Há 11 Anos Estreava DESEJO PROIBIDO #75



Escrita por Walther Negrão, Jackie Velego e Renato Modesto, com colaboração de Alessandro Marson e Júlio Fischer, e direção de Marcos Paulo, Maria de Médicis, Luiz Henrique Rios, Luis Pilar e Tande Bressani, Desejo Proibido foi uma novela exibida às 18 horas pela Rede Globo, com total de 154 capítulos, de 5 de novembro de 2007 a 3 de maio de 2008. Antecedida por Eterna Magia e sucedida por Ciranda de Pedra, hoje, a trama completa 11 anos de sua estreia.



Em clima de devoção e romance, a novela apresentava um casal que vive um amor intenso, mas proibido devido à vocação religiosa do rapaz. Ambientada nos anos 1930, na fictícia cidade de Passaperto, em Minas Gerais, Desejo Proibido apresenta personagens vivendo o seguinte dilema: por que escolher sempre entre dois caminhos?

Miguel, Laura e Henrique

Uma das principais famílias de Passaperto é a de Cândida (Eva Wilma), a maior proprietária de terras cafeeiras da região, e casada com um fazendeiro importante, dono de plantações de café no Triângulo Mineiro.

No período de declínio histórico do ciclo da cafeicultura, a família de Cândida se viu obrigada a vender parte de suas terras para o coronel Chico Fernandes (José de Abreu), que decidiu trocar o café pelo gado. Disposta a recuperar os bens de sua família, Cândida deu a mão de sua única filha em casamento para o coronel Chico. Os dois se casaram e tiveram Henrique (Gabriel Kaufmann/ Daniel de Oliveira). O menino não conviveu com a mãe, que faleceu alguns meses após o parto, vítima de uma febre devastadora. Pouco tempo depois da morte da esposa, Chico se casou com Ana (Letícia Sabatella), filha da índia Iraci (Thais Garayp), uma mulher linda e doce, que trabalhava como empregada da casa do casal. Cândida condenou a atitude do genro e exigiu que ele escolhesse entre Ana ou Henrique. O fazendeiro optou por Ana, e Henrique cresceu tendo como única referência a avó, uma mulher amarga e ambiciosa. O menino acaba se tornando um homem frio, calculista e extremamente ganancioso. Seu maior objetivo no início da trama é conquistar Ana, a esposa de seu pai.

Magnólia, Viriato e Cândida

Chico Fernandes e Cândida

Ana, enquanto isso, sofre nas mãos de Chico, que se revela um homem ciumento, proibindo a mulher de ter qualquer contato com estranhos. Ana sente-se culpada por ter afastado Chico de Henrique e sofre por não conseguir ter filhos. Tudo isso faz dela uma mulher solitária e deprimida. Um dia, ela encontra um cesto nas margens de um rio próximo à gruta da Virgem de Pedra. Para sua alegria, é uma menina recém-nascida, a quem dá o nome de Laura (Fernanda Vasconcellos).

Para ver o patrimônio de sua família de volta, Cândida decide armar o casamento de Laura com Henrique e convence Chico Fernandes a auxiliá-la em seu plano. Ana, por sua vez, nunca concordou com a união e decidiu mandar a filha estudar em um internato de freiras, em São Paulo. Cândida e Chico combinaram, no entanto, que os dois jovens se casariam assim que Laura acabasse os estudos e retornasse a Passaperto. Ao longo do tempo que Laura permanece no internato, Henrique lhe escreve inúmeras cartas apaixonadas, deixando-a cada vez mais encantada.

Henrique e Laura

No entanto, ao conhecer Miguel (Murilo Rosa), o coração de Laura a surpreende. Ela se apaixona à primeira vista por aquele homem sem saber quem ele é. Miguel, por sua vez, também fica envolvido por aquela linda jovem. Mas ele é um jovem padre, que chega a Passaperto para ajudar a paróquia de seu tio, o padre Inácio (Marcos Caruso). Por seu conhecimento científico e espírito inquieto, Miguel fora designado pela igreja para estudar a autenticidade dos milagres atribuídos à Virgem de Pedra, cultuada na pequena cidade. Quem o designou para a missão foi Frei Domingos (Sérgio Mamberti). O frei acha que Miguel anda questionando sua vocação e acredita que essa viagem o ajudará a decidir sobre o melhor caminho a seguir. Quem também se interessa pelo jovem padre é Florinda (Grazi Massafera), a filha do prefeito Viriato (Lima Duarte), sempre em busca de um “bom partido”.

Ciro e Florinda

Padre Inácio diz a Miguel que Laura é a moça do milagre, a criança que, segundo dizem, foi salva da morte por intervenção da Virgem de Pedra. Por conta disso, Miguel terá de se aproximar da jovem para cumprir sua missão. Ao longo da trama, os dois se sentem muito atraídos um pelo outro, mas não podem viver esse romance. Ela por conta de seu noivado com Henrique, e ele por sua vocação religiosa.

Miguel e Laura

Outro romance proibido da história é o de Ana e seu médico, Escobar (Alexandre Borges). Escobar foi contratado pelo coronel Chico para ajudar sua esposa a se tratar da depressão. O tratamento trouxe conforto para os problemas psicológicos de Ana, mas, aos poucos, os dois não conseguem evitar o envolvimento amoroso. Ana ainda sofre com as investidas de Henrique, filho de seu marido.

Ana e Escobar

Enquanto isso, Cândida articula a construção da extensão da estrada de ferro de Goiás, que, passando por Passaperto, beneficiaria diretamente o escoamento da produção de suas fazendas. Para acompanhar as negociações da obra, chegam a Passaperto o engenheiro Gaspar (Caio Junqueira) e o advogado Noronha (Guilherme Hernandez), da companhia ferroviária. De acordo com os estudos realizados, o traçado ideal para a ferrovia corta as terras de Chico Fernandes, mais precisamente o local onde se situa a gruta da Virgem de Pedra. Chico fica diante de um grande dilema que, mais uma vez, coloca Henrique e Ana em posições antagônicas. Aprovar o projeto pode ajudar a impulsionar a carreira política de Henrique, que deseja se eleger prefeito, e aumentar os lucros das fazendas. Ana, no entanto, é inteiramente contra a demolição da gruta que abriga a santa de sua devoção e ameaça ir embora para sempre, caso isso de fato aconteça.

O assunto toma conta da cidade toda. Alguns defendem que o projeto da construção da ferrovia deve prevalecer. Outros, como Argemiro (Emílio Orciollo Neto), dono da venda da cidade, acham que o santuário deve ser preservado, pois é a principal atração turística de Passaperto. Há ainda os que preferem não tomar partido abertamente, como o prefeito Viriato, que não quer entrar em conflito com nenhuma das duas facções para não perder votos.

A notícia da polêmica em torno da construção da ferrovia cai nas mãos do jornalista Ciro Feijó (Rodrigo Lombardi). De olho no sensacionalismo que o fato pode render, Ciro parte para Passaperto. O jornalista se une a Malaquias (Paulo César Rezende), um vigarista que se passa por cego para pedir dinheiro nas ruas de Belo Horizonte, e vai para a cidade central da história disposto a forjar um milagre da Virgem de Pedra. Ciro Feijó registra o fato, conquistando respeito não só entre os jornalistas da capital como na pequena Passaperto. Ele se envolve com a bela Florinda, apresentando-se como correspondente de um dos maiores jornais do Brasil, deixando a jovem deslumbrada.

A trama tem uma reviravolta nos capítulos finais com o assassinato de Henrique. A partir de então, todos os personagens tentam descobrir a identidade do assassino. No último capítulo, a identidade do criminoso é revelada: o mau-caráter Diogo (Pedro Neschling) é desmascarado. Ele tinha a ambição de assumir a prefeitura e, para isso, precisava tirar Henrique de seu caminho.

Ana e Escobar terminam a história juntos e felizes com a gravidez dela. Graças à força da Virgem de Pedra, Laura consegue salvar Miguel, depois de seu grande amor ser atingido por um desabamento na gruta. Cândida, responsável pela tragédia, acaba morrendo no local. Laura e Miguel finalmente conseguem ser felizes juntos e decidem se casar na gruta abençoada.

Nos núcleos paralelos destacaram-se as tramas do delegado Trajano (Cássio Gabus Mendes), que é viúvo a mais de dez anos e conta com a ajuda de seu braço-direito, o soldado Brasil (Nando Cunha), para zelar pela integridade de suas três belas filhas: Guilhermina (Camila Rodrigues), Teresa (Fernanda Paes Leme) e Maria Augusta (Bruna Marquezine). Ele nem desconfia, no entanto, que as meninas driblam suas ordens com a maior facilidade. Para ajudá-lo na tarefa de cuidar das meninas, ele contrata como governanta, Madalena (Débora Evelyn), por quem acaba se apaixonando.

Maria Augusta, Teresa e Guilhermina

Delegado Trajano e Madalena

Também em Passaperto, vive o prefeito Viriato, as voltas com os problemas da prefeitura e o desejo de sua bela filha caçula, Florinda, de encontrar um bom partido. Viriato e a esposa Magnólia (Nívea Maria) não sabem o que fazer para conter a obsessão da filha por um marido, já que ela enlouquece quando o pai estipula que só poderá se casar quando Eulália (Aninha Lima), a primogênita já estiver casada. O problema é que Eulália não está muito preocupada com sua vida amorosa. 

Argemiro e Eulália

A trilha sonora de Desejo Proibido foi composta de apenas um álbum: Aqui (Ana Carolina), tema de Laura e Miguel; Trem das Cores (Caetano Veloso), tema de locação de Passaperto; Rosa (Marisa Monte), tema de Viriato e Cândida; Desenredo (Boca Livre e Roberta Sá), tema de Ana e Escobar; Sonho Lindo (Tânia Mara), tema de abertura; Amor de Índio (Roupa Nova), tema de Laura; Todo Azul do Mar (14 Bis), tema de Miguel; Deusa da Minha Rua (Ivo Pessoa), tema de Argemiro; Céu Cor-de-Rosa (Indian Summer) (Sidney Magal), tema de Florinda; Danada da Preguiça (Luk Brown), tema de Alcebíades; Tipo Zero (Edson Cordeiro), tema de Ciro Feijó; Ave-Maria (Selma Reis), tema da Virgem de Pedra; Hino Sertanejo (Tonico e Tinoco), tema de Soldado Brasil; e outros.






Curiosidades:

- Desejo Proibido foi a quinta novela de época das 18h de uma sequência de seis tramas não contemporâneas. Suas antecessoras foram: Alma Gêmea (2005/06), Sinhá Moça (2006), O Profeta (2006/07), Eterna Magia (2007) e a sucessora Ciranda de Pedra (2008).

- A trama de Walther Negrão estreou com a difícil missão de alavancar a audiência do horário das seis, comprometida com a atuação da trama anterior, Eterna Magia.

- Apesar do elenco afiado, do capricho da produção, da direção segura, e dos elogios da crítica especializada, a novela vinha registrando audiência ainda inferior à trama antecessora. Um dos motivos apontados foi o período do horário de verão, em que a novela estreou e exibiu a maioria de seus capítulos.

Por causa de seu desempenho no Ibope, a Globo decidiu encurtar Desejo Proibido em 30 capítulos, mais de um mês antes do previsto. Assim, a novela teve seu fim antecipado para que Ciranda de Pedra, sua sucessora, terminasse até outubro, a tempo de a substituta desta estrear antes ou no começo do próximo horário de verão.

- A história interiorana, brejeira, e o sotaque mineiro dos personagens foram alguns dos pontos altos de Desejo Proibido, que contou com o carisma do elenco bem escalado.

Letícia Sabatella repetiu o par romântico com Alexandre Borges, numa história de amor impossível e com personagem de nome Ana, como ocorrera na minissérie A Muralha, em 2000.

- O elenco se reuniu em workshops para conhecer a história e os costumes do povo interiorano mineiro da década de 1930. O “jeitinho” mineiro foi um dos temas abordados. Os atores também tiveram aulas de prosódia para falar com sotaque.

O título provisório, Milagre de Amor, foi trocado em cima da hora para Desejo Proibido. A Globo já havia até lançado um pré-site da novela na Internet com o título Milagre de Amor.

- O tema de abertura, Sonho Lindo – música de Roberto Carlos interpretada por Tânia Mara -, também foi o tema de abertura de outra novela que era reprisada na época quase no mesmo horário, em outro canal: A Usurpadora, novela mexicana exibida pelo SBT, em que essa música era cantada por Paulo Ricardo.

- Uma nota triste: o falecimento, durante gravações da novela, do ator Luiz Carlos Tourinho, que interpretava o personagem Nezinho. Ele faleceu no dia 21/01/2008, aos 43 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória provocada por um aneurisma cerebral. O autor Walther Negrão fez Nezinho ir embora da cidade, através de cenas de arquivo e algumas gravadas por um dublê, após deixar um colchão cheio de dinheiro em doação à paróquia do Padre Inácio (Marcos Caruso) e partir para reencontrar a mãe, de quem ficou com saudade. Fábio Costa em “Novela, a Obra Aberta e Seus Problemas”.

Fonte de pesquisa: Sites Memória Globo e Teledramaturgia







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há 36 Anos Estreava ELAS POR ELAS #53

Especial: O SEXO DOS ANJOS Terminava há 28 Anos #43

Há 12 Anos Terminava a Novela AMÉRICA #23