resolve sumir com o bebê assim que ele nascer. . Com a ajuda de Argemiro, ele arma um plano com a enfermeira da maternidade, Lucrécia (Schulamith Yaari), que aceita raptar a criança, não deixando nenhum rastro sobre seu destino.

Laio e Argemiro na juventude

Vinte e cinco anos depois, começa a segunda fase, e a narrativa ganha mais misticismo. Agora, Jocasta (Vera Fischer) é uma bela mulher, frustrada e inquieta, que não desiste de encontrar o filho desaparecido. Ela está separada de Laio (Perry Sales), que nos últimos anos ligou-se ao jogo clandestino e triplicou a fortuna do pai. Logo no início da segunda fase, Laio, após escapar de uma emboscada preparada por seus concorrentes, encontra Édipo (Felipe Camargo) em uma estrada. Alterado, começa a agredir o rapaz, sem desconfiar de que aquele seja seu filho. Laio chega a ameaçá-lo com uma arma, e os dois começam a brigar fisicamente. Laio escorrega, despenca de uma ribanceira e morre.

Laio

Édipo foi criado por Américo (Oswaldo Loureiro) e Mercedes (Ângela Leal). No início da segunda fase, ele vive em Brasília com a família, trabalha em uma produtora de vídeo e namora Letícia (Lúcia Veríssimo), apaixonada por ele. Dono de uma sensibilidade exacerbada, sente vibrações e tem fortes pressentimentos, que muitas vezes o deixam amedrontado. Cansado das constantes brigas com os pais e perturbado com seus estranhos poderes, Édipo decide se mudar para o Rio de Janeiro e começar uma nova vida. Letícia consegue uma transferência para a sede da fábrica onde trabalha e o acompanha. Ao chegar ao Rio, a moça entrega sua carta de recomendação à diretora da empresa, e Édipo vai com ela. É nesse momento que mãe e filho se encontram: Jocasta é a diretora que recebe Letícia.

Édipo e Letícia

Édipo e Jocasta sentem-se atraídos um pelo outro. Ela, então, tomada por um forte sentimento, oferece ao rapaz um emprego na agência de propaganda da fábrica, e ele aceita. Cada vez mais próximos, os dois não conseguem evitar a atração recíproca que sentem. Jocasta, no entanto, sempre foge das investidas de Édipo, pois acredita que não deve ceder a essa tentação. Depois de muita insistência, Édipo consegue vencer a barreira que Jocasta coloca entre os dois e a beija, apaixonado.

Édipo e Jocasta

Jocasta nunca deixou de procurar o filho desaparecido, chegando a contratar os serviços de um detetive para investigar seu paradeiro. Após uma longa busca. Após uma longa busca, ela chega a Américo e Mercedes e, rapidamente, conclui que Édipo é seu filho.

Desesperada, Jocasta decide fazer de tudo para que Édipo a esqueça. Além disso, teme que Argemiro (Carlos Augusto Strazzer), de quem nunca gostou, e Creonte (Gracindo Jr.), seu irmão, façam mal a Édipo. Argemiro sempre deixou claro para Jocasta que o filho de Laio jamais poderia ser encontrado, pois é uma criança que nasceu sob maus agouros e que, caso fosse encontrado, teria de ser morto, como Laio gostaria que acontecesse. O mau-caráter Creonte sempre tentou impedir que o sobrinho fosse encontrado, temendo que o rapaz atrapalhasse seus planos de assumir de vez o lugar de Laio nos negócios. Além do mais, alimenta um ciúme incestuoso por Jocasta. No fundo, tem por ela uma paixão recalcada, que o faz eliminar todos que dela se aproximam e por quem ela se sente atraída.

Creonte

Jocasta se impressiona com o carinho que Édipo demonstra sentir pela mãe adotiva e sofre, temendo que ele nunca a aceite como mãe. Sozinha, ela decide dividir sua angústia com o irmão Gerson (Osmar Prado), um monge budista, em quem confia plenamente.

Para fugir do assédio de Édipo, Jocasta decide ceder às investidas de Pedro Bergman (Raul Cortez), para tristeza do jovem e de Tony Carrado (Nuno Leal Maia), um bicheiro grosseirão, grande admirador de Jocasta. Tony era rival de Laio nos negócios. Cafona e atrapalhado, ele passa a novela inteira fazendo as maiores declarações à Jocasta, a quem chama de "minha deusa".

Pedro, Jocaste e Tony

No final da história, Pedro diz que não aceitará se casar com Jocasta, pois sente que ela não o ama. Ela, então, corre para os braços de Tony,para felicidade dele e do público, que torcia pelo sucesso do casal. É também nessa fase que Édipo descobre que Jocasta é sua verdadeira mãe. Ele e Argemiro se enfrentam no final. O rapaz sai vitorioso, pois o guru sofre um infarto do miocárdio durante a batalha mental travada entre os dois.

O irmão de Jocasta, Gerson, namora Mariana (Bia Seidl) durante algum tempo, mas os dois terminam quando ele decide se dedicar à religião budista, voltando-se apenas à alma. Em determinado momento da história, para ajudar a irmã, Gerson abandona a religião. Mariana, ainda apaixonada por ele, fica cheia de esperança ao vê-lo sem o hábito, e os dois acabam ficando juntos. Além dele, outros personagens importantes na trama são: o anarquista Pepê (Paulo Gracindo), pai de Túlio, com quem vive discutindo política; Ceres (Célia Helena), mãe de Jocasta; Lena (Lília Cabral / Ilka Soares), segunda mulher de Michel, com quem Laio não se dá; e Vera (Deborah Evelyn / Imara Reis), melhor amiga de Jocasta e apaixonada por Creonte (Marcos Palmeira / Gracindo Jr.).

Gerson


Ceres e Jocasta

Na trilha sonora nacional de Mandala: Mitos (Cesar Camargo Mariano), tema de abertura; Dou-Não-Dou (Djavan), tema de Laio; O Amor e o Poder (Rosana), tema de Jocasta; Um Dia, Um Adeus (Guilherme Arantes), tema de Vera; Bobo da Corte (Alceu Valença), tema de vovô Pepê; Meu Mestre Coração (Milton Nascimento), tema de Gerson; A Paz (Zizi Possi), tema de Letícia; Eu Já Tirei a Tua Roupa (Wando), tema de Tony Carrado; Personagem (Fafá de Belém), tema de Mercedes e Américo; Eu Quero o Absurdo (Tânia Alves), tema de Eurídice; Tempo de Don Don (Zeca Pagodinho), tema de Apolinário; Preconceito (Via Negromonte), tema de Marlucy; Eu Já Sei (Garotos da Rua), tema de Toninho; e outras.



Na seleção da trilha internacional, só sucessos dos anos 80: A Matter Of Feeling (Duran Duran), tema de Toninho e Marlucy; Didn't We Almost Have It All (Whitney Houston), tema de Jocasta; Whith Or Without (U2); Nothing's Gona Change My Love For You (Glenn Medeiros), tema de Letícia; No Conversation (View From The Hill), tema de Vera e Creonte; Luka (Suzanne Vega); Never Say Goodbye (Bon Jovi), tema de Gerson e Mariana; I've Been In Love Before (Cutting Crew), tema de Tony Carrado; Let The Sunshine In Your Heart (Wind), tema de Édipo; Songbird (Kenny G), tema do triângulo amoroso Jocasta-Édipo-Letícia; e outras.



Trilha complementar - As "preteridas" de Tony Carrado: Meu Dilema (Fafá de Belém); Feriste Um Coração (Zeca Pagodinha); A Semente (Bezerra da Silva); Parabéns Pra Você (Dicró); Pra Sempre Vou Te Amar (Adriana); Estrada do Coração (Agepê); e outras.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23