Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53



Elas Por Elas, escrita por Cassiano Gabus Mendes em 1982, estreou no dia 10 de Maio, e hoje, completa 36 anos de estreia. A novela, um sucesso no horário das sete, contou com a colaboração de Carlos Lombardi e a direção geral de Paulo Ubiratan, juntamente com Wolf Maya e Mário Márcio Bandarra

o autor: Cassiano Gabus Mendes

A trama de Elas Por Elas é centrada na história de sete mulheres: Márcia (Eva Wilma), Helena (Aracy Balabanian), Adriana (Ester Góes), Wanda (Sandra Bréa), Carmem (Maria Helena Dias), Marlene (Mila Moreira) e Natália (Joana Fomm). Com vontade de reencontrar as antigas amigas, Márcia decide localizá-las. Ela consegue encontrar o paradeiro de cada uma e marca uma reunião em sua casa. Todas comparecem ao evento, felizes com o reencontro. No entanto, as lembranças do passado e coincidências do presente vem à tona, afetando novamente a vida de todas no grupo.

Natália, Wanda, Márcia, Adriana, Marlene, Carmem e Helena

A primeira revelação envolve Márcia e Wanda. Secretária de origem humilde, trabalhadora e muito romântica, Wanda tem uma grande surpresa ao descobrir que seu namorado, Átila (Mauro Mendonça), um homem casado, é marido de sua amiga Márcia. Ainda nos capítulos iniciais da novela, Átila morre, e Márcia fica sabendo que o marido estava com outra mulher. A viúva decide, então, contratar o atrapalhado detetive Mário Fofoca (Luís Gustavo), irmão de Wanda, para descobrir a identidade da amante do marido. A confusão está armada. Mário conta com a ajuda de René, um advogado sem projeção. Extremamente sedutor, René se envolve com suas clientes, com o intuito de roubá-las. Isso até o momento em conhece Ieda (Cristina Pereira), filha de Márcia, considerada o patinho feio da família. A família da jovem não acredita que o charmosão René possa estar interessado na feiosa Ieda. Nem ela mesma acredita. Todos acham que René está, na verdade,
interessado no dinheiro dela.



Quem não gosta nada do namoro de Ieda e René é Cláudia (Christiane Torloni), com quem ele tem um romance. René enrola Cláudia, mas ela, apaixonada, acha que um dia ele se casará com ela. Para surpresa de todos, nos capítulos finais da novela, René revela que está interessado mesmo apenas no dinheiro de Ieda. Ele rompe o noivado com a filha de Márcia, confessando estar apaixonado por Carmem, sua ex-cunhada. Ieda aceita a decisão com tranquilidade, dizendo que é grata a ele por tê-la feito feliz. Ainda que por pouco tempo.



Márcia e Ieda

Outra integrante do grupo de amigas é Marlene, uma mulher apática diante da vida, que não consegue ter um relacionamento afetivo duradouro. Ela mora com os pais e, apesar de namoradeira, sofre com a solidão. Já Carmem dedica-se unicamente ao marido, Rubão (Ivan Cândido), e aos filhos, Elton (Cássio Gabus Mendes) e Vic (Maria Helena Berenger).

Carmem


Rubão, Carmem, Elton, Vic, Cláudia e Renê

Marlene

Helena é uma mulher rica, casada com Jayme (Carlos Zara) e mãe de Gil (Lauro Corona). Vive com o pai, Dr. Miguel (Mário Lago) e a família numa enorme mansão no Morumbi. Na juventude, conquistou o namorado da amiga Adriana (Ester Góes), com quem se casou. Só teve um filho, que, na verdade, foi trocado ao nascer pelo filho de Adriana. Ela não sabe da troca. O segredo é guardado por seu pai, que queria um herdeiro para sua fortuna. Por um acaso do destino, seu filho passa a namorar Mírian (Tássia Camargo), a filha de Adriana, a quem Helena hostiliza, sem ter a menor ideia de que é sua verdadeira filha.

Helena
Gil e Mírian

Adriana é viúva. Ela também não sabe da troca das crianças, e acredita que Mírian seja sua filha. Veterinária, tem um canil, no qual empenhou toda a sua vida. Sofreu uma grande decepção na juventude quando perdeu Jayme, seu grande amor. É uma mulher dócil, meiga e ótimo caráter. Volta a encontrar Helena e não guarda qualquer ressentimento do passado. Mas não concordará com as atitudes da amiga quando esta descobre o namoro entre Mírian e Gil.

Adriana

A última das sete amigas, Natália, tornou-se uma mulher rica e psicótica. Obcecada pela ideia de que uma de suas amigas seja a responsável pela morte de seu irmão mais novo, que fora empurrado do alto de uma pedra, induz o outro irmão, Carlos (Herson Capri), a se envolver com elas para desvendar o mistério. Carlos se aproxima das amigas, mas acaba se apaixonando por Wanda.

Natália e Carlos

Wanda

Carlos e Wanda

É Carlos quem descobre a identidade de "Patinha", apelido que Átila dera a sua amante. Durante um almoço de negócios com dois amigos de Átila, Carlos fica sabendo que Wanda Cury era a moça que estava com o marido de Márcia, no motel, quando ele morreu. Carlos revela a Wanda que sabe toda a verdade sobre seu romance com Átila e diz que quer ajudá-la. Paralelamente, Vanessa (Susana Vieira), ex-secretária de Átila, depois de tentar em vão tirar proveito da história, revela a Mário Fofoca que Patinha é Wanda. Mário fica arrasado por não ter percebido que a amante do marido de Márcia sempre estivera ao seu lado. Com pena do irmão, Wanda toma a iniciativa de contar à amiga que ela era a amante de seu marido. Márcia recebe a revelação sem ressentimentos e, em seguida confessa a Wanda, que desistiu de Mário por perceber que ele é puro demais para uma mulher como ela. Wanda, por sua vez, finalmente se entrega ao amor de Carlos.

Átila

Márcia, Ivan e Cris

Com a ajuda de Décio (Marco Nanini), Natália descobre que, sem querer, ela própria fora responsável pelo acidente do irmão. Depois de ficar em estado de choque com a descoberta, aos pucos, vai se recuperando. Natália se desculpa com as amigas por tê-las acusado de assassinarem seu irmão e decide uni-las novamente, em uma grande festa em sua casa. Ela termina a novela com Décio, juntos e felizes.

Natália

Mário Fofoca é um dos pontos altos da novela. Investigador particular, não consegue resolver nenhum caso que tem em mãos. Atrapalhado, desastrado e esquecido, não tem muita sorte, apesar de trabalhar muito. Mário acaba despertando o interesse de Márcia, que faz de tudo para seduzi-lo, rendendo cenas hilárias à trama. Com seu inseparável fusca, sempre vestido com o mesmo paletó quadriculado, em tons de amarelo e lilás, Mário armava as maiores confusões na busca pelo nome da amante de Átila. O detetive, por sua vez, nem percebe as investidas de Márcia, pois só tem olhos para Cláudia.



Em determinado momento da história, Cláudia decide provocar ciúmes em René e começa a sair com Mário. Apaixonado, ele a leva para jantar fora e faz inúmeras juras de amor, todas tiradas das letras de músicas de Roberto Carlos. Desconfiada da desenvoltura de Mário, Cláudia diz sempre já ter ouvido aquelas palavras em algum lugar, mas o detetive jura que as declarações são sinceras, "saídas direto de seu coração".

No núcleo jovem, Vic se interessa pelo filho de Márcia - Ivan (André de Biasi) -, enquanto seu irmão Elton é paquerado por Cris (Thaís de Campos), outra filha de Márcia, a caçula. Mas Elton se interessou por Mírian primeiro, filha de Adriana, que é rebelde e geniosa e não se conforma com a vida simples que leva ao lado da mãe viúva, a quem ajuda em seu canil. Os olhos de Mírian brilham ao conhecer Gil, bonito e rico, a quem sente-se desafiada a namorar, pela oposição da mãe do rapaz, que é contra a aproximação das duas famílias. Rapaz muito bom, Gil estuda e se prepara para assumir sua posição de herdeiro da fortuna do avô. Tem um ótimo relacionamento com ele e com o pai, e começa a se cansar da interferência da mãe em sua vida. Ao conhecer Mírian apaixona-se por ela, criando um conflito dentro de sua família. O que Gil e Mírian nem sonham é que foram trocados na maternidade pela enfermeira Eva (Nathalia Timberg), a mando de Dr. Miguel, o pai de Helena.

Dr. Miguel

Quando Eva, que havia sumido, retorna para chantagear Miguel, em troca de um emprego de governanta em sua mansão, o velho fica em apuros.

Por causa de incidentes ocorridos no passado, as vidas dessas sete amigas estão agora novamente entrelaçadas. E nem um detetive atrapalhado conseguirá desatar esses nós. No final, tudo ficará como começou, elas por elas.

Com uma trama sedutora, divertida e bem-amarrada, um ótimo elenco aliado a qualidade do texto e a direção apurada, Elas Por Elas foi mais um grande sucesso de Cassiano Gabus Mendes no horário das sete da Globo, considerada uma das melhores novelas da década de 1980.

 A trilha sonora nacional contou com 13 faixas, dentre elas: Elas Por Elas (The Fevers), tema de abertura; Mundo Delirante (Simone), tema de Natália; Eu Não Sabia Que Você Existia (Elza Maria), tema de Mírian; Mulher e Cidade (Moraes Moreira), tema de Renê; Ousadia (Sandra de Sá), tema de Márcia; Depois de Ti (Ângela Maria), tema de Helena; Cumplicidade (Fafá de Belém), tema de Wanda; Guardados  (Joyce), tema de Adriana; Música e Letra (Luíza Maria), tema de Ieda; Melô do Piripiri (Gretchen), tema de Mário Fofoca; Um Auê Com Você (Baby do Brasil), tema de Marlene; e Escândalo (Ângela Ro Ro).




Na trilha internacional, 14 faixas: I've Never Been To Me (Charlene), tema de Márcia; Even The Nights Are Better (Air Supply), tema de Natália; Vuelvo a Ti (Manolo Otero), tema de Carmem e René; Only The Lonely (Motels), tema de Mírian e Gil; Gimme Just a Little More Time (Angela Clemmons), tema de Cláudia; Forever (Alessi and Christopher Cross), tema das sete amigas; Here We Are (Vogue), tema de Ieda; Cry Softly (Secret Service), tema de Elton e Cris; e outras.




Curiosidades:

- A colaboração de Carlos Lombardi em Elas Por Elas foi sua estreia na Globo, mas o autor não teve seu nome creditado na abertura.

O personagem Mário Fofoca concentrava o humor da novela e fez tanto sucesso que deu origem ao seriado Mário Fofoca, exibido pela TV Globo em 1983. Apesar do carisma do protagonista, o programa não teve boa repercussão de público. O personagem foi revivido também no filme As Aventuras de Mário Fofoca, de 1982, com roteiro de Carlos Lombardi e direção de Adriano Stuart. Mais uma vez, o atrapalhado detetive foi interpretado por Luiz Gustavo.

Segundo Luiz Gustavo, Mário Fofoca iria sair da novela logo nos capítulos iniciais. O ator conta que quando soube que Cassiano Gabus Mendes estava preparando uma nova novela, pediu que ele lhe desse um papel. Cassiano disse a Luiz Gustavo que o elenco já estava todo escalado para os papéis principais, mas que havia um personagem secundário disponível, um detetive que morreria ainda no início da trama. Luiz Gustavo aceitou a proposta. A empatia de Mário Fofoca, no entanto, foi tanta que o autor não só não matou o personagem, como sua trama acabou ganhando mais ênfase.

As então modelos Xuxa e Luiza Brunet fizeram uma participação especial na novela. Depois de conhecer René, Yeda passa a ter sonhos em que se imagina linda e sedutora, como Xuxa e Luiza Brunet, vivendo cenas românticas com seu amado.

- O cantor espanhol Manolo Otero, intérprete da música Vuelvo a Tí, que integrava a trilha sonora internacional da novela, também fez uma participação especial em um dos capítulos da trama.

- Elas Por Elas marcou a estreia de Cássio Gabus Mendes, Herson Capri, Tássia Camargo, Cristina Pereira e André de Biase, na Globo.

- A censura proibiu o uso da música Falando Sério de Roberto Carlos, que Mário Fofoca cantava para uma de suas paqueras, por causa do trecho “e apenas ser mais um na sua cama”.
E também vetou uma chamada de estreia que anunciava: “Wanda é solteira e ama um homem casado!”.

Elas Por Elas foi eleita pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) a melhor novela de 1982. Cassiano Gabus Mendes levou o prêmio de melhor texto de novela, e Luiz Gustavo e Reginaldo Faria, melhores atores (juntamente com Roberto Bonfim, por Paraíso, e Luís Carlos Arutin, por Os Imigrantes, da Bandeirantes).
Também foi premiada com o Troféu Imprensa de melhor novela do ano, bem como Luiz Gustavo o melhor ator.

- Título provisório: Amigo Secreto



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23