31 Anos da Estreia de SASSARICANDO #76



Escrita por Sílvio de Abreu, com direção de Cécil Thiré, Lucas Bueno e Miguel Falabella, Sassaricando estreou na faixa das sete da Globo, em 9 de Novembro de 1987. Com 184 capítulos, foi antecedida por Brega e Chique e sucedida por Bebê a Bordo, e hoje, completa 31 anos de estreia.

Teodora (Jandira Martini) assumiu a tecelagem Abdala depois da morte do pai. Ela era a mais responsável das irmãs e nomeou Aparício Varela (Paulo Autran) como presidente da fábrica. Além de Teodora, Lucrécia (Maria Alice Vergueiro) e Fabíola (Ileana Kwasinsky) se tornaram mulheres amargas, esnobes e detestadas pelos maridos. Fabíola ficou viúva e agora tenta controlar a vida do filho, Tavinho (Alexandre Lipiani). No passado, Lucrécia teve um romance secreto com o cunhado, mas se casou com Aprígio (Laerte Morrone), irmão de Aparício, e é mãe de Camila (Maitê Proença).

Aparício e Teodora

Fabíola, Lucrécia e Ariovaldo

Aprígio é funcionário da Tecelagem Abdala e o sonho dele é ocupar o lugar do irmão na fábrica. Finge ser submisso à mulher, frequenta boates e tem uma amante, Brigite (Aldine Muller), secretária da Tecelagem. Para tomar a presidência, contrata o bandido Leonardo Raposo (Diogo Vilela) para conquistar sua sobrinha Fedora (Cristina Pereira). Apesar de Aparício ser contra o relacionamento da filha, ela se casa com Raposo.

Aprígio

Leonardo decide matar o sogro para ficar com a fortuna dos Abdala, mas acaba explodindo, por engano, o avião da sogra. Com a morte de Teodora, Aparício se livra das ordens da mulher e herda a fábrica. Raposo não desiste de seu plano e tenta eliminá-lo de várias formas. O bandido fracassa em todas as tentativas e acaba se apaixonando por Fedora.

Fedora e Leonardo

Viúva e endividada, Rebeca (Tônia Carrero) volta do exterior com a intenção de trabalhar na Tecelagem Abdala. No dia da entrevista de emprego, vê Aparício Varela, o Cicinho, vestido de faxineiro e acredita que ele não conseguiu ficar rico. O presidente da fábrica, que havia sujado o terno, não desmente a ex-namorada, que segue para um spa. Lá, Rebeca conhece Penélope (Eva Wilma) e Leonora (Irene Ravache).

Rebeca, Penélope e Leonora

Recém-separada, Penélope é mãe do publicitário Beto (Marcos Frota), e não quer voltar para Belo Horizonte, onde vivia com o ex-marido Marcus (Rogério Fróes). Leonora é uma atriz fracassada que sonha com o estrelato. No spa, as três se tornam amigas e fazem um pacto: uma delas deve se casar com um milionário. Juntas, elas moram em uma cobertura reformada, onde também vive a empregada Dinalda (Stela Freitas), que espera receber os salários atrasados das patroas.

Na busca de um marido endinheirado, as três se envolvem com Aparício, mas também tem outros romances. Rebeca mantém um relacionamento com o amigo dele, Ricardo (Carlos Zara), que finge ser o presidente da tecelagem. Penélope se apaixona por Tadeu, melhor amigo de seu filho. E Leonora tem um caso com Apolo (Alexandre Frota) e, em seguida se apaixona por Jorge Miguel, o Guel (Edson Celulari).

Ao saber das intenções de Rebeca, Aparício mantém o disfarce de faxineiro. Ele quer que ela o aceite sem saber de sua fortuna, já que ainda tem ressentimentos por ele tê-la deixado para casar com uma jovem rica. O presidente ainda se disfarça de lorde inglês para conquistar Leonora. Para Penélope, Aparício não muda de identidade. Nenhuma das amigas sabem que estão envolvidas pelo mesmo homem.

A vida de "sassaricos" do viúvo é atrapalhada por Teodora Abdala que "volta" para atrapalhar os planos do ex-marido. Teodora é mandada de "volta" para o além após uma sessão espiritual. Outra pessoa que deseja confundir a vida de Aparício é Achid Calux (Lourival Pariz), o milionário árabe escondido sob a falsa identidade de Boris Zaidan. No passado, a família de Teodora não aprovou a relação dos dois. Ela teve que deixá-lo para se casar com Aparício. Achid nunca desistiu de pôr as mãos na fortuna da ex e usava a identidade secreta de "Ela", sigla de "El Achid". Apesar de tentar prejudicar o rival, o criminoso não consegue e é morto por Leonardo, genro de Aparício.

A tresloucada família de Aparício o persegue e inferniza sua vida. Fedora, a Fefê, filha do viúvo, vive entre tapas e beijos com seu marido, Leonardo Raposo, o Leozinho. Lucrécia e Fabíola, cunhadas de Aparício, estão de olho na fortuna deixada pela irmã, Teodora, e também atormentam o sessentão. A própria Teodora Abdala surge do "além" para atazanar o viúvo.

Em contrapartida a toda a loucura da família Abdala está Camila (Maitê Proença), uma bem-sucedida fotógrafa, sobrinha de Aparício, que se envolve com Guel, filho de Aldonza (Lolita Rodrigues). Juntos, Camila e Guel tentam desvendar o segredo da família Abdala e outros mistérios. Mas para ajudar Guel, Camila se envolve com Ricardo de Pádua, pai de seu namorado. Guel, por sua vez, acaba se apaixonando por Leonora. No fim da trama, ele e Camila se tornam amigos e a fotógrafa vai estudar no exterior para se tornar agente da Interpol.

Camila e Guel

Aldonza é uma feirante espanhola de personalidade forte, que fica arrasada com o sumiço do marido Ricardo. Ela acredita que Aparício, amigo de Ricardo, é o responsável pelo desaparecimento do companheiro. Sozinha, a feirante cria os filhos Jorge Miguel, Constância (Cláudia Raia), a Tancinha, Isabel (Angelina Muniz) e Juana (Denise Milfont).

Aldonza e as filhas Juana, Tancinha e Isabel

A vida da espanhola não é mole. Ela mora em um cortiço de São Paulo e trabalha com as três herdeiras na feira. Além disso, paga a suposta faculdade de medicina de Guel. O que a mãe não sabe é que o filho frequenta uma boate ao invés de estudar à noite. Além disso, o rapaz é agente da Interpol e conta com a ajuda de Aparício para seguir a profissão.

Aldonza também não sabe que o marido fugiu para o exterior. Ricardo não suportava a vida de casado e resolveu morar fora do Brasil, sem, com isso, deixar a família desassistida com sua atitude. De outro país, ele mandava dinheiro pelo dono da Tecelagem Abdala para que o amigo repassasse os valores para a ex-mulher e os filhos. Aparício não gostava da ideia e sempre aconselhava o amigo a voltar para a casa. Atendendo aos pedidos do velho parceiro, Ricardo retorna ao Brasil e é descoberto pela família. No fim da trama, ele se reconcilia com Aldonza e os filhos.

Ricardo

Filha mais velha de Aldonza, Tancinha trabalha na feira ao lado da mãe e faz sucesso com suas roupas justas e curtas. A moça é semi-analfabeta, tem sotaque meio italiano, fala errado e namora o vizinho Apolo.

A vida de Tancinha muda quando ela conhece Beto (Marcos Frota). Em busca de novas ideias, o publicitário vai até a feira e se apaixona por ela à primeira vista. O rapaz faz de tudo para conquistá-la, mas Tancinha se sente dividida entre Apolo e Beto, e sofre com as armações da própria irmã, Isabel. Apaixonada por Beto, ela tenta separá-lo de Tancinha. A vilã não consegue e é internada no hospício. No fim da trama, o publicitário se muda pro cortiço e fica com a amada.

Tancinha, Beto e Apolo



Quanto a Aparício, após sofrer muitas armações e quase perder a fábrica, ele resolve pedir ajuda a São Sinfrônio (Cécil Thiré), seu santo de devoção, para encontrar o ouro escondido por seu sogro. São Sinfrônio aparece e diz onde a fortuna está. Ele recupera a Tecelagem Abdala, nomeia Ricardo, presidente e Tavinho, o vice . Fedora decide deixar o pai em paz e viaja pelo mundo com o marido, Leozinho.



Aparício deixa a vida de "sassaricos" e reata o namoro com Rebeca. Para celebrar a nova fase da vida, ele faz um cruzeiro com a estilista e também leva as amigas Leonora e Penélope. A s duas são surpreendidas pelos amados Guel e Tadeu, que chegam ao navio, respectivamente, de lancha e paraquedas.

Aparício e Rebeca

Na trilha sonora nacional de Sassaricando: Ouro (Guilherme Arantes), tema de Camila; Seu Corpo (Simone), tema de Penélope e Tadeu; Nem Tanto Tempo Assim (Eduardo Dusseck), tema de Rebeca; Estranha Loucura (Alcione), tema de Aldonza; Você Perde (Kiko Zambianchi), tema de Leonardo Raposo; Trauma (Clínica), tema de Beto; Sassaricando (Rita Lee), tema de abertura; Lambadas III (Negue / Ti Ti Ti / Só Vai Dar Você / Cheiro no Cangote / Forró Gostoso)  (Fafá de Belém), tema de Tancinha; Lua de Mel (Lulu Santos), tema de Fedora e Leonardo; Vem Me Perdoar (Moraes Moreira), tema de Tavinho e Diana; Cantando no Toró (Chico Buarque), tema de Guel; Tiro ao Álvaro (Adoniran Barbosa Part. Espec. Elis Regina), tema de Juana e Adonis; Solamente Una Vez (Eduardo Souto Neto), tema de Aparício; As Roupas e o Mundo no Chão (Evandro Mesquita), tema de Leonora; Cheiro de Amor (Luiz Camilo), tema de Isabel.



Em Sassaricando internacional: Paradise Is Here (Tina Turner), tema de Tancinha; Just To See Her (Smokey Robinson), tema de Tavinho e Diana; Loving You Again (Chris Rea), tema de Aprígio; Give Me All Night (Carly Simon), tema de Leonora; Milk Way (Peter Dominic), tema de Dinalda e Ariovaldo; Fatamorgana (Dissidenten), tema de Fedora; We'll Be Together (Sting), tema de Guel; (I've Had) The Time Of My Life (Bill Medley e Jennifer Warnes), tema de locação boate de Ela; Unchain My Heart (Joe Cocker), tema de Camila; Finito (Rita Pavone), tema de Aldonza; One More Night (Ana Rodriguez), tema de Penélope e Tadeu; e outros.



Curiosidades:

Segundo Sílvio de Abreu, o nome da novela, Sassaricando, surgiu antes da sinopse, em uma conversa informal com Daniel Filho, que considerava o título excelente para uma novela. Sílvio de Abreu se inspirou no drama de uma amiga para escrever a história: era uma mulher, de meia-idade, recém-divorciada e que não sabia como seguir com sua vida após a separação. Paulo Autran e Tônia Carreiro foram escolhidos para o elenco devido à afinidade que tinham quando contracenavam.

- Divertida novela com poucos tropeços. O mais acentuado é o fato de o início da história pouco ter a ver com sua continuação. O fio condutor, o “saçarico” de Aparício (Paulo Autran), deixou de centralizar a ação dando espaço para as loucuras de Fefê e Leozinho (Cristina Pereira e Diogo Vilela), o namoro de Camila e Guel (Maitê Proença e Edson Celulari), e Tancinha (Cláudia Raia), dividida entre Beto e Apolo (Marcos Frota e Alexandre Frota). Ismael Fernandes em “Memória da Telenovela Brasileira”.

- Um dos pontos de partida da trama são as três amigas – Rebeca (Tônia Carrero), Penélope (Eva Wilma) e Leonora (Irene Ravache) – que resolvem sair do sufoco “caçando” um marido rico. Clara inspiração de Silvio de Abreu no filme Como Agarrar um Milionário (1953) com Lauren Bacall, Marylin Monroe e Betty Grable.

- Entre os destaques de Sassaricando, Cristina Pereira e Diogo Vilela como o inesquecível casal Fefê e Leozinho. Fedora passou a novela inteira citando um casal amigo, Aníbal e Marineida, que nunca apareceu. Com o casal, ganhou destaque sua música-tema, Fatamorgana (cantada em árabe pela banda alemã Dissidenten) que embalava os delírios de Fefê, em meio a tâmaras, banhos de leite de cabra e outras fantasias eróticas.

-Mesmo com alguns exageros, Cláudia Raia, com sua exuberante Tancinha, foi a marca registrada da novela. O linguajar e sotaque paulistano italianado da personagem fez o maior sucesso. Indecisa sobre qual de seus pretendentes escolher, o publicitário Beto ou o musculoso Apolo, Tancinha falava: “me tô divididinha!”.

- Para interpretar Tancinha e adotar um sotaque italianado, Claudia Raia fez aula de prosódia. A própria atriz inventava palavras para a personagem, que vivia falando errado. E uma vez pronunciada a palavra, como “parteleira” em vez de prateleira, ela precisava mantê-la. Não podia mais falar do jeito certo (Site Memória Globo).

- No primeiro capítulo, uma das irmãs de Tancinha disse-lhe que ela falava ainda pior que “aquele rapaz da novela que terminou no sábado” – referência a Bruno, personagem de Cássio Gabus Mendes em Brega e Chique, a novela antecessora a Sassaricando.

- Outra trama mencionada na novela foi Vale Tudo: na época de sua estreia, Lucrécia (Maria Alice Vergueiro) disse que não queria perder “o primeiro capítulo da nova novela de Gilberto Braga” – uma pequena homenagem de Silvio ao amigo.

- Também uma referência a Cambalacho (1986, do próprio Silvio de Abreu), quando Tancinha foi apresentada a Marco Aurélio (figurinista da Globo) e pediu-lhe que fizesse um vestido de casamento igual ao de Natália do Valle no primeiro capítulo daquela novela.

- O detetive que Fabíola (Ileana Kwasinsky) contratou para procurar Tavinho (Alexandre Lipiani), seu filho que estava desaparecido, foi Mário Cury, indicado pelo “Cassiano” – alusão ao atrapalhado detetive Mário Fofoca, personagem de Luiz Gustavo em Elas por Elas (1982), novela de Cassiano Gabus Mendes. Em uma cena, Aprígio (Laerte Morrone) – de má vontade e fazendo pouco caso – falou que Mário não acharia Tavinho mesmo que ele estivesse no jardim da mansão – o próprio Laerte Morrone interpretou em Elas por Elas um advogado que atrapalhava as investigações de Mário Fofoca.

- Fernanda Montenegro participou em um capítulo como ela mesma, nos bastidores da peça Dona Doida, na qual atuava. E Tony Ramos e Jorge Fernando eram o ator e o diretor na novela da Globo para a qual Leonora Lammar (Irene Ravache) foi chamada e na qual não ficou nem um dia, pois não conseguia decorar o texto. Nos últimos capítulos, houve também a participação de Leilah Assumpção, que convidou Leonora a realizar o sonho de voltar aos palcos.

- O sobrenome de Leonora é uma referência à vedete de Hollywood Heddy Lammar. Já a inspiração para a megera Lucrécia (Maria Alice Vergueiro) é Lucrécia Bórgia.

- A então modelo Silvia Pfeifer (antes de estrear como atriz) apareceu desfilando na novela, para a Tecelagem Abdalla.

- Sempre que se via em apuros, Aparício apelava para a imagem de São Sinfrônio, seu santo de devoção. O santo apareceu, humanizado, no último capítulo, na pele do diretor da novela, Cécil Thiré.

- O logotipo apresenta uma liberdade criativa, já que a grafia correta da palavra “saçaricando” é com “ç”, e não com “ss”. Também a separação por sílabas no logo – “sa-ssa-ri-can-do” – está errada, ja que o correto é “sas-sa-ri-can-do”.

- Por sua atuação na novela, Paulo Autran foi premiado com o Troféu Imprensa de melhor ator de 1987.

- Foi a primeira experiência de Miguel Falabella como diretor de novela.

- Em janeiro de 1990, a Globo anunciou em sua programação a reprise de Sassaricando no Vale a Pena Ver de Novo. Porém, antes da data prevista para a estreia da reapresentação (22/01), novas chamadas substituíram a novela por outra, Pão-Pão Beijo-Beijo. O repeteco de Sassaricando aconteceu na sequência: a novela estreou no Vale a Pena Ver de Novo em 09/07/1990 e e ficou no ar até 11/01/1991.

- A novela foi exibida em Portugal, em 1989.

- Em 2016, o novelista Daniel Ortiz inspirou-se em tramas e personagens de Sassaricando para escrever Haja Coração, com Mariana Ximenes (Tancinha), Malvino Salvador (Apolo), João Baldasserini (Beto), Tatá Werneck (Fedora), Gabriel Godoy (Leonardo), Alexandre Borges (Aparício), Malu Mader (Rebeca), Carolina Ferraz (Rebeca), Ellen Roche (Leonora) e outros.



Fontes: Sites Memória Globo e Teledramaturgia



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23