Há 27 Anos Estreava a Novela SALOMÉ #60



Com 107 capítulos totalmente gravados, Salomé estreou em 3 de Junho de 1991, às 18 horas, na tela da Globo. Escrita por Sérgio Marques, baseada no romance de Menotti Del Picchia, com colaboração de Elizabeth Jhin e Márcia Prates, a trama foi dirigida por Herval Rossano e Marco Aurélio Bagno, com direção geral de Herval Rossano e supervisão de Daniel Filho. Foi antecedida por Barriga de Aluguel e sucedida por Felicidade, completa hoje 27 anos de estreia.

o autor Sérgio Marques

Livro

São Paulo, 1932: o momento é de grandes transformações. Os grandes barões do café estão em crise. Começa a surgir com força no País uma burguesia industrial. Politicamente, é hora de agitação, com a revolução constitucionalista. Os trabalhadores se organizam e reivindicam uma legislação social. Ao mesmo tempo, os costumes se modificam. É tempo também do advento das grandes estações de rádio, que criarão novos ídolos para a música. É sob este pano de fundo que começa a história de Salomé, inspirada na personagem bíblica.

Salomé

Salomé (Patrícia Pillar) é a personagem central da história, uma mulher à frente de seu tempo. Ousada e rebelde, a jovem escandaliza a sociedade parisiense, ao apresentar um número de dança com véus em que fica seminua. A notícia chega ao Brasil, e sua mãe, Santa (Imara Reis), e seu padrasto, Antunes (Carlos Alberto), preocupados com a reputação da moça, decidem que ela deve deixar Paris.

Santa

Antunes

Antunes viaja para buscar Salomé, e ela só aceita voltar para seu país de origem se seus inseparáveis amigos, Berta (Suzy Rêgo) e Ruggero (Matheus Carrieri), forem com ela. Antunes concorda, e todos partem juntos.

Salomé e Berta

Ruggero acompanhado de Berta, Salomé e Carolina

No Brasil, Salomé vai morar na fazenda Pindorama, em São Paulo, onde sua mãe à espera. Ali, ela conhece Duda (Petrônio Gontijo), por quem se apaixona. Duda era proprietário da fazenda Pindorama, mas seu pai, o coronel Venâncio (Herval Rossano), endividado, viu-se obrigado a vender a fazenda para Antunes. A dor de perder a fazenda fez Venâncio se suicidar. Algum tempo depois, Duda, desempregado, voltou à fazenda, conseguiu trabalho e decidiu ficar, iniciando um romance secreto com Santa, que se apaixonara pelo rapaz.

Salomé e Duda

A relação de Salomé com sua mãe não é fácil, e torna-se ainda mais delicada quando Santa percebe a paixão recíproca de Duda pela filha. Salomé também desperta o desejo de Antunes, que não resiste a sua beleza. Ciente do sentimento do marido por sua filha, Santa faz de tudo para atiçá-lo contra Duda, chegando a sugerir que ele mate o rapaz por ele ter se aproveitado de Salomé. Enciumado, Antunes encomenda a execução de Duda, mas ele escapa da cilada.

Após muitos desencontros, Salomé e Duda se entendem. Ele se torna um renomado cantor, recupera a propriedade da família, e os dois iniciam uma nova vida na fazenda Pindorama. Santa, depois de Antunes ser assassinado, termina louca e sozinha.


Com a ascensão das grandes emissoras de rádio durante os anos 1930, a novela também retrata a trajetória da personagem Carmen (Andréa Veiga), moça pobre que se transforma em uma cantora de sucesso, numa homenagem à Carmen Miranda. Carmen também se envolve com Duda, formando um triângulo amoroso com o rapaz e Salomé.

Carmen, Duda e Salomé

Outra trama amorosa de destaque em Salomé é o triângulo formado por Berta, Ruggero e o talentoso jogador de futebol Guto (Jandir Ferrari), irmão de Carmen. Guto se encanta por Berta assim que a conhece, despertando os ciúmes de Ruggero, que percebe que ama a amiga. No final da trama, Ruggero conquista Berta, e os dois se casam.

Berta

Ainda, a história de Mônica (Mayara Magri), jovem doce e frágil, noiva de Duda no início da trama, que se vê obrigada a casar-se com o rico banqueiro americano MacGregor (Rubens de Falco), para tirar a família das dívidas. Seu pai, Albino (Abrahão Farc), é um homem conformado, e sua mãe, Graça (Priscila Camargo), não mede esforços para vê-la casada com um homem rico. Mas MacGregor é um homem poderoso frio e desonesto, que transforma a vida de Mônica em um tormento. Suas amigas e confidentes são a ousada, sensual e provocante Isolda (Dedina Bernardelli) e a conservadora Carolina (Flávia Monteiro). Ao se apaixonar pelo jornalista combativo De Paula (Fábio Junqueira), Mônica encontra forças para se livrar do casamento de aparências.

Mônica e MacGregor

Isolda e De Paula

Carolina e Ruggero

Mesmo com uma trama de produção esmerada, Salomé não alcançou os índices esperados de audiência, e espremida entre dois grandes sucessos no horário, é uma novela pouco lembrada.

As trilhas sonoras de Salomé foram produzidas com o mesmo capricho que permeou toda a história. No repertório nacional, canções da época em que se passava a trama, mesclada com artistas de sucesso do início daqueles anos 90 e fim dos 80, dessa forma a primeira trilha da novela teve uma uniformidade bastante agradável: 

Sombra em Nosso Olhar (Smoke Gets in Your Eyes) (Selma Reis), tema de abertura; Fim de Jogo (Elba Ramalho), tema de Salomé; Te Amo (Biafra), tema de Mônica; Nunca Pensei (Elymar Santos), tema de Guto; O Que é Que Eu Faço (Joanna), tema de Santa; Faz de Conta (Make Believe) (Edson Cordeiro), tema de Salomé e Duda; Olhos de Jade (Beto Guedes), tema de Duda; Riscos do Amor (Rosana), tema de Carolina; Destino (Patrícia Marques), tema de Carmen; Recomeçar (Daniel Rossano), tema de Berta; Tá Faltando Ela (Francis Bringel), tema de Antunes; Jura / Ta-Hi (Pra Você Gostar de Mim) / Agora é Cinza (Duda e Carmen), tema de Duda e Carmen; e outros.   


A trilha internacional foi predominantemente feita com canções da década de 1930 - 1950: With a Song In My Heart (Dóris Day), tema de Carmen; Tear For Two (Sarah Johnson), tema de Berta; Adios (Ray Antony), tema de Ruggero; I Only Have Eyes For You (Sweet Memorie), tema de Carolina; As Time Goes By (Andy Williams), tema de Salomé; Cuando Vuelva a Tu Lado (Eydie Gormé y Trio Los Panchos), tema de Antunes; Ebb Tide (Righteous Brothers), tema do ateliê de Carolina; Stormy Weather (Lena Horne), tema de Mônica; La Mer (Dalida), tema de Sarita; e outros.

  

Curiosidades:

- O projeto de Salomé deveria ter sido desenvolvido por Gilberto Braga, em 1978. Na época, porém, o autor passou para o núcleo das novelas das 20h, estreando com Dancin' Days.

- Inicialmente, a intenção era que Salomé inaugurasse uma linha de novelas mais curtas, com apenas 60 capítulos, mas o então vic-presidente de operações da Rede Globo José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, não autorizou a transmissão de uma novela tão curta. Sua proposta era que a trama tivesse o dobro do que havia sido pensado. A novela acabou indo ao ar com 107 capítulos.

- Assim como a novela Pacto de Sangue, exibida em 1989, e também dirigida por Herval Rossano, Salomé foi inteiramente gravada antes de estrear

- Salomé marcou a estreia de Sérgio Marques como autor titular de novelas. Antes ele havia colaborado em Pacto de Sangue.

- Com a exibição da novela, o romance Salomé voltou às livrarias, obtendo grande sucesso de vendas. A obra fora publicada em 1940, e não era reeditada desde 1975.

- Caprichada reconstituição de época. Os anos 1930 forneciam possibilidades infinitas, principalmente para figurinos e caracterizações.

- Patrícia Pillar, protagonizava a novela como prêmio pelo sucesso de Alaíde, sua personagem em Rainha da Sucata, no ano anterior.

- A personagem Salomé tinha mais de 70 peças de roupa em seu figurino. O esmero na criação incluía até peças íntimas dos personagens.

- Foram projetados 30 diferentes cenários para a novela, dando ao diretor a possibilidade de usar mais de 150 ambientes distintos. Parte das externas foi feita em Paris.

- Inspirada no quadro O Beijo (1907), do pintor austríaco (1862-1918) de Gustav Klimt, a abertura da novela, desenvolvida pelo designer Hans Donner, mostrava um casal em suaves movimentos. Enquanto os dois se abraçavam, dezenas de imagens de mosaicos estilo art déco eram projetadas em seus corpos, manchando suas roupas de flores, círculos e outras formas geométricas. Ao fundo, uma composição de cores e padrões, produzindo uma das mais belas aberturas da teledramaturgia.

- O ator Carlos Alberto voltava a atuar na Globo após um hiato de 15 anos, sua última novela na emissora havia sido Bravo, encerrada em 1976.

- Primeira novela do ator Petrônio Gontijo, já estreando como protagonista.

- Primeira novela da autora Elizabeth Jhin, que atuou como colaboradora de Sérgio Marques.

- Salomé foi vendida para, entre outros países: Costa Rica, Nicarágua, Guatemala, Paraguai, Portugal, República Dominicana, Rússia e Venezuela.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23