Há 40 Anos Estreava a RODA DE FOGO da TV Tupi #52



Baseada em Rei Lear, de Shakespeare, Roda de Fogo foi uma telenovela exibida pela TV Tupi entre 1 de Maio a 28 de Outubro de 1978. Escrita por Sérgio Jockyman e Walther Negrão, com direção de Atílio Riccó e Henrique Martins. Foi antecedida por O Profeta e sucedida por Aritana, completando hoje 40 anos de estreia.

o autor Sérgio Jockyman

A história girava em torno da sucessão de um grande jornal paulista, disputado por três irmãs: Giovana (Eva Wilma), Jane (Maria Estela) e Délia (Kate Hansen), numa luta acirrada pelo poder. O alvo dessa disputa é o império jornalístico do egoísta e ambicioso Lear (Oswaldo Loureiro), que por motivos de saúde se afasta da direção das empresas e resolve começar a dividir a herança entre as filhas.




Durante 50 anos Lear encabeçou o jornal que deseja entregar, no final da vida, para um de seus filhos. No entanto, para sua infelicidade, teve apenas três filhas. Gil (Giovana), a mais velha, casada por conveniência com Albano (Othon Bastos), é a predileta, até que, ao invés de dar-lhe um neto homem, deu-lhe uma neta. Jane, mesquinha e frívola, é casada com Noel (Gerado Del Rey). Délia, a caçula, é a única esperança do pai. Por ser jornalista, Délia é a que mais se assemelha com Lear, porém, por causa de suas ideias revolucionárias, vive entrando em atrito com o conservadorismo do pai.


Gil

Jane e Gil

Délia

Ao redor de tudo isso, há ainda a presença do advogado de Lear, Dr. Gaspar (Sadi Cabral), seus dois filhos, Eduardo (Rolando Boldrin) e Edmundo (Fulvio Stefanini), de Jacques (Cláudio Marzo), e de todos os outros que, trabalhando no jornal, também almejam uma fatia de poder. Mas um fato muda todo o seguimento da ação: o assassinato de Gil estarrece a família e escandaliza a sociedade.

Jacques

Edmundo, Eduardo e Barbosa

Algumas canções que compunham a trilha sonora única de Roda de Fogo eram: Lindeza (Secos e Molhados); Esqueça-me (Lady Zu); Lições de Vida (Toquinho), tema de Albano; Bem-Te-Vi (Tetê e o Lírio Selvagem); Magia (Zizi Possi), tema de Gil; Sua Ausência em Minha Vida (Super Bacana), tema de Edmundo; Metades (Leci Brandão); e outras.



 

Curiosidades:

- Sérgio Jockyman começou a escrever a novela baseando-se em O Rei Lear de Shakespeare, mas não obteve sucesso.

- Dois meses e meio depois tudo mudou: a partir do capítulo 65, Walther Negrão assumiu a continuidade do texto. Os personagens de Eva Wilma e Oswaldo Loureiro foram mortos. A partir daí se assistiu a um puro policial.

A personagem Gil, vivida por Eva Wilma, foi assassinada no sótão da mansão de Lear (Oswaldo Loureiro), seu pai, que ela própria, bastante perturbada, assassinara segundos antes, por não querer dividir o império jornalístico da família com suas irmãs Délia (Kate Hansen) e Jane (Maria Estela).
Gil foi até a mansão do pai e o ameaçou com um revólver. Houve um “apagão” que durou cerca de cinco segundos e, nesse curto espaço de tempo, ouviram-se dois tiros. O primeiro foi disparado pela própria Gil, que matou Lear. E o segundo foi o que matou-a.
Mas a identidade do autor do disparo foi o mistério que perdurou até o último capítulo: o responsável foi Noel (Geraldo Del Rey), marido de Jane.
O “apagão” foi provocado por Délia, que sabia que o pai corria perigo de vida. Ela lembrou-se que Gil sempre tivera medo do escuro quando criança, e achou que, como a irmã estava mentalmente abalada, provavelmente ficaria apavorada e fugiria da escuridão, dando tempo para a fuga de Lear.
Noel matou Gil porque havia sido humilhado por ela, e também para proteger os interesses financeiros de Jane.

- Eva Wilma e Beth Goulart foram afastadas do elenco para entrarem na nova atração das sete horas: o remake de O Direito de Nascer.

- Apesar do ótimo texto foi difícil concorrer no horário com a Globo, que apresentava os momentos decisivos de maior repercussão de O Astro e, em seguida, as novidades com a estreia de Dancin´ Days.

O tema de abertura era a música instrumental The Seven Tin Soldiers, da banda norte-americana War, não presente no disco da novela.
Com a nova fase da trama, o tema de abertura foi substituído por Jogo da Vida, gravada por Paulinho Nogueira, que já era tema do personagem Lear (Oswaldo Loureiro).

- Essa novela nada tem a ver com Roda de Fogo que Lauro César Muniz escreveu para a Globo em 1986, são apenas homônimas.

- O Rei Lear de Shakespeare também serviu de inspiração para Aguinaldo Silva escrever, na Globo, Suave Veneno (1999) e Império (2014).


Comentários

  1. Eu nunca tinha ouvido falar dessa novela . Só me lembrava de Roda de Fogo que Lauro César Muniz escreveu para a Globo em 1986. E eu perdi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena não ter a novela toda, principalmente a cena do assassinato de Gil e o pai.

      Excluir
  2. Uma novela com uma trama densa, tenho a sensação que os vilões já estão fora de moda. Nunca a maldade, desonestidade foram tão cafonas mas as tramas precisam disso para sobreviverem. Destaque para o ator Oswaldo Louzada, ele preferiu mostrar o drama de um homem rico e malogrado no conturbado relacionamento familiar pontuado de momentos dantescos que beiravam a bizarrice e o humor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23