Há 22 Anos Estreava SALSA & MERENGUE #72




Em 1996 Miguel Falabella estreou na TV como autor de novelas. Sua primeira incursão como novelista se deu ao lado de Maria Carmem Barbosa com Salsa & Merengue. A trama das 19 horas teve 185 capítulos e contou com a colaboração de Jane Santos e a direção de Wolf Maya, Maurício Farias, Cininha de Paula, Luciano Sabino e Ignácio Coqueiro, e a supervisão de texto de Gilberto Braga. Seu primeiro capítulo foi ao ar em 30 de Setembro, completando hoje 22 anos de estreia. Sucedeu Vira Lata e antecedeu Zazá.

Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa, os autores

A elegante e rica Bárbara (Rosamaria Murtinho) dá à luz um filho morto, mas não chega a receber a má notícia. Guilherme (Walmor Chagas), marido dela, troca o corpo da criança por um bebê cuja mãe é muito pobre e não tem condições de criar o filho. Depois de 30 anos, Eugênio (Marcello Antony), o menino trocado, sofre uma contaminação por mercúrio, desenvolve leucemia e precisa de um transplante de medula urgente. Mas a cirurgia só poderá ser realizada com a doação de um parente consanguíneo. Diante do risco de morte do filho, Guilherme conta a verdade à Bárbara. Tudo esclarecido, os dois vão em busca de Anabel Muñoz (Arlete Salles), mãe verdadeira do rapaz e única que pode salvar a vida dele.

Anabel e Guilherme

Anabel manteve segredo sobre sua gravidez, mas nunca esqueceu a criança que teve com o inescrupuloso Urbano (José Wilker). É viúva do cubano Félix Munõz e tem outros cinco filhos: Valentim (Marcos Palmeira), Remédios (Bia Nunes), Amparo (Thaís de Campos), Assunção (Gabriela Alves) e Antônio (Alexandre Barilari).

Amparo, Remédios, Assunção, Antônio, dona Imaculada e Neném

Com o reaparecimento de Eugênio em sua vida, Anabel se vê obrigada a contar a verdade a todos. A situação do rapaz se complica, no entanto, pois os exames mostram que a medula dela é incompatível com a dele. Por conta disso, Anabel revela mais um segredo: Valentim também é filho de Urbano e não de Félix, como todos acreditavam. Eugênio, que pensava ser filho de milionários, descobre que sua família é pobre. De uma hora para outra, Valentim, que muito se orgulhava de sua origem cubana, também ganha uma nova família, com a qual inicialmente não se identifica. Além disso, vê-se diante da situação de ter que doar medula para um irmão que não conhece. Para completar, Eugênio e Valentim se apaixonam pela mesma mulher, pela romântica e interiorana Madalena (Patrícia França).

Valentim e Madalena

Madalena e Eugênio

Os irmãos Valentim e Eugênio

Outras duas mulheres também disputam os corações de Eugênio e Valentim: Teodora (Débora Bloch) e Adriana (Cristiana Oliveira). Rica e poderosa, Teodora Bentes da Gama é a ex-esposa de Eugênio, por quem nutre uma verdadeira obsessão, não aceitando a separação. Luta o tempo inteiro para tê-lo de volta, tornando-se a principal inimiga de Madalena. Já Adriana é uma carreirista que faz pequenos trabalhos como modelo e manequim. Ela foi criada pela mãe, Gilda (Ariclê Perez) e pela tia, Ruth (Laura Cardoso) para se dar bem, de preferência aplicando o golpe em um homem rico. Envolve-se com Guilherme Amarante Paes, pai de criação de Eugênio e marido de Bárbara, incentivada pela mãe e a tia, que frequentam a mansão da família Amarante Paes, onde Gilda, uma estilista de alta costura, presta serviços a Bárbara sempre que há um evento social importante.

Teodora e Eugênio

Adriana e Heitor

Após alguns golpes mal sucedidos e já afastada de Guilherme, Adriana se envolve num tórrido romance com Valentim. Pela primeira vez apaixonada de verdade, ela cogita abandonar a vida fácil e a cumplicidade nas armações do vilão Heitor (Victor Fasano) e sua esposa Lídia (Mônica Torres), e ficar com o homem que ama. Porém, Valentim não consegue esquecer Madalena, que nesse ínterim está com Eugênio. 

Lídia

Antes da chegada da doce e forte Madalena na Travessa do Vintém, onde vivem Anabel com toda sua família e o divertido núcleo suburbano da trama, Valentim mantém um caso com a fogosa Marinelza (Zezé Polessa), esposa adúltera de Bolla, dono do mercadinho do bairro, e mãe da adolescente Kelly Bolla, apaixonada por Antônio e capaz das maiores loucuras para conquistá-lo com a ajuda da tresloucada mãe.

Marinelza

No bairro fictício ainda viviam as divertidas figuras de Neném (Maria Gladys); Lázaro (Luiz Salém); Dayse (Rosi Campos); Dona Eglantine (Jacqueline Laurence); e o casal Socorro (Stella Miranda) e Candinho (Marcos Oliveira). Outras duas personagens que arrancavam gargalhadas eram as empregadas Jacinta (Zezeh Barbosa), que trabalhava na mansão Amarante Paes e agia como se fosse dona da casa, e Sexta-Feira (Mara Manzan), funcionária de Teodora, completamente aparvalhada, que vivia fazendo truques de circo dentro de casa.

Ao fim da trama, Eugênio está saudável, graças ao transplante de medula, doada por Valentim. Depois de Madalena ficar um bom tempo com Eugênio, termina a trama com Valentim, seu verdadeiro amor. Já Eugênio reata com Teodora (Débora Bloch), sua ex-mulher, e assume seus filhos, gêmeos recém-nascidos. Adriana volta a viver de golpes.


As trilhas sonoras de Salsa & Merengue seguiram o rastro dos sucessos radiofônicos da época. Foram lançadas três trilhas que levaram o nome da novela, além das tradicionais nacional e internacional, houve a trilha complementar Bailando Salsa & Merengue, só com ritmos caribenhos.

Trilha nacional: Maria (Ricky Martin), tema de abertura; La Bella Luna (Os Paralamas do Sucesso), tema de Antônio; Louca (Latino), tema de Kelly Bolla; Seo Zé (Carlinhos Brown partic. especial Marisa Monte), tema de Valentim; Sim, Foi Você (Elba Ramalho), tema de Bárbara; Mueve La Cadera (Reel 2 Real), tema de Anabel; Enquanto Durmo (Zélia Duncan), tema de Teodora; Dancin' Days (Lulu Santos), tema de Marinelza; Vida Fácil (Cazuza), tema de Adriana; Quando Te Vi (Simony), tema de Madalena; Brasil é o País do Suingue (Fernanda Abreu), tema de Assunção; Uma Espécie de Irmão (Guilherme Arantes), tema de Caio; Mais Simples (Zizi Possi), tema de Eugênio.



Trilha internacional: Donde Estás Corazón (Shakira); Solo Se Vive Una Vez (Azucar Moreno), tema de Inês; Why (3T duet with Michael Jackson); tema de Eugênio; Da Me (Luis Miguel), tema de Clarisse; Solamente Tu Amor (Chayane), tema de Adriana; Incancelabille (Laura Pausini), tema de Teodora; El Día Que Me Quieras (Julio Iglesias), tema de Anabel e Urbano; Don't Look Back In Anger (Oasis), tema de Kelly Bolla e Antônio; L'Aurora (Eros Ramazzotti); Se Tu No Estás (Rosana), tema de Bárbara; I'll Always Be Right There (Bryan Adams), tema de Madalena; Come To Me (Tita), tema de Marinelza; e outras.



Trilha complementar:



  
Curiosidades:

Miguel Falabella uniu-se à amiga Maria Carmem Barbosa para, juntos, escreverem a primeira novela. A dupla já havia trabalhado anteriormente no seriado Delegacia de Mulheres (1990) e no humorístico Sai de Baixo.

A trama combinou humor tipicamente urbano com um discreto toque policial. Ritmo ágil e situações inesperadas apresentadas de forma inteligente e moderna.

- Um folhetim leve e divertido. Destaque para o núcleo pobre da novela, os moradores da Travessa do Vintém.

- Débora Bloch usou todo seu talento de comediante para fazer de sua Teodora uma personagem inesquecível, a melhor da trama.

- O casal Candinho e Socorro (Marcos Oliveira e Stella Miranda) foram responsáveis por algumas das cenas mais hilárias da novela.

- Participação dos atores portugueses Marcos D’Arede e Paulo Pires.

- A figurinista Marília Carneiro foi encarregada do guarda-roupa do núcleo dos cubanos da novela. A produtora Cristina de Médicis ficou responsável pelas pesquisas relacionadas à cultura cubana, para a caracterização dos personagens e dos ambientes referentes a esse núcleo.

- Salsa e Merengue teve a maior cidade cenográfica da TV Globo até então, onde foram reproduzidas vilas e casas do bairro carioca de Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Miami abrigou a gravação de mais de 40 cenas da novela. O diretor Wolf Maia contou que foi uma grande experiência trabalhar com equipes americanas – dublês, áudio e vídeo – em cenas de ação, como tiroteios, perseguições de carro e lancha pelos canais de Miami.

- Por causa da novela, uma comunidade do Rio de Janeiro que integra o Complexo da Maré (em Bonsucesso, Zona Norte) ganhou o nome de Favela Salsa e Merengue.

A questão da degradação do meio ambiente foi tratada na novela através da preocupação de Madalena (Patrícia França) com a possível contaminação de sua cidade com urânio.

- Através das personagens Dayse (Rosi Campos) e Teresa (Ângela Rebello), a homossexualidade feminina foi inserida na trama, ainda que de forma sutil. Os autores trataram o tema com humor e sem estereótipos.

- Eva Wilma foi o primeiro nome pensado para viver Bárbara, papel que ficou com Rosamaria Murtinho, que seria Gilda, feita por Ariclê Perez. Letícia Sabatella seria Madalena e Giulia Gam viveria Teodora. Débora Bloch, que acabou interpretando Teodora, primeiramente foi cogitada para ser Adriana, que ficou com Cristiana Oliveira. Ainda Pedro Paulo Rangel, Antônio Calloni e Sérgio Mamberti interpretariam Candinho (Marcos Oliveira), Bolla (Oswaldo Loureiro) e Tito (Ricardo Petraglia) respectivamente. Por fim, Falabella queria José Wilker para o grande vilão Heitor, vivido por Victor Fasano, mas o ator entrou quase na reta final da novela para viver Urbano, pai biológico de Eugênio e Valentim.

- Salsa e Merengue foi eleita pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) a melhor novela de 1996. Arlete Salles foi a melhor atriz do ano (empatada com Drica Moraes, por Xica da Silva).
E Débora Bloch foi premiada com o Troféu Imprensa de melhor atriz de 1996.

- Bolívia, Canadá, Portugal e Nicarágua foram alguns dos países em que Salsa e Merengue foi exibida.

- Título provisório: Meu Nome é Ninguém 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23